segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Porto vs Nacional da Madeira

Foi uma vitória justa mas que deu trabalho. Jogo inteligente da nossa parte com Quaresma, Óliver e Maicon de regresso ao 11. Jogo tipico de equipas de Manuel Machado com 11 jogadores atrás da bola (mais houvesse...) e aposta no contra-ataque. Danilo num lance de insistência fez o 1-0 aos 9 minutos e o jogo foi mais fácil a partir daí. Falou-se muito que o Porto facilitou e/ou quebrou de rendimento depois do golo mas é fácil perceber a razão; Quintero, Óliver, Brahimi e Quaresma estiveram em campo ao mesmo tempo e são jogadores que não garantem qualidade na pressão e no jogo sem bola. Se o pequenino Óliver ainda vai às divididas e sai a pressionar, não tem o pulmão de Herrera para ser box-to-box e vir atrás defender e transportar a bola para o ataque depois. Aliás neste jogo percebeu-se que Herrera é absolutamente fundamental no modelo de Lopetegui. O Porto foi controlando o jogo, passando alguns calafrios (aquela linha defensiva/controlo da profundidade ai, ai...) que assustaram mas não meteram medo. Alguns golos falhados, e algum nervosismo no meio-campo que Lopetegui logo corrigiu e mais um GRANDA GOLO do Brahimi! 2-0, segundo lugar na perseguição ao 1º lugar.   


(+) Positivo 

A melhoria da circulação de bola - Em velocidade e em qualidade. Houve momentos em que deu para ver trabalho nas movimentações sem bola, quando o portador da bola tencionava efectuar um passe, essa zona era "aberta" por nós através de movimentos sem bola. Mas claro foi tudo nos corredores laterais...

A obstipação do assobio - A distribuição de Imodium em formato de comunicação deu resultado. Gostei, mas claro. Ainda se ouviram uns quantos. 

Danilo - Mais um jogaço do brasileiro. Que intensidade brutal têm tido as suas exibições naquele corredor direito. E é fácil perceber que é imprescindível para Lopetegui. Mereceu o golo. Será o nº2 o jogador com mais espirito à Porto no plantel?

Brahimi - Citando o Freitas Lobo: CAGRANDAGOLO! GRANDE GOLO DO BRAHIMI! Fez-me lembrar um golo do Deco ao Maritimo há muitos anos. Vê se páras com isso Yacine! Assim só ficas cá um ano e nós nem tempo temos para te apreciar, rapaz! Vê o que os nosso adeptos têm que fazer  pela Internet fora para manter os adeptos/olheiros dos outros clubes longe daqui! (a sério, cliquem aqui porque vale mesmo a pena.)


(-) Negativo 

A transição defensiva - Irei abordar esta questão num post a sair em breve mas o posicionamento da nossa linha defensiva, ou melhor "linha defensiva" é bastante fraco. A (má) pressão feita a meio-campo pode ser compensada por uma linha defensiva bem posicionada e mais próxima do sector intermediário. Se melhorarmos esta questão estaremos muito perto da perfeição. 

As doacções de Posse ao adversário - Estamos nós instaladinhos no meio-campo adversário a fazer troca de bola boa, a gerir, a adormecer o adversário e PUUUUUM... passe previsível de 40 metros no corredor contrário (e mais exposto) e posse de bola para o adversário. Até quando?

A marcação de Maicon - Se isto fosse Football Manager não lhe dava mais de 11. Já no jogo com o Bilbao no golo sofrido me deu comichão, mas como a principal asneira tinha sido dividida entre o Herrera e o Casemiro, calei-me... Meu caro, caparro não é tudo. Quando o adversário vai para cima de ti e estás ao pele dele, aperta-os até o cérebro deles fizer blue screen. Parecer querer marcar com os olhos nos 1x1. Vamos lá ver isso chavalo! 

7 comentários:

  1. Meu caro v.a.s.c.o.,

    Cuidado pá, tu não digas bem do Herrera, que ainda te cai metade da bluegosfera em cima pá! Tão, tão injusto o que se diz do homem! Entrou, solidificou tudo, parecia super cola 3.

    Subscrevendo todo o teu artigo, tenho ideia que a transição defensiva já funcionou, no começo do campeonato, não foi? Epá, isto é uma questão de tempo e do Maicon sair do freeze cerebral que parece ter.

    Um abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, um elogio do v.a.s.c.o. ao Herrera é porque o gajo realmente está a melhorar ! A minha caixa de SMS não me deixa mentir! Não imaginas o que eu já o aturei (na grande maioria das vezes, com toda a razão) ;)

      Abraço!!

      Eliminar
    2. Anda por aí este video a "gozar" com o Herrera. O que é verdade é que o facto da bola ser redonda ainda o atrapalha muito nesta coisa de ser profissional de futebol, mas como o mexicano faz maratonas para trás e para a frente... Vai tapando buracos.

      Aqui fica o link - http://videos.sapo.pt/UBhoG7vi8ZTnkS02CwCC

      Eliminar
  2. Digníssimo e Ilustríssimo v.a.s.c.o.

    Apenas dois apontamentos:
    - onde está o + para o "mister"? Não me lembro de gajo com tanta capacidade de ler o jogo e fazer bem 99% das alterações. Impressionante!
    - "Caparro"??? Da próxima vez que cá vieres vais levar tanto gozo :) tas feito ao bife meu amigo!!

    ResponderEliminar
  3. Vasco. Tens todo o meu apoio na questão do caparro.
    :-) e no apoio ao Herrera . Abr@ço forte a ambos os. três. :-)
    Miguel Lima. | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que eu não morro de amores pelo rapaz. Como escrevi em resposta ao Jorge Vassalo, ele ainda está a descobrir esta coisa da bola ser redonda. MAS... neste momento é o "carregador de piano" para Quinteros, Brahimis e Ólivers. Tem de jogar.

      Abraço

      Eliminar
    2. Não compreendo a questão do Herrera, sinceramente. Acho que ele não é um mago de bola, mas é um jogador solidário, forte e com boa recuperação de bola, aquilo que as pessoas gozam da bola ser quadrada não é mais do que ele a passar por cima de 5 e seis. Perde no último passe? Sim. Mas chega ao OUTRO lado. E isso é importante.

      Eliminar