quarta-feira, 11 de março de 2015

Porto vs Basileia

Nota introdutória: Jogo de Braga sem direito a crónica dada a proximidade de jogos. Exibição de gala, enorme a superioridade em todos os momentos de jogo. Porto controlador, Braga a ver jogar e a dar lenha. Um desastre a lesão de Jackson por tudo o que simboliza neste momento. Fé em Aboubakar. Tello continua imparável! Palavras de Conceição? Apenas o reflexo de uma valente dor de cotovelo ou como diriam os ingleses, não passa dum butt-hurt. CONTINUAR A PRESSIONAR ATÉ ELES CAÍREM!

Porto vs Basileia
O nosso Porto está de volta. E digo "nosso" porque os ideais e princípios que o fizeram grande estão vivos como há muito não se via. Começa a ser difícil não sentir uma afinidade tremenda por esta equipa e por este treinador. Principalmente tendo em conta o percurso da mesma até hoje. Não vou repetir as (óbvias) questões relativas à revolução de plantel. Falemos do que foi o inicio do reinado de Lopetegui com alguns - demasiados - adeptos e comunicação social a malhar a torto e a direito por causa de "espanhóis", "rotatividade" ou Quaresma. Resistiu a isso tudo, resiste ao campeonato mais vergonhoso de que me lembro. Resiste a lesões de jogadores fundamentais como Óliver (2x), Casemiro, Jackson e hoje Danilo. Resiste a adversários a darem pancada do principio ao fim dos jogos com arbitragens complacentes (hoje foi só mais uma dessas noites). Ah, e com a qualidade exibicional sempre a subir. Têm qualquer coisa de especial. Plantel e treinador. Não custa continuar a sonhar...


Sem Jackson e com Óliver ainda limitado, Lopetegui apostou na continuidade e lançou Evandro e Aboubakar para o lugar de Jackson. Mas a qualidade e as ideias de jogo mantém-se. Jogue quem jogar. E isso é mérito de Julen. Basileia mais uma vez em modo Mortal Kombat liderados por um Walter Samuel que ainda se deve estar a questionar como jogou tantos minutos em ambas as mãos desta eliminatória. Não me lembro de uma equipa tão violenta com quem tenhamos jogado na Europa. Remetidos à defesa mas pressionando alto no meio-campo voltaram a não criar grande perigo ao Porto. Uma primeira-parte controladora do Porto com um grande golo de Brahimi (tanta classe Yacine) e um momento que podia marcar psicologicamente a equipa. A lesão de Danilo tendo em conta o estado em que ficou o nº2. Fiquei genuinamente preocupado e ansioso assim que vi a ambulância entrar. Parece que não será nada de muito grave mas foi um valente susto. 

Fomos tão melhores que o Basileia. Porque esta equipa continua a evoluir e a superar-se jogo após jogo. Foi incrível ver a qualidade nas trocas de bola, a fabulosa reacção à perda de bola, a pressão sufocante no adversário, a consistência desta "muralha" defensiva (mesmo com Alex Sandro no lado contrário e Martins Indi a defesa esquerdo), assim como a capacidade incrível para resistir às adversidades como a arbitragem horrível. E tivemos direito a enormes golos no Dragão hoje. TODOS eles foram grandes golos. Brahimi que tem andado à procura da melhor forma parece ter voltado às grandes exibições Hoje foi mais uma noite europeia memorável. Aguardemos pelo desfecho destes Oitavos de final para pensar em adversários. Em jeito de Totobola aposto em Chelsea, Bayern, Barcelona, Borussia, Mónaco e Leverkusen para passarem. Com a possibilidade dos "tubarões" se defrontarem entre si, podemos ter um cheirinho a 2004?


Positivo (+)

Casemiro - CA GANDA GOLO MOOOOÇO! E que exibição. Está com uma confiança brutal e parece ter lido todas as criticas feitas porque está melhor a todos os níveis. Faz menos faltas, está mais reactivo, está mais assertivo no passe curto e longo. Fez uma estupidez de recuperações de bola no meio-campo. Uma exibição de encher o olho. Está, como toda a equipa, a crescer a cada jogo que passa. Será talvez injusto nomear o Melhor Jogador em campo numa grande noite europeia de toda a equipa. Mas a haver um teria de ser Casemiro.

O estar vivo - Se recuarmos um ano, estávamos de rastos. Derrotados, a começar num treinador sem alma, num plantel que não era este mas que era para fazer muito mais do que foi feito, e estávamos em guerra uns com os outros. Cada passe falhado era razão para assobios, cada ataque adversário era razão para suores frio e ansiedade. 365 dias depois estamos nos quartos de final da Champions, estamos (ainda) na luta pelo campeonato, mas mais importante que tudo: o plantel "da revolução" é o mais jovem de sempre do Porto e está a praticar um futebol de grande equipa. Coesos, agressivos, com uma entreajuda fantástica e a celebrar os golos juntos. Nos últimos 13 jogos em casa, não sofremos golos em 11. E em 9 ganhámos por mais de dois golos. Ah, e o Dragão ontem voltou a estar bem vivo como já não se viva desde o Minuto K. É tão bom voltar a estar vivo!

Evandro - Equilíbrio. É a melhor forma de o definir. Causa alguma confusão pensar que andou "perdido" tanto tempo e que só chegou a um grande clube aos 28 anos. A forma como complementa o meio-campo seja a defender ou a atacar faz-nos questionar se não terá ganho o lugar ao mágico Óliver. Parece ligar Herrera e Casemiro com o resto da equipa ou dito de outra forma, parece ligar o jogo interior da equipa de uma forma mais coesa. Adorei vê-lo a receber a bola e a dar de primeira com aquele toque de bola fabuloso e logo a correr para desequilibrar o Basileia. A forma como protegeu a bola deixou os suíços raivosos a espumar da boca perante a sua classe. Grande exibição. 

Desorganizar para organizar - Este é um mais para Lopetegui. Quando após a lesão de Danilo desviou Alex Sandro para a direita e fez entrar Indi para a esquerda temi pela nossa organização defensiva. Se fosse FM teria posto o Indi na direita, numa de não mexer muito para não estragar. Mas como o mister é que sabe viu-se que a qualidade de jogo se manteve. Indi teve uns números espectaculares fora da sua posição (completou 96% dos passes e ganhou os 4 duelos em que esteve presente), Alex Sandro manteve a qualidade e podia tão simplesmente ficar chateado pela mudança de flanco. Mas todos os jogadores parecem focados, com uma entrega incrível, e sem queixumes ou lamurias. Lopetegui chamou-lhes "animais" pela forma como treinam e como jogam. Eu chamo-lhes "bestinhas cheias de talento". Grande noite para comprovar que plantel e equipa técnica estão no caminho certo.

Negativo (-)

Basileia - Juro que esperava muito mais da equipa Suiça. Bater é fácil, Paulo. Jogar à bola é mais difícil. Não percebo como é que é possível não ter havido mais expulsões nesta eliminatória. Ridícula exibição de um bando de caceteiros que ficaram frustrados por nem conseguirem cheirar a bola. A entrada do sabujo do Derlis Gonzalez no Brahimi podia ter tido consequências bem graves. Walter Samuel no Alex Sandro a mesma coisa. A cotovelada do outro boi raivoso no Indi é indescritível. E falo destas porque me ficaram na memória. Mau demais e pior a arbitragem permitiu tudo isto.


Não ganhámos nada mas as sensações são muito boas. Há 8 anos que não íamos aos quartos. Quero o próximo jogo para continuar a ver futebol deste. Venha o Arouca! E fé no Braga...

2 comentários: