quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Athletic Bilbao vs Porto

Mais um dia. Mais uma alegria. Mais uma vitória. E terá sido provavelmente o melhor jogo do Porto esta época. Talvez não na qualidade do futebol jogado mas como equipa, em organização, em espirito de sacrifício e em entrega. Maicon e Óliver eram titulares num jogo que prometia ser combativo dadas as condições do relvado no San Mamés. E foi um Porto mandão durante toda a primeira parte. Mais qualidade na troca de bola, mais segurança e mais um par de oportunidades desperdiçadas por Jackson. E mais um penalty falhado... 


Era uma injustiça tremenda chegar ao intervalo com 0-0. Fabiano nem suou, e o Athletic o mais perto que chegou da nossa baliza foi num cabeceamento que saiu pela... linha lateral. A segunda parte começava e o Athletic com duas mexidas conseguiu equilibrar a coisa, até que Brahimi em mais um momento de génio, foi pondo adversários no bolso e cruza para Jackson marcar o primeiro. Impressionante a cavalgada do argelino em modo "Epá que chaaaaatos, deixem nos lá marcar um golo". 1-0 mais que merecido, seguido pouco tempo depois de uma oferta basca, a fazer lembrar alguns golos sofridos no ano passado, que dava a Brahimi o segundo golo do jogo. 2-0 e a vitória parecia certa. Até ao final o mais perto que o Athletic chegou da nossa baliza foi num cabeceamento que ganhou um efeito esquisito e acabou por ao poste da baliza de Fabiano. Apuramento garantido com dois jogos por jogar e quase 18 Milhões garantidos. Onde andam os "profetas da desgraça"? 

(+) Positivo

Trio de meio-campo - CA JOGATANA MALTA! Casemiro a limpar (sem dispensar a habitual trolitada numa canela adversária), Herrera com o pulmão do costume e alguns passes muito interessantes (estás a dar tudo para me calar a boca, não estás Héctor? Na boa, continua!) e Óliver é mais completo que Quintero para jogos deste tipo. Foi o primeiro jogo em que senti haver realmente entendimento, equilibrios, compensações e muita vontade. Parece ser esta o trio certo para os jogos a sério. Talvez Quintero para jogos em casa muito fechados, mas SEMPRE com Casemiro e Herrera.

Brahimi - O "abre-latas" azul e branco. Aquela jogada é de classe mundial meus caros. São jogadas como aquela que me fazem acreditar que este mago vai cá estar muito pouco tempo... Esperemos que não carago! Ah, é também, depois de Deco, Quaresma e Hulk (por ordem cronológica) o saco de porrada dos adversários. Dass, que até irrita às vezes.

Jackson - Falhou duas ou três oportunidades de golo que não devia, mas a quantidade de porradinha que levou e a quantidade de bolas (ou melhor mísseis) lançadas desde a defesa que dominou, segurou, aguentando as cargas de Laporte e Gurpegui, para dar a um companheiro foi absurda. Grande exibição do capitão apesar do penalty falhado. 


(-) Negativo

Alex Sandro - Está a precisar de parar um joguinho, ir até à praia, beber uma caipirinha, almoçar uma picanha e... GANHAR JUIZO! José Angel merece a titularidade na Amoreira.

Jackson e os penaltys - Num lance que até me parece nem ser penalty (podem-me insultar na caixa de comentários mas aqueles lances são... meh) o capitão colombiano desperdiçou, YET AGAIN, uma grande penalidade. A qualidade técnica está toda lá mas parece faltar capacidade mental para aquele momento. Em conversa com o Z ontem dizia que Maicon (puxando da biqueira para assassinar guarda-redes) ou Danilo (com mais qualidade técnica) deviam ser os mais fortes candidatos a bater as grandes penalidades. 

Relvado do San Mamés - Ridículo para um jogo de Champions. Só isso. 

8 comentários:

  1. Caro v.a.s.c.o,

    Subscrevo. Acho urgente arranjar um marcador de penalties. Concordo com os sub capitães. Mas TREINADOS, por Toutatis!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que isto dos penaltys é só mental. Com todos. Repara até podem passar a semana toda a treiná-los. Chegam ao jogo e a situação muda por completo. A pressão e a capacidade para lidar com ela é completamente diferente. Estão a precisar daqueles cigarros com cheiro estranho para se acalmarem antes de baterem da marca dos 11 metros. CHILL THE FUCK DOWN GUYS!

      Eliminar
  2. Pá, v.a.s.c.o., continuo a achar que o Indi ali da marca de penalty era capaz de fazer estrago :)

    Já agora, vamos brincar um bocadinho aos "portistas exigentes": o Herrera só começou a jogar assim pelos "pucões de orelhas" que tu lhe deste aqui. E olha que sou menino para lhe enviar para o Instagram algumas das SMS que trocaste comigo no decorrer de jogos!

    Maravilha de análise (eu sei que não podes pôr todos no +... Mas o Danilo, Meu Deus... O Danilo...) !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei... O Danilo anda a merecer um (+) mais há vários jogos. Mas tem sido tão regular na qualidade que um gajo esquece-se!

      E não mostres nada ao Herrera sff. Ainda vêm os Zapatas lá do México fazer-me a folha!

      Eliminar

    2. o Danilo é quele gajo que alguma massa assoBiativa questionava tanto por ter custado dezoito milhões, não é? é esse, não é?
      ok...

      abr@ços
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  3. O nivel de jogo do Alex Sandro está ao nível do bigode dele.... Por mim foi o pior elemento da equipa juntamente com Tello (embora devido a situações diferentes).Penso que o banco chama por ele (há vários jogos). Chega a ser insultuoso para o Angel não ser titular estando o Alex Sandro a jogar desta forma.

    Relativamente ao Tello, o campo não estava para o tipo de jogo dele, e ele também tratou confirmar algumas características que precisam de afinação. Tudo somado dá um redondo mau jogo. Quem o veio substituir também não fez melhor.

    Do lado do bom, destaco o restante da equipa. Irrepreensível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O nivel de jogo do Alex Sandro está ao nível do bigode dele" - Bravo!

      Li algures na bluegosfera uma expressão com a qual concordo. Era qualquer coisa como "o corpo do Tello executa muito mais rápido que o cérebro dele" Se ele as conseguir igualar... Vai dar jogadorzaço!

      Abraço e aparece mais vezes!

      Eliminar

    2. o Alex está só a imitar o Hugo Almeida e a (in)tentar tornar-se um verdadeiro tuga :D

      sobre o Tello e tenbdo em mente a expressão captada pelo Vasco, acho que será essa a função de Lopetegui: potenciar o jogador.
      eu confio que «ambos os dois» serão vencedores e, por inerência, todos nós.

      abr@ços
      Miguel | Tomo II

      Eliminar