Mais um dia. Mais uma alegria. Mais uma vitória. E terá sido provavelmente o melhor jogo do Porto esta época. Talvez não na qualidade do futebol jogado mas como equipa, em organização, em espirito de sacrifício e em entrega. Maicon e Óliver eram titulares num jogo que prometia ser combativo dadas as condições do relvado no San Mamés. E foi um Porto mandão durante toda a primeira parte. Mais qualidade na troca de bola, mais segurança e mais um par de oportunidades desperdiçadas por Jackson. E mais um penalty falhado...
Era uma injustiça tremenda chegar ao intervalo com 0-0. Fabiano nem suou, e o Athletic o mais perto que chegou da nossa baliza foi num cabeceamento que saiu pela... linha lateral. A segunda parte começava e o Athletic com duas mexidas conseguiu equilibrar a coisa, até que Brahimi em mais um momento de génio, foi pondo adversários no bolso e cruza para Jackson marcar o primeiro. Impressionante a cavalgada do argelino em modo "Epá que chaaaaatos, deixem nos lá marcar um golo". 1-0 mais que merecido, seguido pouco tempo depois de uma oferta basca, a fazer lembrar alguns golos sofridos no ano passado, que dava a Brahimi o segundo golo do jogo. 2-0 e a vitória parecia certa. Até ao final o mais perto que o Athletic chegou da nossa baliza foi num cabeceamento que ganhou um efeito esquisito e acabou por ao poste da baliza de Fabiano. Apuramento garantido com dois jogos por jogar e quase 18 Milhões garantidos. Onde andam os "profetas da desgraça"?
(+) Positivo
Trio de meio-campo - CA JOGATANA MALTA! Casemiro a limpar (sem dispensar a habitual trolitada numa canela adversária), Herrera com o pulmão do costume e alguns passes muito interessantes (estás a dar tudo para me calar a boca, não estás Héctor? Na boa, continua!) e Óliver é mais completo que Quintero para jogos deste tipo. Foi o primeiro jogo em que senti haver realmente entendimento, equilibrios, compensações e muita vontade. Parece ser esta o trio certo para os jogos a sério. Talvez Quintero para jogos em casa muito fechados, mas SEMPRE com Casemiro e Herrera.
Brahimi - O "abre-latas" azul e branco. Aquela jogada é de classe mundial meus caros. São jogadas como aquela que me fazem acreditar que este mago vai cá estar muito pouco tempo... Esperemos que não carago! Ah, é também, depois de Deco, Quaresma e Hulk (por ordem cronológica) o saco de porrada dos adversários. Dass, que até irrita às vezes.
Jackson - Falhou duas ou três oportunidades de golo que não devia, mas a quantidade de porradinha que levou e a quantidade de bolas (ou melhor mísseis) lançadas desde a defesa que dominou, segurou, aguentando as cargas de Laporte e Gurpegui, para dar a um companheiro foi absurda. Grande exibição do capitão apesar do penalty falhado.
(-) Negativo
Alex Sandro - Está a precisar de parar um joguinho, ir até à praia, beber uma caipirinha, almoçar uma picanha e... GANHAR JUIZO! José Angel merece a titularidade na Amoreira.
Jackson e os penaltys - Num lance que até me parece nem ser penalty (podem-me insultar na caixa de comentários mas aqueles lances são... meh) o capitão colombiano desperdiçou, YET AGAIN, uma grande penalidade. A qualidade técnica está toda lá mas parece faltar capacidade mental para aquele momento. Em conversa com o Z ontem dizia que Maicon (puxando da biqueira para assassinar guarda-redes) ou Danilo (com mais qualidade técnica) deviam ser os mais fortes candidatos a bater as grandes penalidades.
Relvado do San Mamés - Ridículo para um jogo de Champions. Só isso.
Caro v.a.s.c.o,
ResponderEliminarSubscrevo. Acho urgente arranjar um marcador de penalties. Concordo com os sub capitães. Mas TREINADOS, por Toutatis!
Abraço!
Eu acho que isto dos penaltys é só mental. Com todos. Repara até podem passar a semana toda a treiná-los. Chegam ao jogo e a situação muda por completo. A pressão e a capacidade para lidar com ela é completamente diferente. Estão a precisar daqueles cigarros com cheiro estranho para se acalmarem antes de baterem da marca dos 11 metros. CHILL THE FUCK DOWN GUYS!
EliminarPá, v.a.s.c.o., continuo a achar que o Indi ali da marca de penalty era capaz de fazer estrago :)
ResponderEliminarJá agora, vamos brincar um bocadinho aos "portistas exigentes": o Herrera só começou a jogar assim pelos "pucões de orelhas" que tu lhe deste aqui. E olha que sou menino para lhe enviar para o Instagram algumas das SMS que trocaste comigo no decorrer de jogos!
Maravilha de análise (eu sei que não podes pôr todos no +... Mas o Danilo, Meu Deus... O Danilo...) !
Eu sei... O Danilo anda a merecer um (+) mais há vários jogos. Mas tem sido tão regular na qualidade que um gajo esquece-se!
EliminarE não mostres nada ao Herrera sff. Ainda vêm os Zapatas lá do México fazer-me a folha!
Eliminaro Danilo é quele gajo que alguma massa assoBiativa questionava tanto por ter custado dezoito milhões, não é? é esse, não é?
ok...
abr@ços
Miguel | Tomo II
O nivel de jogo do Alex Sandro está ao nível do bigode dele.... Por mim foi o pior elemento da equipa juntamente com Tello (embora devido a situações diferentes).Penso que o banco chama por ele (há vários jogos). Chega a ser insultuoso para o Angel não ser titular estando o Alex Sandro a jogar desta forma.
ResponderEliminarRelativamente ao Tello, o campo não estava para o tipo de jogo dele, e ele também tratou confirmar algumas características que precisam de afinação. Tudo somado dá um redondo mau jogo. Quem o veio substituir também não fez melhor.
Do lado do bom, destaco o restante da equipa. Irrepreensível.
"O nivel de jogo do Alex Sandro está ao nível do bigode dele" - Bravo!
EliminarLi algures na bluegosfera uma expressão com a qual concordo. Era qualquer coisa como "o corpo do Tello executa muito mais rápido que o cérebro dele" Se ele as conseguir igualar... Vai dar jogadorzaço!
Abraço e aparece mais vezes!
Eliminaro Alex está só a imitar o Hugo Almeida e a (in)tentar tornar-se um verdadeiro tuga :D
sobre o Tello e tenbdo em mente a expressão captada pelo Vasco, acho que será essa a função de Lopetegui: potenciar o jogador.
eu confio que «ambos os dois» serão vencedores e, por inerência, todos nós.
abr@ços
Miguel | Tomo II