sábado, 23 de agosto de 2014

Porto vs Lille e Tweetolândia

Não estava fácil a publicação desta crónica sobre o jogo de quarta-feira. Primeiro, o "capitalista" do Z encontra-se de férias, provavelmente em frente a uma qualquer piscina de água aquecida com um Mojito na mão direita e um charuto cubano na outra. Como dizia o Herman José num sketch bem conhecido "se não tá deitado, tá estendido..." e desse modo não tenho o "suporte" do costume na gestão do blogue. Segundo, depois de em Junho me ter falecido um computador de marca Japonesa (para evitar problemas de copyright vou usar o seu nome completo - António Shiba) desta vez foi o carregador da maçã ruída a dar problemas, deixando me sem computador durante uns dias. Tudo resolvido, passemos ao futebol. 


Estreia do Porto na Europa este ano contra um Lille que não metia medo, mas impunha respeito. Um 4ª lugar no ano passado, alguns jogadores interessantes e um treinador que já foi campeão francês. Lopetegui deixava Quaresma no banco e avançava com Casemiro para o 11 como eu tinha pedido (Obrigado Mister, eu sei que me tem sempre em conta antes de fazer o onze). Confesso que quando vi quem ia jogar, estranhei a opção por tantos médios, mas o que é facto é que este Porto deixa cada vez mais água na boca pela qualidade individual que tem. E essa qualidade individual está a ser cada vez mais usada de forma colectiva. Foi um dos onzes mais jovens de sempre da história do clube com uma média de 23,48 anos. Incrível. O Porto entrou bem no jogo, teve bola e não acusou estar a jogar fora. O Lille esteve sempre expectante e deixando Jaime Pacheco com uma lágrima no canto do olho, optou pela táctica do "distribuir lenha a torto e a direito". Com a permissão do holandês Bjorn Kuipers (que ódio que eu te tenho desde a Supertaça Europeia com o Barça...) a equipa francesa foi deixando marcas nas canelas dos homens de azul-e-branco. Apesar do controlo total do Porto não existiram muitas ocasiões de perigo até ao intervalo. Na cobrança de um livre lateral, ficou por marcar um pénalti contra o Lille por puxão em Jackson Martinez. O único remate perigoso do Lille na primeira-parte foi feito já com esta a terminar, com a bola a passar ligeiramente por cima da barra da baliza de Fabiano. Sorte do nosso lado e... intervalo. 

A segunda-parte começava e trouxe um Porto mais seguro e mais decidido, Brahimi não estava a fazer um grande jogo (desta vez ocupou o lado direito do ataque) e acabou por dar lugar a Tello que na primeira vez que toca na bola assiste Jackson, e Herrera na recarga faz o 1-0. Muito boa a jogada iniciada (e concluída) pelo mexicano antes do meio-campo, Ruben Neves temporiza e serve Tello que aguarda o momento certo para colocar a bola na área. Nota 20 para todos na decisão! O Lille procurou responder metendo em campo os "putos" rápidos e talentosos Rony Lopes e Ryan Mendes. E criou algumas dificuldades ao Porto. Mas apesar do caudal ofensivo dos franceses, a equipa de Lopetegui pareceu melhor defensivamente do que no fim-de-semana. A equipa parecia mais compacta, com mais unidades a ajudar a defender quando na verdade era apenas e só (uma melhor) organização. Casemiro dá à equipa mais consistência a defender e mais qualidade no passe longo. Fabiano ainda nos fez suar pelo menos duas vezes, mas o resultado manteve-se inalterado. Uma vitória que dá segurança e nos deixa a sonhar por mais.


(+) Positivo


Oliver Torres - Vou passar o ano inteiro a chorar por ele porque sei que este "metro e meio" de jogador nos vai abandonar no final do ano. Que qualidade tens tu, puto. Pés de craque, inteligência táctica que lhe permite jogar numa ala sem perder grande qualidade exibicional. Deve ser um jogador "chato" de defrontar tal é facilidade com que roda sobre adversários, pela raça que demonstra a recuperar bolas e por ainda ter qualidade para pormenores técnicos deliciosos. Vai ser um monstro!

Ruben Neves - Mais um recorde do nosso puto-maravilha. Gosto da postura "and not a single f*ck was given" que aparenta ter em resposta a todo o ruído à sua volta. Vendo este jogo fica a ideia que será mais um 8 do que um 6 tal é a sua percepção de onde deve estar para receber passes, o seu jogo simples, o seu remate fácil e a forma enérgica como mantém o meio-campo em rotação. Chegou a ter 85% de passes certos. Na Champions. Com 17 anos. Fantástico.

A dupla dos centrais - Estiveram em grande. Houve erros? Sim. Maicon teve um (talvez o único em toda a partida) que podia ter originado golo do Lille no final da primeira-parte. Mas tanto ele como Indi foram certinhos, no passe, na marcação, na premissa "Tá apertado, joga prá arquibancada!". Não são os melhores do Mundo, mas noites como a de quarta-feira dão-nos segurança. Venham mais jogos assim. 

