segunda-feira, 27 de abril de 2015

Benfica vs Porto e outras coisas mais...

Dada a sucessão de jogos (e o abanão de Munique) não houve tempo para mim e para o Z de fazer uma crónica pós-Munique e pré-Luz. Até a comecei a escrever na sexta-feira no trabalho mas não deu para mais. Há várias ideias que ficam de Munique mas deixo para esta semana onde (infelizmente) teremos mais tempo. 

Depois do que se passou em Munique era importante ir à Luz dar outra imagem e, sendo um jogo de tudo ou nada, era necessário ganhar fosse por que diferença fosse. Não foi possível. Lopetegui mudou muito mas a mudança mais significativa foi para mim a entrada de Hélton para o onze. Suponho que Fabiano acaba assim o (curto) reinado no Dragão. Não tem estofo, pés, mãos, braços, cabeça, calma ou concentração para ser titular. Helton entrou e a segurança/confiança na defesa aumentou 500%. Evandro e Ruben Neves também foram titulares.

O jogo foi todo ele horrível. Mas o pouco futebol jogado foi praticado por nós. Porto com meio-campo hiper povoado para asfixiar as trocas de bola do Benfica, procurou demasiadas vezes jogar em bola longa para um Jackson deixado ao abandono no ataque azul e branco.  "Retranca Vermelha" era o esperado e aí não houve surpresas. Ah, houve também a preparação do costume para performances dignas de Óscar da Academia. Quantos jogadores do Benfica caíram em choro compulsivo e berro constante ao mínimo toque? Talisca foi o De Niro das quedas. Não entendo e mete-me nojo esta constante tentativa de enganar, xingar o adversário, provocar, intimidar por parte do Benfica.

Porque o futebol foi muito curto resumo o jogo tão simplesmente assim: Primeira-parte estivemos melhor, controlámos o jogo e estivemos sempre por cima. Segunda-parte, Benfica melhorou posicionamentos e equilibrou a partida. Não houve chuveirinho, não houve massacre no fim com toda a gente na área. É assim com Lopetegui. Goste-se ou não. Fiel aos seus princípios. Mas se isso acontecesse e o Porto perdesse num contra-ataque... 

É importante dizer que o super-Benfica a jogar em casa, com 60 mil adeptos nas bancadas acabou com 3 laterais em campo e 2 trincos. Não é médio defensivos, é trincos. Também conhecidos como "tranqueiros", porque Samaris e Fejsa são apenas uns Flávios Meireles ou uns Felipes Anunciação com sotaque. Não é catenaccio, é autocarro.

Uma palavra também para Jorge Sousa. Arbitragem ridícula. Não foi por aí que não ganhámos, mas a forma como assinalou faltas inexistentes, a forma como matou qualquer ameaça de intensidade no jogo foi absurda. O critério nos amarelos? Absurdo. Fejsa entra em campo e em 3 faltas violentas não é expulso porque...? Luisão agarra a camisola de Jackson e mete-lhe a mão na cara e nada acontecesse. REPITO, não foi por aí que não ganhámos mas é desta forma que se condiciona um jogo. Controlar a intensidade.
Luisão a "tirar a febre a Jackson" na área

Não vou destacar ninguém porque há coisas mais importantes para falar.
Vejo grande parte da Bluegosfera a atirar-se a Lopetegui. E apesar de tentar ler tudo o que se escreve de modo a compreender a opinião de quem está revoltado, fico desiludido e de braços caídos quando a argumentação é "não ganhar" e ter memória selectiva. Uma coisa se percebeu bem na época anterior e nesta. São poucos os portistas que sabem perder e perceber o que aconteceu de errado. É ver tudo a cair em cima de Julen, esquecendo-se de muitas partes dessa equação. Não vale a pena voltar a pisar a tecla da revolução, 17 jogadores novos, nova ideia de jogo, alguma inexperiência/desconhecimento do campeonato Português e as suas "teias", porque isso é óbvio e já foi mais que debatido. Falemos do que é (selectivamente) esquecido. O rendimento de Danilo, Maicon, Alex Sandro, Jackson e Quaresma, por exemplo. Algum deles se mostrou a melhor nível em alguma das anteriores épocas? A resposta é não. Desde o inicio da época - e que época foi ao nível da arbitragem - sempre foi Lopetegui, sozinho contra o mundo. NINGUÉM "lá em cima" saiu em defesa do treinador. Lopetegui errou? Certamente que sim, em diferentes momentos da época. Errou, na sua época de estreia num clube de topo. Mas este Lopetegui é o mesmo que obrigou Guardiola a tirar um médio para por um defesa quando estava a perder por 3-1. Nem antes era tão bom, nem agora é tão mau. Haja clareza de pensamento e honestidade nessas opiniões, gente.

