sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Porto vs Benfica

Jogo grande com o Benfica à 5ª jornada (normalmente) não decide nada. Mas este era de elevadíssimo grau de importância. Dois anos sem ganhar ao Benfica é estranho para nós e Lopetegui matou o borrego auxiliado por André André. E não houve desculpas. Nem o facto do adversário ter mais um dia de descanso. Nem o facto de termos feito duas viagens à Ucrânia. De não termos treinado quinta-feira. Nada. Embalados por um Dragão com um ambiente incrível (ainda que algo nervoso) que cantou durante 86 minutos até que explodiu numa verdadeira catarse trazida por aquele caxineiro raçudo que com a sua história familiar e futebolística nos faz ficar ainda mais encantados com ele.  

A cara do Maxi aqui <3
Um Benfica que se apresentou pequenino apenas fazendo cócegas na primeira parte e de bola parada. Valeu San Iker que com duas defesas fabulosas impediu que os encarnados se adiantassem no marcador. O Porto entrou (demasiado?) expectante e procurou sempre equilibrar as marcações, dando especial destaque (claro está) a Gaitan. A segunda-parte foi de sentido único e apesar da cabeçada ao poste de Aboubakar logo no minuto 47', não existiram oportunidade flagrantes. Houve sim um caudal ofensivo tal que só me lembro do Benfica ter chegado à nossa área uma vez em toda a segunda-parte. Foram três pontos preciosos. Por ganhar a um rival, por voltar a equilibrar duelos directos com "eles", para dar força a Lopetegui e a um plantel novo que lhe chegou às mãos e claro... PARA VER SE A MALTA PIPOQUEIRA SE CALA UM BOCADINHO COM O HOMEM. Tá bom? Vamos a destaques. 

(+) Positivo 

André André - Tal como Óbelix caiu no caldo da poção mágica, certamente que o carequinha caiu no pote do Red Bull quando era pequeno. Pois de outra forma não faz sentido a brutalidade de quilómetros percorridos por ele. É claramente um dos homens de confiança de Lopetegui que vê nele uma espécie de Oliver 2.0. Raça, pulmão, rapidez de execução, e uma capacidade de estar em todo o lado que me leva a questionar se não terá ligações com o "BIG MAN" lá de cima. Talvez seja importante realçar também que o melhor jogador (neste momento) do plantel foi um dos mais baratos.

Casillas - O Iker está se a tornar rapidamente num dos meus favoritos do plantel. Para quem (ainda) é um dos melhores guarda-redes de sempre, com troféus atrás de troféus, celebrar o golo como ele celebrou, mostra que não está cá só para envelhecer em paz. Parece ter recuperado o sorriso, mas também faz por isso. Duas defesas incríveis na primeira-parte demonstram que é um guarda-redes que ganha jogos. E a fotografia abraçado a Hélton é top!

A 3ª substituição - Eu próprio me fiquei a coçar como um carocho a precisar da sua dose diária quando percebi que Lopetegui ia tirar Aboubakar para lançar Osvaldo. Com o estádio inteiro a mandar vir (completamente desnecessário) e até um lencinho branco. Se tiverem oportunidade revejam o jogo desde que Osvaldo entrou e vejam como o Benfica estava a marcar, como Aboubakar já estava todo roto e como, pasmem-se, o golo nasce da movimentação de Osvaldo! Que com as marcações individuais feitas pelo Benfica, vem receber uma bola a meio-campo e traz consigo Jardel. Abrindo atrás de si uma auto estrada muito bem explorada por Brahimi, Varela e André André. Sorte? Coincidência? Premonição? Who cares... Resultou em pleno.

As "outras" - Varela por Corona e Danilo por Ruben Neves. Corona passou completamente ao lado do jogo. E o Varela veio dar alguma inteligência à frente de ataque pela forma como se movimenta. Não teve medo de ter iniciativa ainda que muitas vezes dá a sensação que recebe bolas em cima de uma segway com problemas mecânicos. Tocam nele e perdem-se. Já Danilo veio acima de tudo estancar aquela zona. E a partir desse momento o Benfica deixou de ganhar qualquer bola no nosso meio-campo. Ruben não fez um grande jogo (que pediu mais luta e menos classe) e aquele período de jogo pedia acima de tudo clarividência e pernas frescas.

(-) Negativo 

As variações de flanco de Maicon - Têm que acabar. É irritante, frustrante, desesperante. Perdas de bola (e posse) com estas brincadeiras. ATENÇÃO, não é por manter a posse ou deixar de a manter. Eu sou adepto da máxima "está apertado, joga pra fora". Bola para fora do estádio se for preciso. Agora, eu tive oportunidade de rever o jogo e contei 9 (!!!!) momentos em que Maicon se vê com bola, TEM várias possibilidades de passe curto perto de si, e decide agredir a bola em direcção a Brahimi que muitas vezes não as consegue receber nas melhores condições porque "surprise surprise" não é fácil receber um pedaço de betão a 500 km/h com os pés. Irrita os adeptos, enerva os jogadores, estraga ataques. Não tem sentido para mim.

O anti-jogo do Benfica - Tão pequeninos. Deixar bolas em campo para atrasar lançamentos... Uau. Sem stress Rui Vitória, mas o Estoril jogou muito mais no Dragão que vocês. But hey... you do your thing.

Artur Soares Dias - Se este é um dos nossos melhores árbitros... Estamos muito mal mesmo. Dualidade gritante de critérios nos cartões. Nélson Semedo e André Almeida deram tudo para ir tomar banho mais cedo. Eliseu falou como quis com o árbitro. E complacente com o anti-jogo do Benfica que começou bem cedo. Ridículo.



Nota: A ver se o tempo me deixa um dia destes mandar bitaites tácticos ao que tem sido a época até agora, principalmente porque ainda não estou convencido com aquele 4x4x2 do Julen. Até breve meu chapas!

2 comentários:

  1. Bravo! Subscrevo tudo!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. É isso v.a.s.c.o.. Aquele 4-4-2, para além de não me convencer, parece que nos deixa a defender a léguas de distância do que deveríamos. Pouca pressão e muito espaço entre as 2 primeiras linhas defensivas.

    ResponderEliminar