terça-feira, 2 de setembro de 2014

Porto vs Moreirense

Em dia de derby lisboeta, o Porto recebia o Moreirense, de regresso à 1ª Liga, no Estádio do Dragão. Uma boa casa com de 35509 adeptos recebia um Porto com algumas novidades no 11, a começar pela defesa. Face à lesão de Alex Sandro, José Angel foi titular (e é tão bom não adaptar jogadores) Oliver e Brahimi acompanhavam Casemiro no meio-campo, enquanto Adrian e Quaresma compunham as asas do ataque liderados pelo capitão Jackson Martinez.



Com uma primeira-parte muita fraca em termos de velocidade, foram poucas (ou mesmo nulas) as oportunidades de golo. Dominámos as estatisticas com muita posse, muitos ataques mas... faltava o resto. O Moreirense jogava com 11 homens atrás da bola e com duas linhas (defesa e médios) praticamente juntas. A lentidão do nosso jogo não ajudava a desmontar o xadrez que a equipa de Miguel Leal trouxe até ao Dragão. Jose Angel fez uma primeira-parte fraca. Quaresma idem. Adrián ninguém sabe se chegou verdadeiramente a sair do balneário ou se o fecharam lá dentro sem querer.

Mas uma segunda-parte melhor, onde todos pareciam melhorar a nível individual foi o suficiente para ganhar a uma equipa do Moreirense que vinha para perder por poucos. Só que as dores nas pernas atacam ambas as equipas... Casemiro por exemplo, foi o primeiro que se sentiu estar sem gás e imaginação para continuar em campo. Hoje Lopetegui demorou um bocadinho a mexer na equipa mas... mexeu bem. Ruben Neves entrou e a bola passou a circular com mais rapidez. Numa jogada interessante pela direita com Quaresma e Brahimi como intervenientes, a bola acaba a passar em frente à linha de golo com 4 jogadores azuis e brancos pronto para finalizar. Foi Oliver Torres quem acabou por empurrar a bola para o fundo das redes de Marafona, inaugurando assim o marcador. E como diria esse poeta do futebol Cristiano Ronaldo: "os golos são como o Ketchup" e saindo o primeiro vinham mais a caminho. O segundo nasce de uma saída épica de Marafona da baliza que acaba por lesionar Oliver no ombro numa bola dividida, a bola acaba por sobrar para Jose Angel (muito melhor na 2ª parte) que cruza para Jackson marcar. 2-0 e o resultado estava feito. Entrou Quintero para o lugar do nosso anãozinho espanhol, ainda a tempo de falhar um penalty e de estar na jogada do terceiro golo. Movimento tipico da direita para o meio, bola em Adrian e Jackson com um remate seco e colocado a fazer o 3-0 e arrumar de vez com o jogo. 5 jogos, 5 vitórias 0 golos sofridos são numero muito bons neste inicio de época. Vamos a notas...

(+) Positivo


Ruben Neves - Veio dar a velocidade que Casemiro não conseguia. Ou por estar cansado ou por ter comido demasiada picanha ao almoço. Enquanto o Brasileiro parecia muito preso de movimentos e demorava muito tempo a entregar a bola, o nosso puto entrou e veio dar velocidade na circulação de bola e rotatividade. Aparecia sempre do lado a oferecer linhas de passe mais recuadas. Muita qualidade nos seus pés. 

Danilo - Um dos melhores. Tentou sempre levar a equipa para a frente. Movimentações interessantes no meio (como ele tanto gosta) a ocupar espaço interior quando estávamos sem bola e a confundir marcações quando estávamos em posse. Rematou, correu, sempre insatisfeito. Estou a gostar muito do seu inicio de época.

Jackson - Mais um jogo, mais dois golos. Foi uma autêntica ilha na primeira-parte, no meio dos centrais do Moreirense. E como a equipa melhorou na segunda-parte, Jackson marcou. Quando é bem servido o colombiano faz golos. Fechada a época de transferências, está aqui uma bela "manutenção" !

(-) Negativo


Adrián - Uma "barata tonta" na primeira parte, ficando seguramente com as orelhas bem quentes. Aqueles 45' iniciais, parecia que o Porto jogou sempre com 10. Estivesse onde estivesse era sempre menos um. Muito fraco. Alguém dizia e bem no Twitter que parece o Torres à procura do seu espaço no Chelsea. No segundo-tempo melhorou aos poucos e ainda assistiu Jackson para o ultimo golo. A qualidade está lá, falta a Lopetegui saber tirar o melhor do espanhol.

Lopetegui - Mister, eu sei que temos tido um bromance ultimamente mas hoje não fiquei contente. Muito tempo para mexer na equipa quando era óbvio o que estava a correr mal e quem não estava a jogar bem. A insistência na largura mesmo quando o Porto estava em vantagem (ainda 1-0) é algo que não consigo entender pois era dado espaço ao Moreirense para progredir com a bola. Mexeu bem, é um facto. Ganhámos? Sim. Mas arriscou-se demasiado com o "deixar passar o relógio".

Quintero - Entrou para o lugar do lesionado Oliver e entrou com cara de quem estava obstipado há já vários dias. Jackson e Brahimi deram-lhe a bola para marcar o penalty e o colombiano falha de forma... muito denunciada to say the least. Esta malta quer toda jogar mas quando lhes são dadas oportunidades (parece que) dão tudo para não voltarem a calçar.


TWEETOLÂNDIA 

3 comentários:

  1. Desculpa caro v.a.s.c.o, não posso concordar contigo.

    Adrian esteve muito bem. Esteve sempre a tentar defender, a conhecer os cantos da casa, a entrosar-se com os colegas. Eu acho que o passe para o golo não não foi nada fácil. Angel também cresceu.

    Lopetegui fez o que lhe competia. Chegou ao balneário e deu-lhes uma esfrega. Não foi como a galinha que ficava a bater palminhas de olhar vazio à espera que algo mudasse. Viu a equipa crescer na segunda parte e não quis quebrar o momentum . Mas Casemiro não dava mais, nem Quaresma. O sistema de jogo não estava mal, os intervenientes sim.

    Concordo contigo em relação a Quintero mas alguém me avisou que ele devia estar triste por causa da morte da avó e querer-lhe-ia ter dedicado o golo, que eu entendo. Mesmo assim, uma coisa à Nani não sai bem na foto.

    Abraços Azuis e Brancos!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHA, "a galinha" nunca tinha ouvido. Bravo!

      O que critiquei no JL foi mais o tempo que demorou a mexer. E as "mexidas" ao intervalo fazem me lembrar a época do AVB em quando andávamos a pastar na primeira-parte, entrávamos a todo o gás a seguir.

      Essa situação do Quintero desconhecia. A ser verdade, até lhe dava o mais. Mas a situação do penalty, não foi sequer parecida com a do Nani. Neste caso foi Jackson e Brahimi (acho) que forem ter com ele para ele marcar... Portanto forma "fofinhos" e não roubaram a bola ao jogador que marca penaltis (Adrien).

      Em relação ao Adrian... Let's agree to disagree, gostei mais do segundo tempo dele. Foi mais participativo e decidiu melhor mas a primeira-parte, talvez pela equipa estar também ela lenta, foi fraquinha.

      Abraço!

      Eliminar
  2. Apesar de termos jogadores novos que nos entusiasmam imenso, tem sido maravilhoso ver a malta que transita da época passada... Danilo, Maicon e Jackson estão monstruosos!!!

    ResponderEliminar