Quaresma. Se ao intervalo (de Munique) as imagens televisivas davam a sensação de que algo se teria passado no balneário entre Lopetegui e Quaresma, o jogo da Luz deixou isso bem claro. E RQ7 mostrou uma vez mais que não cresce. Vê um amarelo ridículo e mal mostrado logo depois de ter entrado porque é... pouco inteligente. E foi a única acção de relevo que teve no jogo desde que entrou. E querem muitos que ele seja titular. Se ele entrou na segunda-parte e não conseguiu fazer o badocha do Eliseu suar, querem vocês criticar Julen por pô-lo no banco? Não muda e não mudará. E no final do jogo, fica a fotografia de que toda a gente fala... 


Como pode um jogador que se diz do Porto, que passa metade do tempo a fazer juras de amor eterno, que beija o brasão abençoado, estar abraçado e aos beijos ao treinador do maior rival, que passa a vida a menosprezar-nos, a achincalhar-nos, quando não há qualquer história entre eles. Nem Jesus treinou Quaresma, nem Quaresma foi treinado por Jesus. Como se sentirão Casemiro, Óliver, Brahimi, Marcano e etc quando olham e vêem um dos jogadores mais antigos do plantel, um dos favoritos dos (poucos espero) adeptos, nestas "tristes figuras" com o treinador do Benfica? Alguém que lhes roubou um campeonato com arbitragens vergonhosas e anti-jogo? Digam-me! Honestamente como é que vocês se sentiriam nas mesmas condições? 

A este respeito, Vila Pouca do blog Dragão até à Morte diz tudo aqui"Não queremos beijos no emblema, hoje beijam um, amanhã beijam outro, queremos respeito, profissionalismo, compromisso, atitudes correctas, sempre e não quando as coisas correm de feição. Queremos vontade, determinação e não amuos e azias, comportamentos de prima-donna. Foi assim, com estes valores que se construiu um F.C.Porto ganhador, até para além do sonho."

Cito Tomislav Ivic a respeito de Fernando Gomes para terminar o post dizendo: Para mim, Quaresma "é finito".

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Jorginho, tenho que "aprender" a comentar no teu blog porque me és o unico que me faz sentir minimamente normal na bluegosfera. Só me apetece sair de casa em modo GTA e visitar uns quantos adeptos acéfalos que vomitam o "Somos Porto" sem terem a digestão feita com os devidos valores. Tenho de me aprender a acalmar e a desligar destas coisas. E isto irrita-me mais do que levar 6 do Bayern.

      Grande abraço e continua a fazer-me sentir normal por favor!

      Eliminar
  2. Ok, não costumo passar muito por aqui, mas vou passar a passar! Porque gostei do que li. Muito.
    "Haja honestidade e clareza de pensamento! "

    Mas, enfim, como já comentei em tempos, para mal das nossas digestões, continuamos a viver de coisas passadas, de façanhas, e não de projetos que não tenham pés de barro!
    ainda, e apesar dos desmentidos durante estas 4 épocas, a viver de Libras Boas e a sonhar com isso... será que vai dar para rebobinar e ver todos os jogos dessa época ? - nunca houve propaganda tão bem feita!
    - e, ainda a viver e a reviver o minuto Kelvin....

    Temos de ser menos dramáticos e mais realistas, mais pé no chão.
    Que a direção e o treinador não esmoreçam....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa por aqui quando quiseres. Não há SCUT's a pagar.

      Parte da culpa do "viver do passado recente" é nossa e da direcção. O espaço K no museu representou isso mesmo. Procurar mais humilhar o adversário do que propriamente preparar o futuro. Eu também vi aquele golo 230420394 vezes, de vários ângulos, em várias línguas... Mas ontem já passou, precisas de acordar e continuar a querer ganhar.

