terça-feira, 28 de julho de 2015

"Opinions are like assholes..."

Enquanto não houver futebol a sério ou motivo especial para postar, tanto eu como o Z vamos nos abster de entrar no folclore da Silly Season. E este post é acima de tudo um desabafo meu e um partilhar de sentimentos.

Devo ter sido das únicas pessoas na bluegosfera que viu coisas bem positivas nestes dois jogos na Alemanha. Que convenhamos, foram os primeiros adversários dignos de registo. Análise ao jogo jogado até ao final da semana com bitaites ao modelo táctico, posicionamentos, jogadores, etc.


Um dos principais problemas das redes sociais é o de dar a toda a gente a hipótese de dar a sua opinião desde que haja ligação de Internet. Mas tal facto não faz com que alguém se interesse por muito do que "vocês" querem dizer. E uma das minhas máximas de vida nas redes sociais é esta:

"Opinions are like assholes. Everyone has one."

O que mais me irrita é o facto de eu ficar incomodado com o que leio aí por todo o lado, seja em blogues, fóruns, Facebook, Twitter... A critica constante e gratuita, a necessidade de ter razão para dizer mais tarde "I told you so". Deixem-se dessas merdas e discutam futebol. Futebol. Jogado. O que se depreende facilmente é que talvez a maior parte dos sócios, adeptos ou simpatizantes que afirma ser Porto, que diz ter a "cultura de exigência" não gosta de futebol. Gosta de ganhar. São como aqueles pais que exigem boas notas aos filhos para comentarem com amigos e colegas no trabalho, sem darem o apoio necessário aos chavalinhos para fazer trabalhos de casa ou o "miminho" quando eles estão em baixo. Coisas vistas até agora (em versão light):

1) Malhar porque veio o Casillas quando Hélton teve as afirmações que teve, Fabiano foi um calafrio constante na época transacta e Gudiño ainda tem muita broa para comer. Veio a "custo zero", com o Real a pagar parte do salário. É sem duvida a maior contratação de sempre do futebol português. O que fazem 60% dos portistas na Internet? Disparam em todas as direcções. Nem nós temos bem noção do impacto mediático desta contratação, pessoal. 

2) Malhar porque veio o Maxi e porque é "cuspir na história do clube" e a SAD é louca. Alguém dúvida que Maxi apesar de já não ser novo é o tipo de jogador que dá tudo o que tem? Que não irá ser um jogador importante no balneário? Que a seguir a Danilo, é o segundo melhor lateral em Portugal e que com isso enfraquecemos, também, um rival directo? Calai-vos pa.

3) Amar o Tello porque pôs hashtags castiças como #SOMOSPORTOCARALHO e #VAMOSPORTOCARALHO mas começar a criticá-lo porque não jogou bem na pré-época e considerar tal facto "inadmissível". Acho que não estarei errado se disser que o Espanhol foi o primeiro do plantel a chegar ao Olival para debelar uma lesão que ainda vinha na temporada passada. Querem maior profissionalismo que este?

4) Malhar porque "falta mística e jogadores portugueses no balneário", mas criticar porque Sérgio Oliveira, André André e Danilo Pereira não são jogadores para serem titulares. Querem quem? Herrera? Quintero? Ganhem juízo...

5) Malhar na SAD e em Lopetegui porque Quaresma saiu. Really? Not this again... Não bastou o que o menino fez e disse? Enough is enough.

E nem vou falar da perseguição constante a Julen Lopetegui...

Coloco apenas uma questão: Digam-me uma, uma única contratação que não foi acertada até agora.

Tem sido demasiado ruído, numa altura que devia ser de união e de crença em quem dirige. Já dizia Roger Waters no final do Hey You: "Together we stand. Divided we fall".

Pensem nisso,
Abraço

6 comentários:

  1. Ai, ai.... e ainda faltam 3 semanas desta porra...

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Boas tardes,

    Eu gostava de deixar aqui a minha posta de pescada. Eu realmente nao sei o que se passa com os adeptos do Porto. Acho que tanto se fala na mística dos jogadores mas aonde eu cada vez vejo menos mística é nos adeptos. Concordo com voces os dois(Jorge Vassalo e v.a.s.c.o).
    É doloroso ler estas coisas ainda para mais porque eu nao moro em Portugal há dois anos e nao tenho mais por onde alimentar-me de informacao do que através de blogs e sites. Mesmo sitios que até algum tempo eu gostava (ex: visaodemercado) estao-se a tornar num asco para os olhos.
    Ainda bem que existam blogs como este, que sabem distinguir a pré-temporada da temporada.

    Saudacoes portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com visões de mercado, e outra "carneirada" que anda por aí, posso eu bem. Porque toda a gente sabe que terão piadinhas sobre petróleo ou dores de dentes Maxi por resolver.

      Agora Portistas literalmente em guerra entre eles... Para mim, não dá.

      Abraço!

      Eliminar
  3. Caro v.a.s.c.o

    Não ia comentar dada a discordância com a ideia base que defende neste texto, mas a frase final convenceu-me. Não pelo seu teor, mas porque sou fã de Pink Floyd e em particular dessa música.

    E agora que já cá estou, os meus 2 cêntimos.

    Sou capaz de perceber a "frustração" de sentir que não estamos todos a puxar para o mesmo lado, mas se virmos as coisas mais "de cima", ficará mais fácil perceber que tratando-se de um adepto portista ou de outro clube, o futebol é sempre mais um escape ao fastidioso e difícil quotidiano que muita gente enfrenta. Acabam por comentar a torto e a direito, quiçá sem pensar, mas é um direito que assiste a todos (tal como os ignorar). E não é por serem portistas que são mais ou menos esclarecidos (excepto na escolha do clube, obviamente).

    Penso que não devemos cair na tentação de querer um adepto-tipo, bem formado mas formatado para aplaudir ao som do apito. Em resumo, era capaz de sugerir uma outra letra, de alguém que até nem me marcou assim tanto: "Let it be, let it be".

    E uma nota final: opinar agora sobre as contratações seria ser igual ao que critica nos pontos anteriores. Volte a perguntar no final da época e como é normal, possivelmente alguém terá falhado.

    Do Porto com Amor,

    LAeB
    http://doportocomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que me consegui safar usando o quote do Waters!

      Não se trata de opinar sobre contratações. Trata-se tão somente de avaliar a forma como esses "updates" chegaram. Vieram colmatar lacunas? Sim. Vieram acrescentar qualidade? Sim. Vieram equilibrar a balança de nacionalidades para as inscrições na UEFA? Sim. Foram gastos valores astronómicos para as conseguir? Tirando Imbula (fala-se da mão amiga da Doyen), foram quase todos a custo 0 e relativamente baratos.

      Há um ano atrás havia muito mais indefinição, apesar de este ano ter se refazer o meio-campo inteiro. Sector (para mim) mais importante em qualquer equipa.

      Abraço!

      Eliminar
    2. Nisso já estamos de acordo, embora mantenha que será um episódio muito raro se no final da época todos os reforços derem frutos.

      (tive medo da resposta ao anónimo... ainda bem que já a revogou)

      Eliminar