terça-feira, 17 de junho de 2014

Bitaites Mundiais - Mundial 2014


Nota prévia, este post serve acima de tudo para vos pedir desculpa pela nossa ausência, ainda que momentânea, nestes primeiros dias de Mundial. Mas entre saúde, cansaço e trabalho, eu e o Z temos andado com as mãos ocupadas. (nada de piadas malandras, seus marotos...)

Apesar da minha ligação com a selecção de Portugal se ter perdido algures entre o Euro 2000 e o Euro 2004, quando um idiota de bigode que (dizia ele) gostava de proteger "mininos" passou a ser o selecionador nacional, eu adoro Mundiais de Futebol. 

No Mundial de 90 na Alemanha tinha apenas dois aninhos e não me lembro de absolutamente nada (nem da célebre troca de escarretas entre Rudi Voller e Rijkaard), mas do Mundial dos Estados Unidos em 1994 já com seis anos, tenho uma imagem viva na memória. Lembro-me perfeitamente de estar no meu quarto numa casa antiga sentado em frente daquelas televisões pequenas tipo "caixote", com o meu Pai em pé do lado esquerdo e juntos vimos Roberto Baggio falhar o penalty que deu o Tetra ao Brasil. Lembro-me também de sentir um misto de emoções por ver os de azul e branco tristes e os brasileiros (com quem nós temos sempre alguma empatia) a festejar.


Mas foi no Mundial de 98 que me apaixonei por completo. Recebi uma Nintendo 64 no Natal de 97 com o International Superstar Soccer 64 (que mais tarde daria origem ao Pro Evolution Soccer) que só tinha selecções e foi até hoje o videojogo que mais joguei. Recordo-me também de um livro que me ofereceram com a história de todos os Campeonatos do Mundo. Devorei e absorvi tudo o que lá vinha. O troféu Jules Rimet, Laranja Mecânica, Eusébio, Brasil de 70, Gerd Muller, Maradona... E foi aí que se fez o clique mental para este estúpido vicio que é o futebol.

Mundial de 98 com a musica do Ricky Martin (Quem é que não se lembra disto?!), com os livres do Beckham, com um Ronaldo (o verdadeiro) em grande forma, com uma Croácia liderada por Davor Suker a surpreender o Mundo, com este enorme golo de Bergkamp... Enfim. Podia ficar aqui horas a falar desse Mundial.

Feita a introdução, vamos começar o segmento Bitaites (com alguns dias de atraso) dedicado desta vez ao Mundial 2014 no Brasil. Nos próximos dias vamos fazer um resumo do que passou e estar atentos ao que se vai passar até meados de Julho!

Stay tuned my friends! 
Abraço

2 comentários:

  1. Boas
    É incrível a quantidade de adeptos de futebol - portistas ou não - que se desligaram da selecção depois daquele burro teimoso ter pegado na equipa... é bom saber que não sou o único para quem a selecção não passa de um clube de amigos; agora podia estar a falar do Scolari ou do Bento, não haveria diferença...
    Quanto às memórias, as minhas remontam ténues ao México'86, quando tinha seis anos...
    abraço e força Porto!

    ResponderEliminar
  2. Só uma pequena correção ao post. Em 1990 o mundial não foi na Alemanha mas sim em Itália.

    ResponderEliminar