      E a época passada foi um castigo grande (e de alguma maneira merecido) para a sobranceria de todos no clube. Para o comum adepto e para quem está "lá em cima".

      Continua a aparecer que serás sempre bem-vindo. Mesmo se discordares de nós!
      Abraço

      Eliminar
  3. Tem vergonha Ricardo Quaresma!!! se dependesse de mim finitoooooooooooooo.

    ResponderEliminar

  4. @ Vasco

    [ciúmes]

    sei que parece uma cena gay, mas, f**@-se... só o Jorge é que te faz sentir «minimamente normal»?
    olha, obrigadinho, 'tá môre? obrigadinho. "há-des" cá bire, ó morcão :)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resmas de gajas atrás de mimmmmmmm paletes gigabaites de gajas atrás de mim!

      Seu gay!

      Abraço

      Eliminar
    2. Bem, antes de mais é preciso referir que o meu comentário que revela exclusividade para com o Jorge é enganador. Sou polígamo no que diz respeito a blogues pensantes e com sentido de humor. Portanto vinde a mim blogueiros amigos, tenho abraços para vocês todos!

      Eliminar
  5. Ola Vasco e Ze (esse bandalho!). Sou um estranho aqui por ser um ferveroso e quiçá doente do outro lado da barricada vermelha mas permite-me alguns reparos à tua analise, e aqui algumas opiniões minhas.
    - Não achei que o meu Benfica tenha coloado autocarros ou entricheirado a frente da baliza. Alias, uma das estratégias da equipa era a pressão alta nos centrais para que estes, como se viu, usassem a sua qualidade de passe longo para acertar nos apanha bolas. Aí resultou.
    - Primeira parte do Porto. Segunda do Benfica. Claramente. Tudo empatado. Ate as oportunidades de golo foram iguais. Se bem que tenho para mim que o Benfica teve mais oportunidades de matar o jogo naquelas saídas em contra nos últimos 15minutos (falhou sempre o último passe) e numa dessas o Lima achou por bem mandar a bola para fora de Lisboa para um adepto ser assistido pois tinha virado o Sumol na camisola o que se compreende e há que respeitar.
    3 - Com 2 trincos e 3 laterais começamos a sair melhor para o ataque e a controlar melhor o jogo. Não digas que o Samaris é um caceteiro, o gajo joga muito e tem cara de ser bom tio.
    4 - Tenho para mim que o vosso treinador é fraco. A serio. Acho-o fraco. Com o plantel que tem, que na minha opinião, é bem superior ao do Benfica, acho que deixa muito a desejar. Não é dificil parar o Porto. Benfica e Sporting mostraram isso . É a minha opinião. E alem de que é um gajo com um saber perder ao nível de um jihadista. Por mim é de manter muito tempo . Espanta-me como fez tão pouco para ganhar um jogo que era vital. Glaças a deus!
    5 - Quanto ao Quaresma, acho normal que sendo ele o gajo que possivelmente mais sente o clube, se sinta mais fudido pelo que se tem passado e use o que pode para minar o treinador. Está mal é obvio, mas quem tem cu tem medo e o Loguepeti tem família por isso o Quaresma deverá ser titular em Setubal.
    6 - MAMEEM. ok ja passou.

    Abraços ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nokus, bem vindo ao nosso humilde estaminé. Não é comum ter aqui malta "bermelha ou berde" mas são sempre bem-vindos desde que se mantenha a elevação e a inteligência. O teu comentário demonstra isso mesmo. É possível falar de futebol com adeptos adversários sem insultar. "O QUÊ PODEMOS?! ESSE GAJO É UM GANDA (preencher com insulto favorito) PA"

      Vamos por pontos. Concordarás que o jogo foi absolutamente horrível de assistir. Quando falo num Benfica em modo autocarro é porque não estava habituado a ver o Benfica jogar como tem jogado este ano. Principalmente no Dragão e em Alvalade. E perante um Estádio da Luz a abarrotar, com um jogo por semana desde Dezembro, com uma hipótese de "garantir" o campeonato, JJ fez um approach, para mim estranho, que passava basicamente por não perder. E o Benfica está uma máquina a defender! Elogio verdadeiro e sem ironia.

