terça-feira, 4 de novembro de 2014

Antevisão - Athletic vs Porto - Champions

Amanhã, em Bilbao, espera-nos um sempre infernal ambiente, que ajuda a "empurrar" qualquer equipa, independentemente de passar uma fase menos boa. Nestas alturas, e no contexto da Champions ou Taça UEFA, recordo alguns jogos em locais semelhantes (Istambul, Atenas, Marselha, Milão, Manchester) e o coração enche-se de esperança. Aquele recital de Quaresma e Hulk contra o Besiktas, ou o sangue frio e espírito de combate da equipa de 02/03 em pleno Apostolos Nikolaidis invadem-me o espírito e inebriam-me os sentidos. Acredito sempre nos meus (nossos) rapazes e acredito sempre (mesmo que estejam a perder por 5-0 em Londres frente ao Arsenal) que vão conseguir ter a agressividade e resistência dum comando, a destreza e criatividade dos magos, a força mental dum samurai. Que vão conseguir transformar um 3-0 num 4-3, com apenas 20 minutos para jogar. Que vão conseguir virar um jogo do avesso mesmo a jogar com juniores. Que vão conseguir transformar água em vinho (ou vice-versa).

Não se trata dum jogo decisivo porque, felizmente, temos feito um excelente trabalho nesta edição da Champions, mas é uma óptima oportunidade para, de uma vez por todas, esta equipa conseguir afastar algumas das críticas que um sem número de abutres (internos e externos) teima em apontar-lhe. 

Para que finalmente seja reconhecida alguma qualidade e mérito a uma equipa que tanto tem lutado e feito por merecer. 

Para arrumar duma vez por todas, e inapelavelmente, com o apuramento (mais um, mais um...) para a próxima fase da competição. 

E para que vá conseguindo evoluir, como até agora tem feito, numa base de vitórias. 

Porque se até agora tanto se tem dito, escrito, redito e reescrito (polidito e poliescrito) sobre uma equipa que vai em 2º do campeonato (com os "factores estranhos" que temos visto repetir-se ao longo das jornadas, quer por aqui, quer por outras bandas) e em 1º da Champions (num grupo fraquito, claro está!), somando um total de ZERO derrotas nas duas competições, imaginem se tivéssemos feito uma "magnífica" exibição seguida de "justíssima" vitória como a dos nossos compatriotas que hoje se exibiram frente ao poderoso Mónaco! Imaginem só o que não se "cascaria" por esse Portugal fora nas opções do treinador, na qualidade da exibição ou naquele inenarrável (absolutamente inenarrável) penalty que 3 árbitros - inebriados do espírito conspirativo anti-tuga - não conseguiram vislumbrar.

Por isso, daqui do recentemente aberto café que fica por baixo da minha casa (onde já todos se encolhem quando me vêm entrar, para ocupar a primeira mesa logo em frente à TV), lá estarei, de punho cerrado e coração descompassado, a vibrar apaixonadamente e de forma (dizem) doentia, pelo MEU (NOSSO, CARAGO!) PORTO! 

P.S.: Jardel, voluntarioso como sempre, adivinhando que ia ser canto, tentou agarrar logo na bola para que o jogador monegasco o marcasse com a máxima brevidade! Não há caso pá!

Imagem "fanada" indecentemente do facebook do Lá Em Casa Mando Eu.

P.S.2: Já o tinha manifestado antes, no magnífico e novíssimo Porto Universal, do nosso amigo Jorge Vassalo: fiquei doente (muito doente, por sinal) por não poder comparecer no convívio de malta portista, e igualmente blogger ou seguidora de blogs também portistas, promovida pelo "Monstro" desta Bluegosfera, Dragão Vila Pouca. Lanço aqui um desafio, aos nossos habituais leitores, para que um destes dias se acompanhe num qualquer lado, antes, durante ou após uma bela refeição, um jogo do nosso F.C.Porto que nos seja difícil de acompanhar ao vivo. E caro v.a.s.c.o., o Alfa ou o Intercidades são veículos perfeitamente capazes de te colocar aqui em dois tempos (tempo e meio, no caso do primeiro).

2 comentários:


  1. @ Z

    eu alinho! :D
    (no conBíBio e na subscrição da tua prosa)

    mas, penso que poderíamos "aguentar os cavalos" por mais um pouco e esperar pelo encontro de Natal do blogue "Bibó FC Porto, car@go!". normalmente é na primeira quinzena de Dezembro. é só uma sugestão...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Sim, sim! Parece-me uma óptima sugestão. Aliás, estive presente no convívio do Bibó Porto de final de época e adorei!!

    ResponderEliminar