terça-feira, 17 de junho de 2014

Bitaites Mundial - Mundial 2014 - 1ª jornada

Também eu tenho uma paixão assolapada pelos Mundiais (bem mais do que os Europeus). Considero esta a única altura em que o futebol conjuga toda a sua magia e imprevisibilidade com a verdadeira acepção da palavra "desporto". E isto vê-se nas bancadas, nos adeptos que acompanham as suas selecções, dos holandeses e holandesas com chapéus feitos das suas klompen (socas), aos franceses disfarçados de Astérix e Obélix, da alegria contagiante dos adeptos africanos, com toda a sua musicalidade e boa disposição, à organização impecável dos nipónicos. Todos unidos, no amor incondicional aos seus países, na paixão desmesurada por este desporto contagiante que é o futebol.

Até os americanos, sem saber muito bem que desporto é aquele sem gajos de capacetes ou bastões, vibram com o Mundial!!



No Mundial, todos se equivalem, todos podem sonhar. Todos acreditam que a sua selecção pode ir longe, com talento, com um bocadinho de sorte, embora haja sempre selecções mais favoritas do que outras (óbvio). De hemisfério a hemisfério todos os países presentes têm lugar para ídolos, seja Messi, Neymar ou Ronaldo ou até Campbell, Palacios e Bresciano.

Decorrida que está a 1ª jornada - falta só o jogo da Rússia, que não vou poder acompanhar -  temos tido tudo aquilo que uma competição desta magnitude nos costuma prometer: confirmações, desilusões, emoção, surpresas, polémica, fair-play. Tudo!

Confesso que, por motivos de saúde, tenho estado "prisioneiro" em casa, e até agora só não vi qualquer minuto do Suíça-Equador. Uma saborosa "overdose" de futebol, portanto.

Desta 1ª jornada, quando ainda é demasiado cedo para retirar quaisquer conclusões, vou destacar os que, para mim, foram os pontos positivos e negativos:


( + ) Positivo

  • Futebol ofensivo - até agora, tem sido um prazer verificar que, tirando EUA, Irão (oh, the irony...) e Honduras, todas as equipas se têm preocupado em jogar futebol de ataque, independentemente da sua valia e da do seu adversário. E não é disto que gostamos? Tudo bem, o jogo é para ser controlado tacticamente, bla bla bla... Emoção! Jogo repartido! Jogadas de perigo! É isto!
  • Adeptos - apesar de toda a controvérsia que rodeou a preparação deste Mundial (não discuto aqui as razões), tem sido um prazer assistir aos jogos, e ver a forma como cada povo vibra, à sua maneira, com o Mundial. Tive oportunidade de ver um vídeo publicado por uma figura conhecida dos portugueses, que esteve na Costa Rica e que assistiu ao Jogo contra o Uruguai e vale a pena ver a festa que fizeram depois da vitória... Que loucura! Agora digam-me, quem não se arrepia quando os brasileiros cantam acapella a versão total do hino?
  • Costa Rica e EUA - os primeiros pela maravilhosa exibição, os segundos pela capacidade de combate e resistência (perderam Altidore e, vá, foram massacrados) e ambos, pelas vitórias surpresa.

  • Austrália e Bósnia - por terem dificultado imenso a tarefa aos seus adversários e terem lutado (com armas desiguais) até ao limite por outro resultado.
  • México e Colômbia - belas surpresas.
  • Holanda e Alemanha - vitórias esmagadoras, jogadores brilhantes. Van Gaal deu um banho táctico a Del Bosque. Fenomenal!
  • Os "velhinhos" - Rafa Marquez, Bresciano, Drogba, Eto'o, Pirlo. Obrigado meus Senhores!
  • Figuras - Campbell, Robben, Van Persie e Muller.

  • Golaços! - o de Van Persie é fabuloso, o de Dempsey tecnicamente portentoso e o de Robben, um hino às transições ofensivas.

( - ) Negativo
  • Arbitragens - demasiados erros com demasiada influência em demasiados jogos. Começou com o penalty "oferecido" a Fred, os incríveis golos anulados ao México, inconsistências evidentes nos capítulos disciplinar e técnico. Ah, e o "Olho de Falcão" deixou a desejar na 1ª vez que realmente foi necessária a sua ajuda... 
  • FIFA - jogos às 13h, com temperaturas altíssimas, sol abrasador e muita humidade, e estes ursos não permitem paragens para beber água. Belíssimas indicações para os 50º do Catar em 2022. 
  • Comentadores RTP - fracos, fracos, fracos... 
  • Lesões - digo isto mais por pena de não ter todos os intervenientes em condições de dar o seu contributo. Houve demasiadas lesões pré-Mundial e está a haver demasiadas durante o Mundial. Talvez - talvez... - isto seja um alerta para se repensar calendários competitivos.
  • Brasil, Argentina, Bélgica e França - vitórias com exibições pálidas para os 3 primeiros. No Brasil o efeito Felipão - muito entusiasmo e pouco futebol. Na Argentina, demasiadas estrelas e tudo a querer resolver por si. Da Bélgica esperava muito mais. Da França também, mas dou benefício da dúvida pela fraca qualidade do adversário.

  • Uruguai - gozo supremo pela derrota. Quem viu o jogo, decerto reparou que os jogadores estavam com aquela atitude de "isto resolve-se" e quando deram por ela, já estava 3-1. Castigo merecido! (Entendam que desde que Suarez, em 2010, impediu com a mão aquele que seria o golo que eliminaria o Uruguai, de forma limpa e justa, do Mundial, que não consigo sequer olhar para aquelas camisolas...)
  • Espanha e Portugal - OUCH!



Até agora, tem sido um prazer seguir este Mundial. Siga para a 2ª jornada!!



Sem comentários:

Enviar um comentário