      Nunca me ouviste dizer mal do rapaz grego do meio-campo, aliás digo-te mais, o Samaris é o melhor recuperador de bolas do mundo. Só é pena o futebol ter árbitros. E regras.

      Em relação a Lopetegui acho que podemos separar a época em duas fases. A fase "anjinho" e a fase "aaaah, ok já percebi como é que esta merda funciona". A fase "anjinho" deu-se no inicio da época, onde ainda procurava definir qual era o onze base, quais as melhores peças para o puzzle, onde ainda não conhecia o campeonato e algumas mas suas manhas. A outra fase veio algures em Janeiro.

      Este foi um ano zero, apesar de ninguém o assumir. Quando se fala na "mega equipa", "grande investimento" só me dá vontade de rir. Primeiro porque o Benfica investiu tanto ou mais que o Porto para esta época. Não estou a inventar, são factos e duas ou três pesquisas vão dar-me razão. Segundo porque de forma simples vamos comparar com equipas recentes e nesta equipa não há um Hulk/James, Casemiro está a crescer mas não é melhor que Fernando, Fabiano não é melhor que o Ventura (perceberam a chalaça?!), e nenhum dos centrais se aproxima sequer de Otamendi. Isto não significa que esta equipa não tenha qualidade. É obvio que a tem, mas é o plantel mais jovem de sempre do Porto. DE SEMPRE! E para mal de nós um plantel que carece de referencias, liderado por um treinador que está na sua primeira época num clube decente. Um plantel que levou com 17 novos jogadores e uma ideia de jogo nova. Um campeonato lado-a-lado com o Benfica (que tem um plantel "velho" e o mesmo treinador há 5 anos) e quartos-de-final da Champions. Lopetegui mexe sempre bem durante os jogos, vê bem o jogo e não espera pelos 60 minutos para mexer (prática enraizada em Portugal vá se lá saber porquê). Não pode sair de maneira nenhuma.

      Quaresma... É tema mais que batido aqui. Nunca fui um grande amante da sua atitude em campo e para mim isso é (quase) tudo. Prefiro um Sérgio Conceição a um Quaresma. Sempre. E se um gajo com 31 anos continua a ter comportamentos de puto mimado quando viu uma carreira prometedora passar-lhe ao lado... Não vale a pena continuar e há tantas feiras por este país a precisarem de condutores para as carrinhas brancas.

      O uso do termo "mamar". Foi bem usado dado que o individuo é mouro. Mas não é para repetir, ok? Senão chamo a malta das carrinhas brancas...

      PS: Se o Sumol entornado entrou nos olhos do adepto, o Lima ganha o prémio fair-play este ano. Bolinhas nos olhos são lixadas (e não, isto não é uma piada sobre teabag).

      Abraço envenado

      Eliminar
    2. Sim foi para os olhos e era de ananas, sabor que o individuo nem apreciava muito pelo que já estava irritado EM antes de virar aquilo pela cara abaixo.

      Não sei se o investimento do Porto foi ou não maior que o do Benfica. Isso também não deve ser comparado assim (acho eu) pois o Benfica tem niveis de receitas um pouco superiores. Mas acho que o Porto arrisca bem mais que o Benfica no investimento este ano. Dizes bem, são 17 jogadores novos, dos quais 2 (ou 3 se o Tello também não ficar) poderão ir já embora (Oliver + Casemiro [não esquecer que pode bem ser chamado de volta visto que o RM está impedido de comprar jogadores]) . Se adicionares a estes dois o Danilo , o Jackson, Alex Sandro(? ultimo ano de contrato) , poderás ter que refazer mais uma vez a equipa sem que esta, com este risco de ter jogadores a prazo, tenha ganho nada. Foi o risco que o Porto assumiu e não acho que a LC tenha compensado isto na totalidade. Vamos ver.

      Mais uma vez reforço, acho o Samaris um grande jogador. Evoluiu de jogo para jogo. Taticamente muito evoluido, seguro na saída, tem aprendido a não bater tanto e fica muitas vezes a tomar conta dos sobrinhos em casa. Um exemplo.

      O termo "mamar" é nobre. Tão nobre que a disney fez em tempos um desenho animado que era "The little mamate" , sobre uma sereia acho .

