Foi uma vitória justa mas que deu trabalho. Jogo inteligente da nossa parte com Quaresma, Óliver e Maicon de regresso ao 11. Jogo tipico de equipas de Manuel Machado com 11 jogadores atrás da bola (mais houvesse...) e aposta no contra-ataque. Danilo num lance de insistência fez o 1-0 aos 9 minutos e o jogo foi mais fácil a partir daí. Falou-se muito que o Porto facilitou e/ou quebrou de rendimento depois do golo mas é fácil perceber a razão; Quintero, Óliver, Brahimi e Quaresma estiveram em campo ao mesmo tempo e são jogadores que não garantem qualidade na pressão e no jogo sem bola. Se o pequenino Óliver ainda vai às divididas e sai a pressionar, não tem o pulmão de Herrera para ser box-to-box e vir atrás defender e transportar a bola para o ataque depois. Aliás neste jogo percebeu-se que Herrera é absolutamente fundamental no modelo de Lopetegui. O Porto foi controlando o jogo, passando alguns calafrios (aquela linha defensiva/controlo da profundidade ai, ai...) que assustaram mas não meteram medo. Alguns golos falhados, e algum nervosismo no meio-campo que Lopetegui logo corrigiu e mais um GRANDA GOLO do Brahimi! 2-0, segundo lugar na perseguição ao 1º lugar.
(+) Positivo
A melhoria da circulação de bola - Em velocidade e em qualidade. Houve momentos em que deu para ver trabalho nas movimentações sem bola, quando o portador da bola tencionava efectuar um passe, essa zona era "aberta" por nós através de movimentos sem bola. Mas claro foi tudo nos corredores laterais...
A obstipação do assobio - A distribuição de Imodium em formato de comunicação deu resultado. Gostei, mas claro. Ainda se ouviram uns quantos.
Danilo - Mais um jogaço do brasileiro. Que intensidade brutal têm tido as suas exibições naquele corredor direito. E é fácil perceber que é imprescindível para Lopetegui. Mereceu o golo. Será o nº2 o jogador com mais espirito à Porto no plantel?
Brahimi - Citando o Freitas Lobo: CAGRANDAGOLO! GRANDE GOLO DO BRAHIMI! Fez-me lembrar um golo do Deco ao Maritimo há muitos anos. Vê se páras com isso Yacine! Assim só ficas cá um ano e nós nem tempo temos para te apreciar, rapaz! Vê o que os nosso adeptos têm que fazer pela Internet fora para manter os adeptos/olheiros dos outros clubes longe daqui! (a sério, cliquem aqui porque vale mesmo a pena.)
(-) Negativo
A transição defensiva - Irei abordar esta questão num post a sair em breve mas o posicionamento da nossa linha defensiva, ou melhor "linha defensiva" é bastante fraco. A (má) pressão feita a meio-campo pode ser compensada por uma linha defensiva bem posicionada e mais próxima do sector intermediário. Se melhorarmos esta questão estaremos muito perto da perfeição.
As doacções de Posse ao adversário - Estamos nós instaladinhos no meio-campo adversário a fazer troca de bola boa, a gerir, a adormecer o adversário e PUUUUUM... passe previsível de 40 metros no corredor contrário (e mais exposto) e posse de bola para o adversário. Até quando?
A marcação de Maicon - Se isto fosse Football Manager não lhe dava mais de 11. Já no jogo com o Bilbao no golo sofrido me deu comichão, mas como a principal asneira tinha sido dividida entre o Herrera e o Casemiro, calei-me... Meu caro, caparro não é tudo. Quando o adversário vai para cima de ti e estás ao pele dele, aperta-os até o cérebro deles fizer blue screen. Parecer querer marcar com os olhos nos 1x1. Vamos lá ver isso chavalo!
Meu caro v.a.s.c.o.,
ResponderEliminarCuidado pá, tu não digas bem do Herrera, que ainda te cai metade da bluegosfera em cima pá! Tão, tão injusto o que se diz do homem! Entrou, solidificou tudo, parecia super cola 3.
Subscrevendo todo o teu artigo, tenho ideia que a transição defensiva já funcionou, no começo do campeonato, não foi? Epá, isto é uma questão de tempo e do Maicon sair do freeze cerebral que parece ter.
Um abraço azul e branco,
Jorge Vassalo | Porto Universal
Jorge, um elogio do v.a.s.c.o. ao Herrera é porque o gajo realmente está a melhorar ! A minha caixa de SMS não me deixa mentir! Não imaginas o que eu já o aturei (na grande maioria das vezes, com toda a razão) ;)
EliminarAbraço!!
Anda por aí este video a "gozar" com o Herrera. O que é verdade é que o facto da bola ser redonda ainda o atrapalha muito nesta coisa de ser profissional de futebol, mas como o mexicano faz maratonas para trás e para a frente... Vai tapando buracos.
EliminarAqui fica o link - http://videos.sapo.pt/UBhoG7vi8ZTnkS02CwCC
Digníssimo e Ilustríssimo v.a.s.c.o.
ResponderEliminarApenas dois apontamentos:
- onde está o + para o "mister"? Não me lembro de gajo com tanta capacidade de ler o jogo e fazer bem 99% das alterações. Impressionante!
- "Caparro"??? Da próxima vez que cá vieres vais levar tanto gozo :) tas feito ao bife meu amigo!!
Vasco. Tens todo o meu apoio na questão do caparro.
ResponderEliminar:-) e no apoio ao Herrera . Abr@ço forte a ambos os. três. :-)
Miguel Lima. | Tomo II
Atenção que eu não morro de amores pelo rapaz. Como escrevi em resposta ao Jorge Vassalo, ele ainda está a descobrir esta coisa da bola ser redonda. MAS... neste momento é o "carregador de piano" para Quinteros, Brahimis e Ólivers. Tem de jogar.
EliminarAbraço
Não compreendo a questão do Herrera, sinceramente. Acho que ele não é um mago de bola, mas é um jogador solidário, forte e com boa recuperação de bola, aquilo que as pessoas gozam da bola ser quadrada não é mais do que ele a passar por cima de 5 e seis. Perde no último passe? Sim. Mas chega ao OUTRO lado. E isso é importante.
Eliminar