quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Champions - F.C.Porto vs Shakhtar

Foi pena a lesão de Rúben. Seria pena uma lesão potencialmente grave fosse de quem fosse, mas ver aquele joelho a ceder ao nosso puto-maravilha foi o semelhante a um punhal gelado e cruel a penetrar o nosso corpo pela região posterior do tronco. Assim, a sangue-frio! Logo ele, que constitui um dos nossos melhores médios e que acabara de fazer uma belíssima exibição em Coimbra...

Imagem surripiada ao zerozero

Foi, de resto, o principal aspecto negativo do jogo. Esse e os apagões de Alex Sandro no decorrer na 2ª parte - embora tenha gostado de o ver mais activo e agressivo durante uma boa parte do jogo. Ou a forma aparentemente fácil como os "ucranianos" foram encontrando espaço para jogar em velocidade e muitas vezes em superioridade numérica, valendo os cortes in extremis de Ricardo e Indi em 3 ou 4 ocasiões. 

Gostei da tentativa de jogar sempre com a bola a rolar pela magnífica relva do Dragão, e até considero que houve momentos bastante agradáveis no nosso jogo ofensivo. Geralmente pecávamos no último passe, algo que facilmente se compreende pela inclusão de tantos jogadores com menos minutos nas pernas. E de Quaresma, sempre a complicar o mais fácil.

Evandro provou que é, efectivamente, um enorme jogador, Ricardo que pode ser alternativa a praticamente toda a gente no flanco (Tello, Quaresma, Danilo, Alex Sandro ou Brahimi) tamanha a qualidade que brota daquelas pernas e Aboubakar deixa sempre água na boca.

Quando parecia que era desta que sofreríamos a primeira derrota desta edição da Champions (e vão 8 jogos seguidos sem perder), um balázio de Aboubakar devolveu justiça ao resultado.


(+) Positivo

Evandro - Tenho uma paixoneta pelo brasileiro há já algum tempo. Penso que se trata dum jogador extraordinário, que não teve a felicidade que outros tiveram (e com menos qualidade) de jogar logo em grandes palcos. Dou os parabéns à equipa de Scouting do Estoril por ter descoberto esta pérola "perdida" pelo pobre futebol sérvio. Ontem foi, para mim, o melhor em campo do nosso lado. Capacidade de pressão e de posicionamento (discordo de quem pensa que andou mal posicionado. Tal só aconteceu após saída de Rúben, onde Evandro passou a ter de atacar por 2 e a defender por 2, porque Marcano não sai da posição e Quintero, defensivamente é.... patético), sempre a jogar de cabeça levantada, demonstrando uma capacidade técnica admirável (a forma como recebe a bola é uma delícia) e uma inteligência sublime. Subir com bola, fixar e soltar para outro colega melhor posicionado, abrindo sempre brechas na defensiva contrária - parece fácil, mas não são muitos os que o conseguem fazer com aquela classe. Inquestionavelmente, e embora continue a achar que Herrera tem imensa importância no equilíbrio táctico do meio-campo, continuo a achar que Rúben-Óliver-Evandro será o nosso meio-campo potencialmente mais forte.

Ricardo Pereira - Este rapaz pode ser um jogador de qualidade em 4 posições diferentes - dentro do nosso esquema táctico - e, como já demonstrou nos sub-21, pode também ser um 2º avançado letal, num 4-4-2. Isto é uma prova de qualidade que muito poucos podem apresentar. Ricardo é um jogador fantástico. Não sendo lateral de raíz, joga com uma desenvoltura que nos deixa estarrecidos. Tem técnica, velocidade, cruza muito bem, e consegue sempre perceber se é melhor jogar por dentro, deixando espaço para o extremo, ou por fora, para conseguir "esticar" o nosso jogo. Já li por aí:  "Ricardo provou que não consegue ser alternativa a Danilo". Ridículo!!

Aboubakar - Notou-se que teve dificuldades em entender-se com os colegas (principalmente os médios que surgiam mais próximos), mas desengane-se quem pense que aquela estampa física é sinónimo de pouca qualidade técnica! Ficaram na retina algumas recepções incríveis, com adversários encavalitados nas suas costas, e movimentações interessantes (como naquela bola que Quintero lhe mete para remate de primeira) e aquele golo foi qualquer coisa de especial. Um bocado diferente de ter lá Kléber, Walter ou Janko, não acham?

