sábado, 18 de abril de 2015

Porto vs Académica

Depois do jogo mais épico dos últimos anos, Lopetegui mexeu muito. E foi obrigado a isso. Imagino que os titulares de quarta ainda estejam deitados em banheiras de gelo e a tomar analgésicos. Só ficaram 2. Jogaram atrás Fabiano, Ricardo, Reyes, Alex Sandro (a central) e José Angel. Ruben, Evandro e Campaña no meio campo e Quintero, Hernani e Aboubakar na frente. Esperavam-se muitas alterações mas não uma revolução. Mas não havia outra hipótese se queríamos ganhar hoje e não hipotecar os próximos jogos. Primeira-parte dominadora do Porto que apesar da revolução no 11 manteve uma qualidade exbicional impressionante. As dinâmicas estão lá, os movimentos colectivos estão lá. Jogue quem jogar. Mérito de Lopetegui. O Porto chegou à vantagem aos 12 minutos por parte de Hernani que ganhou em velocidade a Esgaio e depois de um primeiro remate, marca de recarga. Destaque para as várias oportunidades criadas nos primeiros 45 minutos sempre nascidas de movimentos colectivos, bola a passar por vários jogadores. Um ou dois sustos por parte da Briosa mas estivemos sempre por cima do jogo. 


Na segunda-parte a história foi diferente. Procurámos o segundo golo e tivemos várias oportunidades mas algum cansaço das peças novas empurrou o motor. A Académica foi crescendo e chegou a demonstrar alguma supremacia enquanto o Porto foi procurando gerir. Lopetegui mexeu bem, em todos os sectores e segurou a equipa. Sem castigados para a Luz, pernas mais frescas para Munique e partimos com toda a gente disponível com ritmo para a semana mais importante da época. VENHA ELA! 

(+) Positivo

Lopetegui - Pela qualidade de jogo do Porto na primeira parte. As noções colectivas que existiram e que permitiram que a qualidade de jogo aos jogadores (sem rotinas) colocados juntos são da sua responsabilidade. Continua a ler bem os jogos e a fazer as substituições correctas. 

Ruben Neves - Sempre lúcido. O melhor do meio-campo hoje. Inteligente sem bola e decidindo bem com ela. Aqueles passes à Pirlo em que muda a bola de flanco em que a conseguimos ver a sorrir de pé para pé foram exímios hoje. Incrível a forma como vai evoluindo mantendo aquela cara de puto completamente tranquilo. 

Hernâni - Uma semana e pêras para a aquisição de Inverno. 2 golos para campeonato e estreia na Champions. Teve muitas perdas de bola e algumas (tentavas) de fintas que mereciam a banda sonora do Benny Hill. Mas tem potencial para crescer e ser uma arma importante no futuro. Continua puto.

Evandro - Não sabe jogar mal. Foi o pêndulozinho que organizou o nosso futebol ofensivo. É o típico gajo com quem Lopetegui sabe que pode contar até para apanhar os seus filhos na escola. 

(-) Negativo

Reyes - Confesso que me dói olhar para o Diego Reyes e ver que não está a desenvolver o potencial que evidenciava. Sempre vi nele "pinta" suficiente para ser um central forte na condução de bola. Mas hoje foram muitos os passes simples falhados pelo Mexicano. A capacidade mental dele é fraca e isso impede o seu crescimento. Os problemas de concentração são contínuos. Porquê Diego? É algo que não concedo a nenhum jogador. 

Duarte Gomes - Odeio-o. É dos árbitros mais filhos da puta que existe em Portugal. A forma como procurou condicionar o jogo através de faltas defensivas inexistentes foi irritante. A forma como não expulsou Esgaio, que só deu lenha o jogo todo, demonstrou aquilo que é. Vermelho por fora e por dentro. Rezo pelo fim da sua carreira. Seja por estar velho ou por invalidez.


E esta semana pessoal, toca a ficar longe das carnes vermelhas, cafés e tabaquinho. Os dois próximos jogos vão exigir muito ao nosso sistema nervoso e cardíaco! Estamos preparados? 

Sem comentários:

Enviar um comentário