sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bitaites Mundial - Mundial 2014 - Fase de Grupos

Tudo o que é bom acaba rápido, passa rápido, e esta emocionante fase de grupos passou a correr.

A sério... Foi. De. Loucos!



Num Grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai, passa a Costa Rica em primeiro. A Nigéria bate o pé à Bósnia e coloca a Argentina em sentido. O Irão quase conquista um empate (e até merecia a vitória) contra a Argentina. Grécia apura-se a segundos do fim depois de dois jogos fraquinhos (Euro 2012 anyone?). EUA avançam para a fase seguinte deixando Portugal e Gana de fora. Espanha e uma renovada Inglaterra são eliminadas logo na 2ª ronda. México ombreia com Brasil e massacra Croácia. Colômbia encanta o mundo! França e Suíça "salvam a honra" europeia. Argélia elimina Rússia, com Halliche e Slimani como figuras de proa. Suárez morde um colega de profissão. Quintero, Jackson e Varela marcam. Herrera espalha classe a cada jogo! James começa a mostrar que é um jogador de topo (finalmente, na minha opinião), e justifica outros voos para longe do principado! Defour, depois de passar o ano aflito com o Mundial, não joga a titular e quando tem hipótese, é expulso.

Ufa! Até fiquei cansado! Nesta 3ª jornada, o mais difícil foi escolher os jogos a acompanhar!




