domingo, 18 de janeiro de 2015

Penafiel vs Porto

Três pontos arrancados numa espécie de jogo de futebol.

Como disse Lopetegui: "não foi futebol, foi outra coisa, foi intuição". Num terreno impraticável que mais se assemelhava às trincheiras nazis no desembarque da Normandia, o Porto encontrou capacidade para ter, ainda assim, momentos de classe. Oliver e Jackson foram dois gigantes no lamaçal. Continuo a não perceber o ódiozinho de estimação que muitos adeptos têm a Lopetegui. Este jogo provou mais uma vez que estamos num bom caminho e que estamos em boas mãos. Foi um Porto de garra e de entrega que ganhou o jogo. E quando foi preciso trocar Quaresma por Marcano, não houve vergonha, porque o que era realmente necessário era combatividade e não classe. Se na primeira-parte houve ainda algum futebol, na segunda foi ter capacidade para segurar a bola quando ela caía na lama e deixar o tempo passar. Vitória importante com esperança de que amanhã na Madeira os "outros" tropecem e caiam de nariz no chão.

(+) Positivo 


Óliver - É um prazer vê-lo jogar. Seja no nosso relvadinho fofinho do Dragão, seja nesta espécie de relvado que o Penafiel possui. Dos emprestados é claramente o mais forte e o que mais gostava que permanecesse no plantel na próxima época.  É completamente determinante neste Porto de Lopetegui. Quem alinha numa vaquinha para pagar a clausula ao Atlético?

Jackson - O colombiano é um jogador tremendo. Marca golos atrás de golos mas para mim é no que trabalha sem bola/para a equipa que me faz gostar dele. E hoje consegui ter pormenores técnicos absolutamente deliciosos. Comecem a preparar os lenços malta. Este, vai deixar saudades no final da época quando embarcar no Sá Carneiro...

Garra e vontade de ganhar - Para todos aqueles que atacam diariamente Lopetegui por todas as razões que a lógica desconhece, revejam o jogo e ponham a mão na consciência.

Lopetegui - A substituição de Quaresma por Marcano pareceu à primeira vista algo descabido. Mas foi meter a tranca na porta porque o dia não era para manter a posse de bola no meio-campo adversário. Gostei mister. Não houve vergonha em querer ganhar de outra maneira.

(-) Negativo 


Casemiro - É o jogador que menos simpatizo do plantel. Sim, até menos que o Adrian Lopez. Porque até o espanhol no meio de tanta atrapalhação consegue ter alguma classe. Seja nas recepções ou nos passes. Agora o brasileiro é simplesmente alguém que gosta muito de bater e tentar ser mauzinho a defender. O amarelo que viu hoje, sem necessidade nenhuma, num lance ainda cedo na primeira-parte era coisa para me fazer tirá-lo do campo com uma única questão: para quê?

Relvado do Penafiel - Como é que é possível ser permitido jogar nestas condições?


PS: É incrível como numa questão de minutos criou-se a ideia entre noticias e redes sociais de que o Porto foi beneficiado neste jogo. Depois do que tem sido este campeonato, irrita-me, enoja-me, revolta-me que a teoria de Goebbels impere. E todos menos Lopetegui permanecem em silêncio... 

4 comentários:

  1. Que não simpatiza com o Casemiro é perceptível, o texto deixa isso bem claro tornando a confissão desnecessária. Pegar num amarelo em que o árbitro exagerou, porque a falta foi banal, num jogo em que o trinco acabou com duas assistências é quase hilariante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Augusto antes de mais, obrigado pelo comentário.

      O (-) menos ao Casemiro deve-se mais à acção dele que motivou o amarelo do que obviamente ao seu desempenho no resto do jogo. Não gosto de jogadores maus ou "com a mania que são maus". Se critico Javi Garcia, Maxi, Luisão, Mauricios, Adriens e outros não posso agora ser hipócrita.

      O amarelo para mim é bem mostrado pelo facto de ser uma ida com cotovelo à cara do adversário completamente desnecessária. Na primeira-parte, num jogo em que eram precisos cuidados redobrados para não escorregar e entrar em carrinhos no lamaçal...

      Um abraço

      Eliminar
  2. Jogos destes são os que fazem de meninos, homens.

    Um baptismo de fogo muito intenso.

    Não concordo contigo em relação ao Casemiro. A raça é uma condição essencial para a posição 6. Às vezes faltosa, claro.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorginho!

      Concordo na parte da raça. Mas se pensarmos nos ultimos três jogadores que actuaram a 6 (Costinha, Assunção e Fernando) eram todos jogadores agressivos mas nenhum era tranqueiro. Nenhum ia bater só para bater. Iam para recuperar e se batessem já tinham a bola pronta para a entregar a quem por ali passasse.

      Casemiro tem também algum problema nas "reacções". E é por isso que comete muitas faltas. Dá a sensação que demora a perceber o que tem de fazer com a bola e quando a quer entregar, já está a ser pressionado e... faz falta.

      Tudo isto para dizer que Casemiro também tem 23 anos. Portanto se ele quiser e trabalhar para isso, pode superar as suas lacunas. Como conselho pessoal em reduzia-lhe as idas ao rodizio.

      Abraçom camarada!

      Eliminar