      Eliminar

  6. @ noKus

    li o teu vómito com relativo interesse.
    chegado ao ponto seis, mandei-te mentalmente para muitos sítios, claro. e para que metas o teu abraço "noKu" de quem te fez.

    ok. ainda não passou, mas vai passar. outros Amanhãs se erguerão, com certeza.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei bastante do uso da expressão "para que metas o teu abraço "noKu" de quem te fez."

      E dado que és um comparça dos filmes, esta foi a minha reacção https://www.youtube.com/watch?v=Y8EMndSFFMk

      Eliminar
  7. Miguel Lima,
    Obrigado pela resposta. Vejo que tens um nível de aceitação com valores similares ao teu nível cognítivo. Respeito isso e tento ver as coisas de forma natural. A evolução da especie nunca foi coisa que tocasse a todos.

    Tenho a certeza que outros amanhãs se erguerão. Até porque o amanhã é gajo de se levantar cedo todos os dias.


    Abraço ;)
    PF

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. lições de Moral de um gajo que não conheço de lado algum e que, no final de um vómito, afirma «MAMEEM. ok ja passou.»?!
      mandas a artoada e ficas queixoso com o que vem a seguir?!

      ó pá, tem lá santa paciência e mete a «evolução da espécie» no mesmo sítio onde colocaste os abraços...

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  8. Malta amiga,

    Desde que criámos este pequeno espaço, a nossa ideia sempre foi falar sobre futebol (no geral), sendo que o ênfase seria colocado especialmente no F.c.Porto. Desde o início também quisemos (e queremos, sempre), fazer deste espaço um lugar de conversas, mais "acesas" ou não, mas acima de tudo com uma saudável troca de ideias. Se possível, sempre com o sentido de humor que tanto apreciamos (até porque, isto do desporto leva-se demasiadas vezes demasiado a sério), sempre com um elevado sentido de desportivismo e saudável convivência com todos os pontos de vista (desde que não haja por aí anônimos armados em engraçadinhos).
    Por ter uma elevada estima, admiração e consideração por um, e por considerar o outro como um dos meus melhores amigos, peço encarecidamente que se enterrem quaisquer "machados de guerra". Embora possa ter parecido uma provocação em "território inimigo", sei perfeitamente que tudo não passou dum mal-entendido, e o objectivo geral estava todo virado para o lado humorístico da questão.

    Não imaginam como nos orgulha poder partilhar estes textos convosco, seja qual for a cor clubistica dos que gostam de nos ler, e como é maravilhoso ter gente de quem tanto gostamos a vir cá deixar-nos os seus pontos de vista. Podemos andar mais "desleixados" com os timings dos nossos textos, mas é precisamente esse apoio que nos da vontade de continuar.

    Quanto ao resto, meus caros: continuaremos a encontrar-nos por aí!

    Um abraço!

    ResponderEliminar

  9. @ Z

    desculpa, mas aquele «mamem»... foi tudo menos humor. e se alguma vez chegou a sê-lo, foi tão (ou mais) rasca como quem o escreveu.

    e, se eu fosse o administrador deste espaço, que não sou, depois de ler que (e cito) «O termo "mamar" é nobre», só lhe diria: "olha, filho, e como disse d10s um dia, que "a mames e que a continues a mamar" (o verbo não é esse, mas o significado é o mesmo). mas de uma forma nobre, claro."
    mas como eu não sou o administrador deste espaço, não o posso dizer...
    ah! e desculpa ter - como é mesmo? - «um nível de aceitação com valores similares ao meu nível cognitivo», mas não sou de me ficar quando me insultam.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Miguel

      Obviamente, não pretendo estar aqui a armar-me em gajo moralmente superior nem nada carago. Só queria apaziguar, nada mais! E o direito que te assiste de te "sentires" é intocável e eu respeito-o profundamente.

      Por favor, interpreta as minhas palavras apenas e só como forma de "tranquilizar" as hostes por aqui...

      Até porque hoje trabalhei 12h e a ultima coisa que me disseram foi que o Porto queria dar 7M€ ao JJ para o próximo ano, e nem comi em condições...

      Abraço (e olha que os croissants, em Maio, ainda sabem melhor - if you know what I mean "wink", "wink")

      Eliminar