( + ) Positivo
  • Sempre na luta: tem sido algo que me tem deliciado! Grande parte das equipas (Portugal está, obviamente, fora deste grupo), demonstra uma capacidade de luta fora do normal. Dou o exemplo do Equador que, mesmo praticamente eliminado (precisava de 2 golos) e com menos 1 jogador, terminou o jogo encostado à área francesa e com todos jogadores a correr como doidos já para lá dos 90'. A FIFA desconfia de doping? Eu acho que é boa preparação física! E mental... E táctica...
  • Tudo doido: não me canso de dizer: está a ser uma maravilha este Mundial! Pode haver muitos erros individuais, por vezes desorganização táctica, mas há golos (alguns fabulosos), ritmo frenético, parada e resposta, defesas incríveis. Quem poderia pensar que um Equador-Honduras poderia ser um regalo para a vista?
  • Equipas Americanas: agressivas, lutadoras, organizadas, bem orientadas. Em suma, tudo o que é necessário para se ter sucesso.
  • Surpresas: Costa Rica. Los Ticos. Bem organizados, com um meio campo extremamente trabalhador e competente (apaixonei-me por Tejeda, que ainda joga pelas Américas...), uma linha avançada supersónica, um seguríssimo Navas na baliza e uma determinação férrea. Jogam para ganhar, sabendo das suas limitações. Quando se pensava que seriam o "bombo da festa", foram os primeiros. Não perderam um jogo e apenas sofreram um golo. Bravo! Saliento também o México, com o nosso Herrera a "explodir" (especialmente contra a Croácia!!). Defesa serena, liderada pelo veterano Rafa Marquez, um Super Ochoa na baliza (aquele jogo com o Brasil é memorável), Herrera como maestro e Giovanni dos Santos e Peralta, duas setas apontadas á baliza adversária. E ver aquele louco Miguel Herrera no banco é priceless. Uma palavra para o Chile e Argélia apurados em grupos terríveis!
  • Holanda, Colômbia e França: os primeiros guiados por um audaz Van Gaal, conseguiram anular completamente a concorrência. 9 pontos em 3 jogos! A Colômbia, com um James sublime ao comando colhe frutos da exportação de jogadores e dá-se ao luxo de ter Guarin, Jackson, Bacca e Quintero no banco. Uma mistura entre experiência e a geração de ouro do Mundial de sub-20 que promete imenso para a próxima fase! Já tinha confidenciado a amigos que achava que os franceses tinham uma bela selecção e, partindo como outsiders, poderiam chegar longe. Gostei imenso de os ver contra Suíça e Equador. 
  • Figuras: James, Messi, Fernando Santos, Klinsmann. Queria escolher muitos mais mas não pode ser! Já falei de James; Messi tem alternado 89 minutos de desaparecimento dos jogos com assistências impossíveis (mal aproveitadas) e golos geniais (leva 4/5 dos golos da Argentina). Fernando Santos conseguiu um feito heróico - conseguiu levar uma selecção envelhecida, descrente, lenta, a um apuramento que tem tanto de heróico como de merecido. Depois de dois jogos péssimos, belíssima exibição contra Costa do Marfim. Defensivamente quase perfeitos, rapidíssimos e mortíferos nas saídas para contra-ataque. Karagounis, com 37 anos, um farol em campo, e um Samaras cheio de classe na frente. Holebas tem-me enchido as medidas, na lateral esquerda. Cuidado com eles! Klinsmann revelou ter feito trabalho de casa. Montou uma equipa equilibrada, que já sofreu o revés de perder Altidore (lesionou-se contra o Gana), e conseguiu um apuramento mais do que merecido, frente a adversários com obrigação de fazer muito mais.
( - ) Negativo
  • Relvados: sem servir de desculpa, porque ao fim e ao cabo temos assistido a jogos fenomenais, mas são uma merda (pardon my french). Buracos e mais buracos, sinto-me a ver jogos no Estádio de Barcelos!
  • Entradas assassinas: tudo bem que a malta tem lutado. Mas tem havido cada entrada mais descabida... Vermelhos desnecessários, jogadores que ficam em risco de se lesionar gravemente... Lutar, tudo bem, mas com modos, sim?
  • Arbitragens: Continua a haver demasiados casos. Não consigo conceber que não se marque aqueles penalties a favor de Costa Rica e Irão, frente a Itália e Argentina, respectivamente. Escandalosos!!
  • Equipas europeias: (Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia). Começa a ser altura de cada clube e cada Federação de cada país começar a pensar seriamente em desenvolver jovens de qualidade, que não acabem emprestados em qualquer Desp. Aves -  tapados por "Luquinhas", "Rodriguinhos" e "Rodriguez", que muitas vezes não têm metade da qualidade. A culpa é de todos mas, acima de tudo, é do Negócio em que se transformou o futebol europeu. As Colômbias, Méxicos e Chiles agradecem!
  • Equipas Africanas: o episódio do "avião de dinheiro" do Gana é sintomático da desorganização que grassa nas Federações destes países. Não basta ter estrelas a jogar na Europa. É preciso bons treinadores e boa organização. Ah! E explicar aos meninos que representar o país vale mais do que qualquer prémio de jogo. E que quem não estiver de acordo, bem pode esquecer a Selecção... Sou um romântico...
  • Brasil e Argentina: colectivamente (não pude ver o jogo do Brasil contra os Camarões) , continuam a não me convencer. Possuem das melhores individualidades, mas toda a fase de construção e transição ofensiva parece pobre e a defesa passa por demasiados sobressaltos. Continuo a achar David Luiz um jogador banal e Marcelo e Dani Alves desequilibram imenso a equipa. Ramires não joga porquê? E Fred tem lugar cativo? Quanto à Argentina, está anos-luz à frente da Argentina de 2010 (Maradona, como treinador, não dá...), mas ainda assim parece-me demasiado insegura a meio campo (não consigo entender como Enzo Perez não joga em detrimento de Gago) e demasiado dependente de flashes individuais na frente. Messi tem servido, mas...
  • Suarez: irradiem-no do desporto, por favor! Cretino!
  • Portugal: ridículo. Em breve, análise detalhada.




Seguem-se os oitavos de final. Preparem esses corações, escolham os vossos favoritos, comprem as pipocas e deleitem-se com futebol espectáculo!
Aqui vai a tabela de jogos.



P.S.: A nossa habitual tweetolândia, autoria do meu caríssimo companheiro e amigo v.a.s.c.o., reúne os tweets mais engraçados que se lê no decorrer dos jogos. Neste Mundial fiquei viciado. Criem conta no Twitter, adicionem @portadezanove, o bem conhecido Jorge do Porta 19, e deleitem-se com as análises aos jogos deste magnífico Mundial. O Homem é genial!


Sem comentários:

Enviar um comentário