(-) Negativo


Herrera - Héctor, juro que não é nada pessoal, mas tu estás a dar tudo para eu ter razão. E eu gostava de não a ter. Marcaste o golo da vitória, eu sei. Mas a quantidade de bolas perdidas e de passes falhados que saíram dos teus pés foi ridícula. 69% de passes certos numa equipa que gosta de posse é uma estatística muito má. Vê lá isso pá. É que até simpatizo contigo e com as tuas orelhas, moço.

Fabiano - Tanta tremedeira. Não deu segurança nenhuma quando a equipa mais precisava. Teve duas falhas demasiado graves para o nosso nível. Aquela bola que não agarra num livre é absolutamente ridícula. Tal como aquela saída até à marca de penalty. Duas jogadas que nos podiam ter custado a eliminatória...

Não saber gerir a bola e o excesso passe longo - Demos demasiadas bolas ao adversário com mudanças de flanco desnecessárias quando estávamos em vantagem. Para quê? Não seria melhor ir trocando a bola, mantendo a posse evitando dar a bola ao Lille? E os livres mais recuados com Maicon a despejar lá para a frente sem grande critério. Para quê? A rever. 


Faltam 90 minutos para estarmos de volta à Liga dos Campeões. Com seriedade e sem complacência no jogo da 2ª mão iremos ganhar na nossa casa, no nosso estádio, com os nossos adeptos sempre a apoiar. Ainda há muito para crescer, mas esta equipa já demonstra muita qualidade. Quando os automatismo começarem a existir podemos ser um "caso sério"! 

VAMOS LÁ EQUIPA! 

Ah, eu nem sou de chorar com árbitros mas cuidado com os homens do apito. É que este holandês...


Tweetolândia


















PS: O "pseudo-caso" Quaresma - Disse aqui a 11 de Maio que Quaresma seria a minha 1ª dispensa para esta época. Não acredito que deva ser o nosso capitão por não ser propriamente um exemplo na forma de estar dentro e fora de campo, e o jogo de Lille veio-me dar razão. Se Lopetegui o colocou no banco, o jogador (seja ele quem for!) só tem de aceitar a decisão e esperar uma oportunidade para mostrar ao treinador que estava enganado. Antes de entrar já estava com cara de quem não estava com grande vontade de ir a jogo. Esteve 3 ou 4 minutos em campo, e a primeira acção que teve foi cometer uma falta completamente desnecessária junto à nossa área que poderia ter tido outras consequências. Fala-se em castigo, possível saída até ao final do mês mas o que eu quero verdadeiramente é que isto não afecte o grupo. É que hoje o "Palminhas" Fonseca vai querer ser o ultimo a rir.

2 comentários:

  1. Caro v.a.s.c.o,

    Parabéns por mais uma exímia crónica. Subscrevo, principalmente o último ponto.

    Sejamos francos. O grupo ficava desestabilizado em quê exactamente?

    Mais cantos e livres bem marcados por Rúben, Quintero, Danilo ou Herrera?

    Menos disparos à bancada? Menos toques na bola? Menos raiva? Menos agressividade.

    No meu entender o Porto deu uma oportunidade ao Quaresma e não o contrário.

    Desafio-te a encontrares um Capitão do nosso Brazão Abençoado que agisse daquela maneira parva. El Comandante? O Bicho? Fernando Couto - que, incidentemente, até foi sentado durante 3-jogos-3 no banquinho por Sir Bobby Robson?

    Com a Galinha que agora até rapou a crista passava. Com Julen Lopetegui não passou. E muito bem. Ele viu quem manda ali. Portanto, ou baixa a bola e joga, ou baza até ao final da semana.

    Por mim tudo bem. Abria a Capitania para o Danilo, por exemplo. Jogador esse completamente azul e branco, que em estádio se vê que motiva e tenta organizar.

    Eu ouvi Julen dizer-lhe, contra o Marítimo:

    "Tens de ser mais Capitão!".

    Infelizmente ele não ouviu.

    Problema dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge, estás me a fazer corar =P

      Em relação ao Quaresma... Disseste tudo. Não me lembro de nenhum capitão tão "mau", tão pouco capitão e tudo o que é preciso para isso.

      A questão dos movimentos da esquerda para o meio com remates disparatados ou dos livres e cantos desperdiçados é outra. Ele podia continuar na equipa e não ser quem os marcava. O treinador podia determinar isso.

      Mas o problema, ou problemas, do Quaresma estão acima de tudo na sua atitude, da forma como lida com as situações. Seja na reacção a bolas perdidas, seja com árbitros, seja com adversários. É uma pena porque ele tem talento e pode jogar. Aliás na pré-época contra o WBA aquele centro para a cabeça do Jackson deixava-me empolgado com aquilo que o RQ7 poderia dar à equipa se jogasse na direita e com esse lado mais prático - passar o adversário e centro em banana para o meio da área.

      Tudo depende dele, e com quase 31 anos duvido que vá aprender aquilo que não aprendeu até agora.

      Eliminar