segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Porto x Benfica

Derrota com o eterno rival deixa sempre marcas, mas esta deixa para mim um sentimento de impotência. Controlo total do jogo por parte do Porto, com um Benfica em modo "Liga dos Ultimos" a abusar do alivio em balão e do anti-jogo. Tanto, mas tanto tempo perdido por uma equipa que se diz grande deixa transparecer muita falta de confiança. Tal como os festejos no final do jogo. Mas já lá vamos...


Acima de tudo fomos anjinhos. É o termo certo. E sublinho o fomos. Nós todos. Treinador, jogador, estrutura, direcção e principalmente adeptos. Não percebemos a importância deste jogo. Da ultima vez que o Benfica foi campeão, alguém se lembra do mote durante a ÉPOCA INTEIRA? Grito de revolta. O nosso treinador na altura usou e abusou dessa expressão, mas ficou claro para todos no mundo azul e branco que esse era o mood para a época. Há muitas diferenças desde esse ano. Até porque Lopetegui teve de fazer uma equipa e AVB herdou a estrutura de Jesualdo Ferreira. Era necessário um clima de tensão para o adversário. Não sou apologista de pedras em autocarros, mas quero que os adeptos assobiem o rival do primeiro ao ultimo minuto quando este tem a bola na nossa casa. Quero que quem está no banco se levante e proteste veementemente quando um árbitro assinala 4 faltas ao Maxi Pereira sem qualquer cartão saído do bolso. Quero que o meu capitão vá fazer aquela pressão (pode não ser bonito mas é essencial) no árbitro quando o Brahimi é arrancado do relvado duas vezes (Lima e Samaris). Faltou a TODOS isso. Fibra, raça, querer ganhar mais do que eles. Mas quando ninguém no clube se insurge com a constante indiferença sobre nós, quando ninguém comenta o "esquecimento" por parte de TODA a comunicação social Portuguesa aquando da nossa deslocação à Bielorrússia, quando o assobiar a própria equipa se torna mais comum do que assobiar o adversário... Estamos conversados. 

Porque o futebol não é só componente técnica. Se assim fosse no jogo de ontem, tínhamos tido nota 20. Atacámos, rematámos e falhámos. Tivemos 38 ataques contra 10 do Benfica. 17 remates contra 6. 5 cantos contra 1. Mas no final acabou 2-0 para eles. Ninguém avisou Lopetegui que o Benfica connosco é SEMPRE isto? Quantas vezes nos últimos 4 anos vimos este filme? Again, apesar do controlo absoluto durante os 90 minutos saímos derrotados, apesar dos postes, apesar de querermos sempre jogar melhor que o adversário, volto a bater na mesma tecla, fomos anjinhos ao não estarmos preparados para o que ia ser o jogo em todos os seus momentos. 

(+) Positivo

Óliver - Este meio metro de jogador é cada vez mais essencial na equipa. Foi o único elemento verdadeiramente activo no meio-campo que procurou mexer-se como deve ser sem bola. Tem espírito à Porto, e tem uma qualidade técnica que me deixa com um brilhozinho nos olhos.

Indi e Marcano - Se o Holandês tem estado sempre a bom nível, o espanhol (que por algum motivo não é bem visto pela bancada...) tem me surpreendido jogo após jogo. Seguros e quase sempre bem em todas as intercepções. Alguns cortes fundamentais e apenas a critico a falta de qualidade técnica na saída de bola/inicio da construção de jogo. Maicon como tem estado não tem qualquer hipótese de calçar. 

(-) Negativo


Benfica - Pelo "banho táctico" em modo autocarro. Pela atitude em campo. Pela festa no final do jogo. Ora se elogia a "nota artística" ora se elogia a retranca. Mentalidade pequenina para um clube como o Benfica. Ou então sou um romântico. 

Fabiano - Ficou mais que provado que não é guarda redes para um clube grande. Tem tamanho mas não tem qualidade. Tem culpa nos dois golos. A bola assim que entra na pequena área, tem de ser do guarda redes. Sim, o erro no primeiro golo é colectivo. Mas um guarda-redes que está estático em cima da linha de baliza quando a bola vem na sua direcção... E no segundo golo é demasiado óbvio. 2 erros, 2 golos sofridos. A diferença entre ele e Julio César é tão simplesmente essa. Bem-vindo ao dia a dia de guarda redes, Fabiano. 

As bolas paradas defensivas - Lope, tenho zero coisas para mandar vir contigo hoje. Mas se me permites, mete a marcação Homem a Homem no culo, hombre. 

Casemiro - Continuo a ter muitas saudades do nosso Polvo. Lento em tudo. Na reacção, a soltar a bola, a perceber onde deve estar. 

Herrera - Esteve em campo? Se não fosse aquela remate torto na primeira parte ninguém tinha notado. Quando joga bem, toda a gente nota. Quando joga mal é por demais evidente a sua falta de classe. Num futebol que se quer de posse não podemos ter um elemento que falha metade das recepções. Que parece chegar cansado à bola. Box-to-box? Not today



Nada acabou no jogo de ontem. Ainda falta muito campeonato, ainda falta o mês de Janeiro que promete trazer novidades para os lados da Luz. Mas a verdade é que seis pontos, que funcionam como sete, é muito ponto para recuperar. Acreditar sempre até ao fim e trabalhar em cada jogo para tal fim. 

Sorteio da Champions com sorte. Vamos ser honestos. O Basileia é equipa de Liga Europa. Mas merece todo o nosso respeito e é para ser encarado com seriedade. Está nos Oitavos de final da Champions como nós. E é treinado por alguém que nos conhece muito bem...

3 comentários:

  1. Caro v.a.s.c.o.,

    "Sete" pontos são 3 empates ou duas derrotas, uma delas connosco e de uma forma contundente. Nada que não se consiga fazer. Esta equipa tem 6 meses. As outras foram herdadas. E contra isso nada pode ser.

    Julen Lopetegui está a fazer uma equipa nova. E isso leva tempo. Quem quer gosta. Quem não quer vá buscar o Lucho, o Bruno Alves, o Otamendi (meu Deus!) e o Moutinho. Nunca mais perdem contra o Boavi...perdão, o benfas.

    Eu prefiro uma equipa nova, de futuro. Também perdemos com o AVB. E depois demos 5-0. E este campeonato tem mais 63 pontos. Vais-me dizer que eles vão fazer mais 63 pontos?

    Juaize.

    Abraço com um paradiddle e um ratamaque. (Já soube que somos colegas :D)

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    P.S. ("Só para ti :D") A Batida de Deus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorginho,

      Para mim só me incomoda a aparente inexistência de fibra, das "ganas" espanholas. Podemos falar dos estrangeiros, dos emprestados, de tudo mas para mim olho para aqueles jogadores e tirando Danilo, Oliver, Quaresma (ao que isto chegou!) e Ruben Neves, ninguém parece querer cerrar dentes e recuperar o escudo na nossa camisola. Olho para muita daquela malta e vejo um enorme "meh, better luck next time" E é isso que me tem deixado doente.

      Pois é meu caro, musica e futebol são duas paixões aqui deste lado. Comecei a tocar aos 4 numa bateria de plástico que os meus pais me deram, e a minha principal referência era o "The Animal" dos Muppets ahahah!

      Eliminar

  2. caríssimos Z e Vasco,

    votos sinceros de um Feliz Natal!, na companhia dos que vos são mais queridos.

    no fundamental:
    que a vontade de Triunfar seja a melhor prenda que o Pai Natal deposite no sapatinho da nossa equipa de Sempre e do nosso Amor comum :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar