segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Paços de Ferreira vs Porto e Tweetolândia


O Porto reencontrava-se com Paulo Fonseca nesta 2ª jornada da Liga Portuguesa, ainda sem patrocínio. Era uma oportunidade para o ex-treinador azul e branco se "vingar" de uma má experiência vivida no Dragão e promete nesta época de regresso aos "Castores" fazer vida difícil às equipas que visitarem a Mata Real (que pode dar azo a muitas piadas sobre a gestão de pelos na zona púbica, mas adiante). 


Muitas surpresas logo na convocatória com Quaresma (já falei no post anterior) e Danilo de fora. Adrían Lopez, Evandro, Tello e Ricardo iniciaram o jogo a titulares relegando Brahimi, Oliver e Herrera para o banco. Foi um jogo... chato. Paços de Ferreira começava o jogo em modo autocarro mas daqueles ingleses vermelhos com dois andares, mas a sua única jogada de perigo na primeira-parte foi logo aos dois minutos. Lance nascido no corredor direito (whaaat?!) e Maicon faz um corte que Fabiano acaba por encaixar. Sem grandes oportunidades reais o Porto dominou por completo a primeira parte e chegou ao 1-0 numa jogada que teve 5 toques. Canto marcado, a defesa do Paços alivia, Alex Sandro recupera e dá rapidamente em Quintero, que cruza na perfeição com Jackson a finalizar com classe. Destaque ainda para a lesão de Tello que faz uma micro-rotura num sprint pelo corredor direito. Que azar rapaz!

Na segunda-parte os homens de Paulo Fonseca entraram decididos a chegar ao empate e tiveram as melhores oportunidades para o fazer. Uma delas foi Fabiano com uma saida absolutamente horrível ia dando o golo aos castores. Valeu que os pacenses não primam pela qualidade técnica... Muita insegurança no meio-campo Portista e Lopetegui lança Herrera e Oliver para recuperar esse espaço. E conseguiu. Reequilibrou as coisas e o Porto foi impedindo as investidas dos Castores. Resultado final 1-0, com muitas notas para pensar, nomeadamente a falta de profundidade do nosso jogo, alguma incapacidade para manter a bola e fazer a outra equipa correr e algumas pernas a pedirem descanso... 

( + ) Positivo


Casemiro - Talvez o melhor em campo. Parece estar a melhorar a cada jogo que passa. Não sou o maior admirador do estilo Quarterback que lhe está ser pedido, mas o que é facto é que o brasileiro tem uma grande qualidade no passe longo. Defensivamente competente, é intenso na forma como pressiona adversários e recupera bolas. Terá apenas de soltar a bola mais cedo em dadas alturas, mas nada de preocupante. 

Jackson Martinez - 2 jogos, 2 golos. Jackson Martinez significa golos. Pode parecer lento, despreocupado, indolente, mas quando é servido como deve ser mete a bola dentro da baliza. Não é isso que se pede a um avançado?

Evandro - Uma das contratações mais sneeky do defeso, mas que parece lentamente ganhar espaço nas opções de Lopetegui. É um médio da qual gosto muito. Tem uma característica que distingue os grandes jogadores: inteligência. Sabe onde estar no meio-campo, é um jogador de toque simples e rotativo. É uma pena chegar tão tarde a um grande, mas talvez isso lhe dê a lucidez para não crer dar o salto e fazer tudo para se manter por cá. 

( - ) Negativo


Não saber gerir vantagens e/ou a posse É um cromo já repetido esta época. Para uma equipa de posse, damos a bola demasiadas vezes e de forma muito fácil ao adversário. Sofrer tanto com o Paços não cabe na cabeça de ninguém. Sim, eles tiveram mérito na forma como pressionaram o nosso meio-campo. Mas não conseguir trocar a bola nem no nosso meio-campo foi preocupante. 

Ricardo Pereira a defesa direito - Até quando vamos tirar o miúdo do ataque? É que ele a defesa direito vai acabar a jogar no Aliados de Lordelo. Como segunda opção. 80% dos lances de perigo do Paços nasceram do seu lado. Podia ter corrido muito mal, principalmente porque era Maicon quem ia dobrar e deixava Indi e Alex sozinhos no meio da área. Não há Opare? Tem de haver Danilo. Se não há Danilo, há Victor Garcia. Paremos de vez com isto se faz favor. 

Insultos a Paulo Fonseca - Absolutamente lamentável e desnecessário. Insultar alguém que falhou, que nos deu uma época terrível mas que sempre foi correcto com o clube e com os adeptos. São cenas como as de ontem que me deixam desiludido com alguns adeptos do clube. Os mesmo que cantaram "Paulo Fonseca, vai pro piiii" são os mesmo que ainda choram pelo André Villas-Boas. E agora vamos insultar Victor Fernandez? Couceiro? Por não terem ganho no clube? O Octávio Machado até aceito, e eu próprio poderei enviar-lhe alguns legumes à cara para ele levar para a sua horta em Palmela, mas é por ser um Butthurt da pior espécie. Como escrevi no Twitter: "Preferimos insultar quem falhou mas sempre foi correcto, e enaltecer quem saiu um dia antes da época começarEnfim, completamente desnecessário.

Marcação HxH nos cantos defensivos - A sério? Recuámos 20 anos? Vamos defender os cantos como o Scolari defendeu no Mundial? É que com uma equipa como o Benfica que tem jogadores altos, com doutoramento em bloqueios e que estuda estas situações até ao limite parece-me muito má ideia...

Adrián - Carrega a cruz do que custou. Mas mesmo que tivesse vindo de borla, ontem foi muito fraco. Fez algumas recepções e passes engraçados mas... ficou-se por aí. Parece preso de movimentos e de ideias. O entendimento com Alex Sandro foi bastante mau, dado que o espanhol ficava à espera do brasileiro para fazer o overlap na lateral entregando a bola quase sempre com muita força, deixando o brasileiro certamente a insultá-lo tal era a correria que tinha de fazer para... nada. É certo que foi o primeiro jogo e que precisa de se enturmar com os colegas mas deixou má impressão na Mata Real.

Tweetolândia 












Sem comentários:

Enviar um comentário