sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Frustração dos "Laterais Esquerdos" deste Mundo

Confesso, que gostava bastante do blog Lateral Esquerdo até há poucos meses. Aliás comecei por ir ao Posse de Bola há já alguns anos mas entretanto acabou por fechar no mês passado. Era um sitio onde se falava de futebol jogado. O meu futebol. Tácticas, posicionamentos ou até quem era realmente determinante no jogo X, ao invés de passar horas a discutir aquele lance ou aquela jogada em que o árbitro Y foi larápio. Mas de algum tempo a esta parte existe uma certa arrogância na forma de ver o jogo que me fez afastar e deixar para trás uma página que seguia com bastante frequência e prazer. Há fenómenos na natureza humana que às vezes não compreendo. Se o típico adepto de futebol é cego em relação à sua equipa (e isso por vezes faz-me não ter paciência para alguns portistas...), este espaço deveria ser acima de tudo educativo. Porque eles sabem a teoria do jogo e como tal podiam mostrar ao adepto comum que o jogo vai muito para além das decisões do árbitro, do jogador que finta muitos adversários e de meter mais avançados na área para ganhar um jogo. Mas o que têm feito por lá? Bater constantemente em 3 jogadores do nosso clube de uma forma incessante. Quaresma, Herrera e Indi. 


Quaresma sempre foi um jogador que me causou mixed feelings, mesmo aquando da sua primeira passagem. Sabia que podia confiar nele para resolver um jogo numa trivela de génio, mas sempre fui mais adepto de Lucho ou Lisandro Lopez, principalmente pela atitude deixada em campo ou pela inteligência no seu jogo (Por exemplo, sempre me fez muita confusão o "Licha" não ter ido para um grande euroepeu. Foi dos avançados mais inteligentes de que me lembro, mas adiante...) O mustang nunca foi um jogador de equilibrios ou de procurar ajudar a equipa defensivamente. Sempre foi um jogador de "passa para cá a bola que eu tento resolver isto sozinho". A mim sempre me causou alguma urticária a sua atitude com o jogo. Não tanto o querer decidir, mas sim o ar gingão com que encolhia os ombros quando alguém o chamava à atenção, era esse ar de indiferença que transparecia para fora que me deixava de cabelos em pé. E se grande parte das vezes (principalmente agora que está mais velhinho) as coisas não saem bem quando procura a jogada individual, há sempre aquela possibilidade de um jogo ficar resolvido assim. Numa jogada, que para o Administradores do Lateral Esquerdo, é egoísta. Mas ver estas ultimas aparições de Quaresma, a defender e a preocupar-se com espaços vazios, e a receber, passa um adversário e espera pelo apoio para passar, deve estar a por aquela malta em brasa. 


A mesma coisa com o desgraçado do Herrera. Vocês até sabem o que eu "bati" no mexicano. Mas ao contrário deles, não tenho qualquer problema em reconhecer a importância de Herrera neste momento na nossa equipa. É horrível a sua percepção de sentido táctico? Sim. Os seus pés por vezes assemelham-se a duas bigornas? Por vezes sim. Mas a verdade é que está a ser um elemento determinante no onze de Lopetegui esta época. É o elemento de equilibrio, o "carregador de piano" e o patinho feio desta equipa. No Lateral Esquerdo até dedicaram um vídeo inteiro a gozar com ele. Isto tudo só para não dizerem que o rapaz até tem surpreendido. Mas claro, os entendidos de futebol não podem dar o braço a torcer...


E por ultimo Martins Indi. É um jogador com algumas limitações. Mas Mangala também o era. Vitor Pereira viu isso e adaptou-se. Lopetegui certamente também verá, mas desta vez não tem um Otamendi do outro lado... O Holandês é um jogador muito ciente das suas limitações e procura jogar curto, prático e sem complicar. No capitulo do passe não inventa. Não o vão ver a fazer um passe de 40 metros, com a delicadeza de quem coloca gentilmente a chuteira por baixo da bola para esta sair num movimento longo mas delicado até ao extremo direito na outra ponta, que consegue receber sem dificuldades tal a qualidade técnica de Indi. Não me parece também que o Holandês seja muito bom a perceber o jogo nas suas costas, onde procura sempre garantir coberturas impossibilitando assim a defesa em linha ou o controlo de espaço nas costas. Mas comprometeu de forma óbvia a equipa em algum jogo?

Amigos, o futebol tem muita lógica. Há coisas que de facto não são para o adepto comum. A qualidade na decisão, a inteligência táctica, aquele treinador que substitui um extremo para meter um médio quando está a perder, ou se o modelo de jogo é adequado para os jogadores em questão. Mas o futebol não é uma ciência exacta. Não é, nem nunca vai ser. E é por isso que este estúpido jogo é tão emocionante. É por isso que o Manchester United virou uma final europeia num minuto. É por isso que Ronaldo (o verdadeiro) se calhar não tomou a decisão correcta ao não passar a um qualquer colega quando marcou este célebre golo ao Compostela (até estava a aparecer do lado direito um jogador mais enquadrado com a baliza...). No futebol, há uma série de equações necessárias para tomar vários tipos de decisões para atingir o sucesso. Mas não é matemática malta. E não há nenhum problema nisso! Tal como critico os programas desportivos que passam HOOOOORAS a falar do filha da mãe do penalty que o árbitro não marcou, critico esta malta que, atenção sabe de futebol, mas torna isso em arrogância quando a realidade vai contra a lógica deles. 

Just enjoy this beautiful game, guys!  

PS: Para não dizerem que sou estou a mandar vir por ser só com o Porto, lá pelo Lateral Esquerdo também se tem malhado no Sálvio, por ser muito cabeça no chão e "correr, correr, correr" e decidir muitas vezes mal. Ou com o Tiago (the player formerly known as Bébé) e a sua forma de jogar o jogo. Ou com o Slimani por ser um jogador mais de área e não tanto de baixar e tabelar com colegas... Mas se fossem completos e perfeitos em todas as acções de jogo não estavam cá certamente.  

6 comentários:

  1. Caro v.a.s.c.o. , eu gosto dos 3 exemplos que deste.

    Sou sincero, o Quaresma não me enche as medidas, mas apenas e só pela exagerada importância que lhe dão. Ele está a jogar melhor e mais para a equipa, mas o mérito é todo do Lopetegui. Todo. O Quaresma já percebeu. Se for vedeta não calça. Por isso, o Bom Quaresma é bem vindo. Mas não é essencial.

    Quanto ao Herrera, jogadores humildes e abnegados são importantes, que carreguem o piano e literalmente façam o trabalho sujo.

    Quanto a Indi, o Porto viveu com Bichos e João Pintos, que não eram os maiores construtores de jogo mas eram muralhas. E com a raça e atitude do Indi, é candidato a típico central à Porto.

    Abraço,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge,

      "o mérito é todo do Lopetegui" - Concordo a 100%. Não está por escrito mas está subentendido ao longo do texto!

      Abraço

      Eliminar
  2. Pois para mim Quaresma, é de muito longe o melhor jogador do Porto (só Brahimi se aproxima) e se Lopetegui ainda está no Dragão, tem que o agradecer e muito ao Quaresma, porque já lhe salvou no mínimo 2 vezes a pele.

    ResponderEliminar
  3. Está ser a ser uma época decepcionante a nível nacional...pois com o plantel de luxo que temos...com individualidades que já vimos que se jogarem nas suas posições e sistemas tácticos que as favorecem são fabulosas...com opções no banco para dar e vender...as dificuldades que estamos a ter são de equipa remendada...isto não pode ser.

    ResponderEliminar
  4. Jorge Vassalo, o João Pinto não construía? Pode ser muito novo mas de certeza que nunca viu uma asa direita com João Pinto, Frasco, Jaime Magalhães. Não era só construir, eles construiam, faziam acabamentos e ainda mobilavam a casa.

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    acho o Indi uma grande contratação.
    Era preciso contratar um central fiável e com estaleca e o moço pegou de estaca.
    Claro que tem as suas limitações mas já que não pôde vir o Hummels...:)

    Saudações Portistas
    Carlos Torres

    ResponderEliminar