sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Bitaites de Pré-Época e Antevisão

Estivemos ausentes do blogue durante este período de Verão mas muito atentos a tudo o que se passou na pré-época. Foram semanas em que muito mudou no universo Portista. Não só no plantel, mas na forma de actuar no mercado, no discurso e no futebol apresentado nos jogos de preparação. 



Tivemos algumas novidades nos treinos e na metodologia dos mesmos. Tivemos homens insufláveis, tivemos torres que deram origem a muitas piadolas por parte de alguns "espertalhões" da nossa comunicação social, não tivemos jogadores com desejo de sair a treinar (Quo Vadis, Varela?). Procurámos ser rápidos no mercado, ter soluções para todas as opções (temos 8 defesas outra vez!), ser discretos na nossa preparação com dois estágios (Horst e Liverpool). Tudo bons sinais portanto. 

No que diz respeito ao plantel, houve de facto uma revolução. Foi preciso cair com estrondo no ano passado para voltarmos a planear uma época como deve ser... Saíram muitos jogadores (alguns que deixam saudades como Mangala e Fernando, outros meh...) e entrou muita qualidade na oficina do Dragão. Brahimi, Oliver Torres, Tello, Martinis Indi ou Casemiro são nomes que nos deixam com água na boca mas não fazem para já uma equipa. São apenas individualidades, e é preciso dar tempo a Lopetegui para fazer das peças separadas um motor de alta rotação. 


Vamos a notas: 

O Melhor - A renovação de Jackson. Fica sem cláusula neste mercado e no de Inverno, mas no próximo Verão fica fixada nos 35 Milhões. Parece ser um excelente acto de gestão por parte da direcção "em fim de ciclo". Esse e outros actos de gestão nesta pré-época fazem nos sentir bem vivos e com vontade de ementar tudo aquilo que foi (mal) feito num passado recente. 

O Pior - Os "Antis". Os que criticam tudo e todos mesmo quando aparentamos estar no caminho certo. Os que assobiaram a equipa em casa no jogo de apresentação com o Saint Ettiéne (A sério?!). Os que mandam vir com o excesso de espanhóis nos reforços. Se são jogadores que o treinador já conhece, qual é o problema? Calai-vos, senhores. Calai-vos...

A Surpresa - Oliver Torres. Que qualidade tem este menino espanhol nos seus pés. E com que inteligência usa essa qualidade. Faz lembrar um híbrido entre o Moutinho (pela forma como roda e sai bem de zonas de pressão) e o Diego (pela qualidade técnica e o linguagem corporal). Uma pena não ter cláusula de compra porque promete ser um elemento determinante esta época.

A Revelação - Maicon. Um esteio durante a pré-época. Abdoulaye, Reyes, Lichnovksy e Indi. Todos rodaram a seu lado mas Maicon foi o elemento sempre presente. Sólido, seguro, sem inventar (aaaah, aquelas agressões à bola que a fazem viajar até à Estratosfera são um mimo). Se as lesões o largarem, será a época de afirmação?

A Promessa - Ruben Neves. 17 aninhos... Quem diria?! Apesar de apresentar ainda muitos problemas a nível de posicionamento, tem muita calma, joga simples, não complica. Isso é meio caminho andado para ter sucesso. Parece ser neste momento a (única?) solução para a posição 6. Aguardamos a sua evolução com muita expectativa. 

A Desilusão - Adrián. Adrián vai sofrer a época toda do "Síndrome de Danilo" - Foi caro, logo tem que render a um nível altissimo. Vai estar com o peso do mundo às costas, cada vez que falhar um drible, cada vez que falhar uma recepção, cada vez que rematar ao lado. Tanto Lopetegui como ele parecem ainda estar a encontrar a melhor posição em campo para o espanhol. Falso 9, ala esquerda ou direita? 

A (maior) Preocupação - O Processo Defensivo. A ideia de jogo de Lopetegui é arriscada, e pede aos jogadores disponibilidade e concentração máxima. A defesa vai estar muito subida em campo, haverá espaço nas costas, e a linha terá de ser perfeita para evitar surpresas. Mas o problema não está só na defesa. Parece existir algum espaço na zona do 6. Sim, é verdade que nos habituámos a ver o nosso Polvo sempre ali como um pêndulo entre a defesa e o meio-campo, que baixava até aos centrais para vir buscar jogo, e que pedia aos laterais para subirem em campo porque ele garantia a compensação. Mas neste momento, tanto com bola como sem bola parece haver (naquela zona) espaço a explorar pelos nossos adversários. Ruben Neves ainda está "verdinho" e Casemiro não (me) parece ser a solução certa para Médio Defensivo. Aguardemos...


FC Porto x Maritimo - 1ª Jornada 

Estamos todos ansiosos pelas 20h00 de hoje para ver finalmente o nosso Dragão cheio e os nossos meninos a espalhar magia. Depois de um ano que é importante não esquecer como exemplo de tudo aquilo que esteve errado, queremos ver futebol, queremos ver raça, queremos ver golos, queremos ver PORTO!

Ah, só uma coisa. Não os assobiem outra vez se fizerem o favor. Dêem-lhes tempo. Aos jogadores e a Lopetegui. Com calma e paciência podemos fazer este ano uma grandíssima equipa...

A lista de 18 convocados: 
Guarda-redes: Fabiano e Andres Fernandez 
Defesas: Danilo, Martins Indi, Maicon, Reyes e Alex Sandro; 
Médios: Casemiro, Evandro, Herrera, Oliver Torres, Ruben Neves;  

Avançados: Quaresma, Brahimi, Tello, Jackson, Ricardo Pereira, Adrian Lopez


Que a época 2014-15 seja inesquecível! 

2 comentários:

  1. Caríssimo Vasco,

    Bem vindos de volta! Excelente crónica.

    No entanto gostava de sossegar as tuas inquietações:

    Lá no Dragão, não sei se reparaste, a reacção de Lopetegui aos assobios foi uma sonora indiferença!

    A defesa subida já me pareceu bem melhor contra o WBA, melhor com o Rúben do que com o Casemiro.

    E quanto ao Adrián, assim como o Tello, dá-lhes tempo! Vais ver! Não sei se reparaste mas ele tem umas arrancadas laterais como uma seta! Assim que fizer as ligações com os colegas, vai ser matador!

    Abraço Portista. Lá estaremos logo, rumo à vitória!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jorge! Eu dou-lhes todo o tempo do Mundo. Sou um rapaz paciente ahahah

      Abraço

      Eliminar