Nunca desistir - Mais uma vez, equipa em desvantagem e nunca se desiste. Marca-se golo e não há tempo para festejos - bola no meio-campo para tentar chegar ao 2º. Aprecio!

Rúben Neves - "Olá, sou o Rúben Neves, tenho 17 anos e quando saí lesionado a equipa pareceu ter mamado dois Xanax misturados com whisky até certo período da 2ª parte." - um belo cartão de visita.

Sem Derrotas - Seria da mais elementar justiça que houvesse honestidade, já não digo na CS, mas no mundo bluegosférico. Se no ano passado, quebrados alguns recordes tão negativos (principalmente na Champions), Paulo Fonseca foi justamente chamado aos cabeçalhos pelos piores motivos, esperar-se-ia que Julen Lopetegui o fizesse pelos melhores motivos. São 8 jogos, 2 empates e 6 vitórias, 19 golos marcados e 4 golos sofridos... Enfim, alguns "tascos" que foram tão lestos a massacrar o anterior treinador, poderiam ser igualmente lestos a felicitar o actual. Percebo que cada local tem a sua "agenda", e que textos miseráveis publicados no decorrer desta época possam explicar o porquê de haver tão pouco "Lopetegui" nas parangonas, mas ficava-lhes bem. da minha parte, parabéns Julen!


(-) Negativo

Alex Sandro - Coloco-o aqui porque ontem, no decorrer da 2ª parte, iniciou o seu periodo trapalhão, displicente, patético, desmiolado, em que conseguiu, sozinho dar cabo de 6 jogadas potencialmente perigosas. Numa dessas perdas, demorou uma eternidade a baixar e foi Indi quem safou a situação, lançando-lhe um olhar que, tivesse sido comigo, me faria ter cavado um buraco e não mais sair de lá até ao final do jogo. Ainda assim, é o nosso melhor lateral-esquerdo... 

Quintero - Se se pudesse fazer no futebol uma substitituição "defesa-ataque" como no andebol, em que ha jogadores que só defendem ou só atacam, Quintero seria um forte candidato a só atacar. Aí, com bola nos pés, é capaz de fazer coisas extraordinariamente simples e extraordinariamente belas. Como também é necessário defender, torna-se num jogador bonzito, porque é um mago na manobra ofensiva e um ZERO absoluto na manobra defensiva. E começa a tornar-se complicado arranjar argumentos para defender a sua titularidade. É defender com menos 1!

Lesão de Rúben - Uma tragédia... Junto-me ao coro de vozes portistas e grito um sentido: VOLTA RÁPIDO MIÚDO!!


Em suma, foi cumprido aquilo que se nos exigia. Dar descanso a algumas pedras que vinham revelando alguns sinais de fadiga, dar tempo de jogo a gente cheia de qualidade que ainda não teve tempo para o mostrar, ver um jogo entretido e, acima de tudo, não perder. 

A partir de agora é pensar SÓ em jogo com o Benfica. Não admito mais nada! Nem que uma qualquer super-modelo vos receba em casa, semi-nua em cima da cama,e vos alicie para uma "aventura". Ponham,-na porta fora aos pontapés, imaginando que ela é o Gaitán ou o Enzo a ousar entrar no nosso meio-campo. Levem os relatórios dos jogos deles para casa. Saibam tudo sobre eles, inclusive a que horas dão a 1ª coçadela de tomates e qual a chuteira que calçam primeiro. Decorem tudo o que se tem dito durante esta época sobre vocês e sobre eles. Vejam os jogos memoráveis que já fizemos, na nossa casa, cotnra eles. Ganhem a jogar com menos 1. Com menos 2. Com o Marcano a avançado e o Oliver na baliza, mas ganhem!  Ganhem! Foda-se, rebentem com eles! Ou morram a tentar...

P.S.: Estou a cagar-me para "sorteios simpáticos". Quero o Barcelona ou o Bayern nos 1/8. A sério que quero! 

3 comentários:

  1. Onde é que eu assino?

    Muito bom! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois queres. Porque sabes que não podem sair. Ou então não sabes e é só porque és burro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei perfeitamente, e a piada era precisamente essa. Ainda assim, amei a chamada De atenção! Caro Anónimo, eu sei que é complicado mas bastava juntar os "seus" (porque não me parece que nos conheçamos a ponto de nos tratarmos por "tu") dois distantes e sós neurónios para perceber que era uma piada.

      Da próxima vez, pensar antes de atirar dejectos de forma escrita talvez lhe fique melhor.

      Eliminar