quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Porto vs Lille

E estamos na Champions! Não estamos habituados a entrar na Liga dos Campeões através de pré-eliminatórias, mas também conta e ainda recebemos mais uns trocos. Catita. Foi uma casa muito bem composta que recebeu os franceses do Lille para o jogo decisivo. O Porto repetia o mesmo onze que tinha entrado em campo na semana passada em França. Os primeiros 15 minutos dos muchachos de Lopetegui foram avassaladores. Com várias jogadas de perigo, um penalty claro que ficou por marcar sobre Jackson Martinez e controlo total do jogo. Até ao final da primeira-parte houve (novamente) espaço para alguns erros na construção. A bola queimava os pés de Indi e Maicon, e o Porto só conseguia sair a jogar através dos laterais. Existe alguma incapacidade em por a bola entre-linhas quando estamos a iniciar a construção. E com esta insegurança, os "assobiadores" voltaram. Arrrrgggggghhhhhh. Destaque ainda para a saída de Alex Sandro por lesão. Entrava Reyes e Martins Indi ocupava agora o lugar de lateral. Se com bola o holandês até se safou bastante bem com algumas investidas interessantes pelo corredor esquerdo, no momento de transição defensiva esteve várias vezes "aos papéis" por querer ocupar um espaço demasiado central para um lateral. 


Com o intervalo veio mais segurança e acima de tudo mais calma. Herrera e Ruben Neves pareciam fatigados e o foi aí que se notava alguma falta de tranquilidade no jogo portista. Herrera com um grande cabeceamento no inicio do segundo-tempo ia inaugurando o marcador. Mas foi Brahimi com um livre superiormente bem marcado a colocar o Porto muito perto da fase de grupos da Champions. O argelino deixou o guarda-redes amarrado ao chão (foi mal batido? lol) e fazia o 2-0 na eliminatória. Não satisfeito o Porto queria o golo da tranquilidade, e depois de um mau passe do Lille, Evandro dá de primeira para Brahimi que isola Jackson e o colombiano colava a bola no fundo das redes e carimbava assim o passaporte para os milhões da Champions. Primeiro objectivo da época conseguido! Muito importante esta qualificação, não só para as contas mas para o nosso ego muito maltratado na época anterior. 

(+) Positivo 


Brahimi - Não vi jogar Rabah Madjer, mas vi inúmeros videos dele. A classe que tinha nos pés só foi vista talvez em Deco. Brahimi promete dar luta para entrar nessa galeria. É incrível a forma como passa por adversários em fintas que só se fazem no FIFA. Em modo Amateur. Um golo de livre (já nem me lembro da ultima vez que vi isto no Dragão), e uma assistência para o Cha Cha Cha. Se não foi o MVP andou lá muito perto. Faz-nos sonhar bem alto este carequinha Argelino. 

Casemiro - A classe com que distribui lenha naquele meio-campo é deliciosa de observar. É um médio defensivo completamente diferente do Polvo, mas está a ser, juntamente com Maicon um dos elementos em maior destaque neste inicio de época.  A precisão do passe longo do brasileiro é fantástica, e em momentos de transição (e quando a máquina estiver mais afinada) pode ser letal. Dá para o comprar já?

Maicon - Que bestinha. Aquele corte com a pontinha do pé, foi talvez o desarme mais importante desde que está no clube. Parece estar a voltar à forma em que se encontrava antes da lesão na primeira época de Vitor Pereira. Defensivamente este irrepreensível. Tem de parar de abusar do passe longo, e perceber que não é o Beckenbauer. 

Evandro - Aquele passe para o Brahimi na jogada do segundo golo é tudo aquilo que adoro num jogador de futebol. Ainda não tinha recebido a bola e já sabia onde e em quem a ia pôr. Devolveu Gostava muito de o ver a titular com Oliver no meio. Tem muito mais futebol nos pés que Herrera. 


(-) Negativo 



Herrera da primeira parte - Chegou a ser confrangedor a exibição do mexicano no primeiro tempo. Fosse sem bola, seja a receber, seja a passar. Foram tantos os lances que morreram nos seus pés que devia ser julgado por genocídio. Na segunda-parte melhorou, porque a equipa também melhorou mas começo realmente a pensar que talvez Clasie fosse uma importante contratação para o nosso meio-campo. Porque é essencialmente aquilo que falta a Herrera - Clasie.

As estranhas lesões neste inicio de época - Tello, Alex Sandro e Casemiro. É um facto que fizemos 4 jogos em doze dias. Jogos sempre em alta rotação, mas é no mínimo preocupante olhar para o campo e ver ainda na primeira-parte jogadores com as mãos nos joelhos e com a língua de fora. A falta de gestão da posse e o deixar o jogo partir só aumenta o risco da reincidência destas mazelas. 

O árbitro - Antes de tudo é importante referir que não me vão ouvir falar de árbitros muitas vezes. Não gosto de me desculpar com arbitragens. Nunca, Mas começam a ser demasiado estranhas as más exibições dos senhores do apito em jogos europeus. Principalmente daqueles que estão muito bem cotados na UEFA. A mãe de Howard Webb, um dos queridos de Platini teve as orelhas bem quentes quando o seu filho arbitrou um Porto-Atlético e um Porto-Zenit. Desta vez foi Bjorn Kuipers, o mesmo árbitro da Supertaça Europeia contra o Barcelona (lembram-se do penalty sobre o Guarin?) Mas mais do que um penalty ou um fora-de-jogo é o critério e a forma como se "gere" um jogo. Neste jogo foram faltas defensivas transformadas em faltas ofensivas e aquele tom de sargentão com que apitou. E é com arbitragens destas que eu percebo que nunca poderia ser jogador de futebol. Porque certamente deixaria muitos árbitros como o Pedro Proença depois de uma ida ao Colombo. Toothless

