terça-feira, 15 de julho de 2014

Época 2014/2015 - O Início

Andamos todos com uma desmesurada fome de ver os maiores do Mundo em acção. O Mundial foi mágico, envolvente, emotivo, teve um vencedor justo, revelou jogadores fabulosos e pôs a descoberto alguns bluffs do futebol. Mas aquela camisola azul e branca leva-nos para outra dimensão, que nenhum outro jogo de futebol nos pode trazer. Ver o futebol do Mundial, é ver um jogo de forma tranquila, fino numa mão e amendoins na outra, juntamente com outros(as) amigos(as), e vibrar com todas as jogadas de perigo, com as fintas, troçar dos desaires e tropeções, apoiar a Argélia e Costa Rica e terminar a vibrar com o futebol colectivo da Alemanha e a paixão sempre ardente dos adeptos argentinos. Ver o Porto não é assim! É o friozinho no estômago mal é dado o apito inicial, são unhas roídas até ao sabugo, cigarros fumados até ao "caramelo"; é a sensação sempre presente que aquele urso de apito na boca está constante e deliberadamente a prejudicar-nos, que os passes estão todos a sair uma merda, que o Quaresma não passa a bola, o Licá devia estar nos Paralímpicos e o treinador tem a mania que é bom e tal, mas nem sabe meter o Kelvin para mexer com o jogo; é gritar como um doido para a TV, para que o cabrão do vizinho de cima - que é mouro - saiba o momento exacto do nosso golo, é o sofrimento constante (mesmo que aos 85 min. ganhemos por 4-0), a doença súbita e profunda sempre que a derrota nos bate à porta... E um homem precisa disto, carago! Sendo assim, a pre-época é das alturas mais estúpidas e aborrecidas que conheço. 

Não sou homem de negócios nem de contas. Preocupa-me que o clube possa entrar em loucuras nas contratações, mas confio sempre que quem está à frente não se chama Loureiro ou Linhares (ou Vale e Azevedo... ahhhh saudades) para nos pôr na falência. Gosto que entrem novos jogadores, tenho curiosidade em vê-los jogar, anima-me que se injecte sangue novo, mas não me ponho no youtube feito doido a pesquisar vídeos dos novos craques, para projectar futuras estrelas ou flops ainda nesta fase da época- por esse prisma, Diego Valeri e Farias teriam sido o nosso Zidane e Romário nos anos que cá estiveram . Tenho pena pelos que saem (de alguns, pelo menos...), mas a cada ano que passa até isto custa menos - não temos Heróis no nosso clube, e o dinheirinho é tudo o que importa para jogadores, empresários, presidentes. Vou ter saudades do Polvo, e daquela majestosa exibição em Old Trafford, e da robustez e capacidade de trabalho do Eliaquim. Mas vai durar pouco, bem sei. Sinceramente não sei, não me interessa mesmo, quem está já contratado ou não. Não me interessam valores ou comissões. Quero é chegar à 1ª jornada e ter uma boa sensação. Não quero ver jogos com Valadares, Aves ou Genk. Quero sentir o pulso à equipa nos primeiros jogos a sério. A partir daí, sim, começa a época "a sério"! Até lá, eles que treinem muito, que suem muito, que se queixem pouco, que percebam o que significa estar neste clube, que os obriguem duma puta duma vez por todas a parar de escrever #SOMOSPORTO nas redes sociais, e que façam pela vidinha para corrigir a merda de época com que nos presentearam o ano passado. 

Pre-épocas... Dou-lhes a importância que dei quando na brilhante época do traidor-mor aqui do burgo (um tal de AVB), fomos a um célebre torneio em Paris, e parecíamos um conjunto de bêbados de tasco a tentar jogar futebol só com o pé esquerdo. Ou quando na época passada fizemos belas exibições na Emirates Cup, antes de PF ter tido um AVC e se ter esquecido contra quem jogava, quem treinava, etc...

Até agora, arrisco-me a dizer que o regresso que mais saúdo é o... silêncio. Contratações rápidas e feitas pela calada da noite, do treinador aos jogadores; poucos holofotes sobre os treinos, os métodos e as escolhas tácticas. Pouco "Show-off" nas flash-interviews dadas no final dos treinos. Pouco azo a histerismos. À Porto! Geralmente o sucesso começa com estas bases. Aguardemos... 

Que Agosto chegue rápido, com a máquina bem oleada e pronta a carburar. Sem desculpas! Sem histerismos! Com garra e bom futebol!


Sem comentários:

Enviar um comentário