Assobiadores, O Regresso - Estou a começar a ficar fartinho de vocês. Mesmo. E o que me irrita mais é a falta de sensibilidade que vocês têm. Porque acham que temos acabar os campeonatos sem derrotas com foi com AVB e VP. Porque acham que temos de ganhar todos os jogos com goleadas e grandes golos. Porque acham que não devemos trocar a bola no nosso meio-campo porque isso vos aborrece. Porque acham que esta equipa já devia dar show apesar de ser praticamente nova. Onde estavam Fabiano, Maicon, Indi, Casemiro, Herrera, Ruben Neves, Oliver e Brahimi há um ano? Ou não estavam cá ou andavam pelo banco ou bancada. Mete nojo este tipo de gentinha que assobia uma equipa (repito) nova, aos 30 minutos, em casa, quando esta está a jogar uma eliminatória importantíssima que garantia um income fundamental, principalmente depois do investimento feito. 2) Assobiar Lopetegui por não pôr Quaresma - A sério? Será que esta malta acha que por ter jogado Football Manager ou FIFA sabe mais que o treinador? Será que são novidade as polémicas com Quaresma? Será que ninguém percebe que o rapaz vai para velho e NÃO MUDA? Querem pulso firme para Defour e outros que falam nos jornais, mas depois apoiam o miníno de Scolari cegamente. Dou daqui uma ideia à malta do Estádio do Dragão: Quando virem alguém a assobiar, levantem a mão e chamem um Steward. Esse Steward levará o assobiador para uma sala fechada onde este é obrigado a ingerir um forte laxante. Quando a natureza chamar, a única casa de banho disponível terá apenas um buraco no chão e palha d'aço como papel higiénico. De seguida, é encaminhado novamente ao seu lugar mas reparará de imediato que lhe foi retirado o assento de modo a ficar com o dito bem dorido. Is that visual enough for you? Estou cansado desta seita. 


Tweetolândia 



E agora venha a fase de grupos! Sou daqueles que vê os sorteios como se de uma decisão por penalties se tratasse. Qualquer coisa como "Eish! Grupo H... Já fomos". Sim, é estúpido, mas é aquele nervoso miudinho que as bolinhas me causam (wink wink). Grupo ideal - Porto, Basileia, Olympiakos e Malmoe. Grupo diabólico - Porto, Borussia Dortmund, Liverpool e Roma. Vamos lá ver como corre...

5 comentários:

  1. Caro v.a.s.c.o.,

    Vamos ver se há assobiadores parvos entre Novembro e Fevereiro, em jogos com o Penafiel e quejandos. Felizmente Agosto acaba com um Moreirense.

    Em relação ao Quaresma, enfim... até já fui acusado num reflectivo blogue de odiar o rapaz. Mas disciplina nunca matou ninguém...

    O sorteio não correu mal. Mas temo mais jogos "faceis" que os "lixados". Relaxamentos podem ser mortais.

    Embora com Lopetegui não haja almoços grátis.

    Abraço Portista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós nos lembramos de Apoel ou Artmedia, mas parece-me que o Julen os vai pôr aqueles meninos a correr sem relaxar...

      Deixa lá a questão Quaresma. Neste momento estamos divididos: os pró-Quaresma e os anti-Quaresma e depois tens a Comunicação Social (alguma dela bastante encarnada) que assustados com o nosso investimento, esfregam as mãos com a possibilidade de polémica. Se me permites, borrifa-te para isso. És um ser pensante e isso às vezes é um problema. Trust me!

      Abraço Jorge!

      Eliminar
  2. v.a.s.c.o. do meu coração,

    Concordo com cada bocadinho da tua analise (mais uma brilhante! - baba-te), mas deixa-me dizer-te que Danilo merece um positivo! Que jogador diferente que o homem está!!! Pegando no que tenho lido do Jorge Vassalo noutros blogs (espero que não me leve a mal), o homem está a demonstrar qualidades de líder e talvez fosse um bom capitão.
    Estou contigo na preocupação relativamente a questões físicas, principalmente numa fase tão embrionária das competições. Estou muito empolgado com este Porto, principalmente quando olho para as alternativas que temos.

    P.S.: o passe do Evandro aqui na TVE1 foi amplamente elogiado pelo Radomir Antic, que comentou o jogo. Podemos ter comentadores assim em Portugal?
    P.S.1: com todo o respeito por todas as equipas do Mundo, o nosso grupo está ao alcance e desta vez, das equipas portuguesas, fomos a mais bafejada pela "sorte". Siga!

    ResponderEliminar
  3. Oh Z, acredita no Pai Natal?

    É que essa expectativa de comentários isentos - delicioso ouvir o David Borges a comentar o sorteio! - é como acreditar no barbudo da Coca Cola!

    Eu acho que as lesões são do treino forte do Lopetegui, mas é bom, para saber que eles aguentam 120 minutos sem lhes dar o abafo. Agora enquanto não há endurance... é natural. Mas temos um plantel para a rotatividade.

    E desculpem, Z e v.a.s.c.o. não sou pró nem contra o Quaresma. Sou pró-FCP. E dos jogadores que querem contribuir para ser Portista. E isso é de todos nós. Não de um só.

    Qualquer outro que tivesse a mesma atitute teria a mesma reprovação da minha parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida, tanto eu como o v.a.s.c.o. pensamos do mesmo modo. Não pode NUNCA haver um jogador mais importante do que a equipa, seja ele qual fôr. Obviamente isto dos "pro" e "anti" é fenómeno de treinadores de bancada e dos profissionais do assobio lá do Dragão - e já agora, uma bela estratégia da comunicação social para tentar criar uns atritos.

      Tenho adorado a forma como Lopetegui tem lidado com a situação.

      Eliminar