sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Basileia vs Porto

No regresso às noites europeias o Porto empatou em Basileia a uma bola. Resultado que nos deixa em vantagem (golo fora) para a segunda mão no Dragão. Exibição de gala dos comandados de Lopetegui. Uma superioridade tão grande que até nos valeu elogios do adversário, tanto de Paulo Sousa como Frei.

A primeira-parte é facilmente resumida. O Basileia fez um/dois ataques e um remate à baliza e marcou contra a corrente do jogo. Um golo em que a culpa estará algures entre Alex Sandro e Fabiano, mas para mim a fatia maior de responsabilidade será de Fabiano e o seu "síndrome de equipa pequena". Um guarda-redes do Porto não pode ter medo de sair da pequena área ou de fazer "manchas" de risco. Lembram-se do Baía? Enfim. Um golo sofrido na primeira parte da primeira-mão dos Oitavos de final da Champions sem que nada o indicasse. Apesar da equipa acusar o golo durante alguns minutos e/ou andarmos um bocadinho perdidos (muito por causa das hesitações no capitulo do passe/recepção) a partida continuou de sentido único. Walter Samuel, jogador que sempre foi leal (sim, é sarcasmo) consegue cometer um penalty tão óbvio sobre o Jackson que o filho de uma cabra manca, obesa e bastarda do Mark Clattenburg deve ter achado que era dança contemporânea e mandou seguir. Perante vários contratempos seria fácil lamentar-nos da sorte e chorar no fim. Mas não é dessa fibra que Lopetegui é feito. E isso viu-se na equipa. Final da primeira parte chegava com o Porto a ser tãããão melhor que o Basileia. Brahimi muito apagado e com algumas asneiras no passe e Casemiro algo desastrado no capitulo do passe.

A segunda-parte começava e... GOLO!!! "Não estava a brincar pa! Sorry guys, we're pranksters! You should see your faces!" dizia a equipa de arbitragem. Depois de quase 1 minuto depois da bola ter entrado, de se ter feito a festa, da bola voltar ao meio-campo alguém se lembrou (diz-se que foi o quarto árbitro através da TV) de dizer que o golo era irregular. Até admito que sim, apesar de não achar que os jogadores em causa condicionassem a acção do guarda redes. Mas esperar TANTO tempo para tomar uma decisão destas? Na Liga dos Campeões? Enfim. O Basileia ao melhor estilo de José Mourinho, estacionava o autocarro ali em cima da grande área e nós continuávamos a controlar a partida. Sempre com personalidade, sempre com bola, sempre no chão. Sempre melhores. O inolvidável Walter Samuel dava uma mãozinha (literalmente) ao Porto e Danilo, de penalty, volta a equilibrar o marcador. Um golo fora numa eliminatória de Champions vale por 2. Até ao final foi mais do mesmo. Controlo total nosso, Basileia a ver jogar. Terminou empatado e nós trazemos boas perspectivas de continuação na prova. Mas estes suíços são ratos, e só precisaram de fazer um, um único rematezinho à baliza para marcar um golo. Incrível a sua agressividade. Fizeram o Vitória de Guimarães parecer um bando de meninos do coro.

(+) Positivo

Danilo - Jogaço do camisola nº 2. Ninguém discute agora o seu valor. Ninguém põe em causa a sua dedicação e raça pelo clube. Numa altura em que o adeus parece certo, toca a saborear estes últimos meses de um dos melhores laterais direitos que o nosso clube já teve.

Chegar a casa dos outros e mandar - Pode parecer falta de educação mas é um atestado de competência a Lopetegui. É por isso que tenho confiança no Basco e na sua visão para o clube. Há coisas a melhorar no nosso futebol? Há. Mas tendo em conta a revolução operada é notável a época que estamos a fazer e quase tão importante, a qualidade e personalidade que o nosso jogo tem. Não está ao alcance de muitos...

Jackson - Mais uma exibição monstruosa do colombiano. É um prazer ver Jackson a jogar. Tanta qualidade. Quando não aparecia ninguém no meio/entre linhas para receber os passes, lá vinha o colombiano dominando a "redondinha" enquanto levava lenha do Samuel e companhia. É o saco de porrada de todas as equipas adversárias. E consegue sempre manter aquele ar calmo e relaxado com o seu "queixo em fora de jogo". Quem diria depois de uma época em que parecia não ter a cabeça aqui. Grande capitão!

A conferência de Lopetegui - Incomodado com perguntas que só procuravam denegrir a exibição e em retirar mérito à equipa, reagiu. Disse o espanhol: "Dei quatro entrevistas antes de vir aqui e os únicos que não destacaram a boa exibição do FC Porto, que rematou quinze vezes à baliza, contra uma equipa que marcou num único remate que fez, foram os jornalistas que falam português". Quem não sente...
  

(-) Negativo 

O lance do golo sofrido - O Z cascou no Alex Sandro. Eu atribuo maior culpa a Fabiano. Um guarda redes de equipa grande não pode ter receio de sair da PEQUENA ÁREA caral#@!!!!

Brahimi - Muito mal hoje. Com alguns passes errados e perdas de bola que poderiam ter sido arrasadoras para o Porto. Acredito que ainda esteja à procura da melhor forma depois da CAN mas é bom que a encontre depressa porque a equipa precisa da magia dele.

Falhar golos na Champions - Lances como aquele do Jackson em que tenta picar por cima do guarda redes não podem ser falhado a este nível. Contra equipas que se limitam a defender, quando há hipótese de marcar temos de... marcar. No way around it.

Árbitros ingleses na Champions - Se bem se lembram o "queridinho" da UEFA, Howard Webb, teve algumas arbitragens vergonhosas contra nós (no Vicente Calderon e em casa com o Zenit). Mark Clattenburg é a herança deixada. Exibição quase ao nível de um Bruno Paixão. Critério ridículo de amarelos e faltas assinaladas. Complacente com a o Wrestling da equipa do Basileia. E não assinalar 2 (sim, foram os dois na primeira parte) penaltys na "nata" do futebol é um bocado demais...

A lesão de Óliver - Não é uma tragédia mas quase. Sem ele a equipa perde mesmo muito... O jogador mais parecido será talvez Evandro e depois Rúben Neves. Espero que Quintero continue no banco porque não tem a qualidade que o ex-Estoril. É a minha opinião e posso fundamentá-la se quiserem...



Entretanto, o "wishful thinking" continua...

7 comentários:

  1. Não posso concordar contigo em relação ao Jackson. Pese embora não possa nunca fazer-lhe críticas (caramba, ele dá tudo o que tem!), fico sempre muito triste quando há desmarcações e não vejo o 9 no lugar onde deveria estar o 9. Já temos muitos médios bons. Não temos é matador se ele não está lá.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,

    Se me permites "meter aqui o nariz", acho que isso resulta do tal "ainda verdinho" jogo interior que nem sempre conseguimos apresentar. Nota-se Imensa evolução, mas ainda falta ali algo. E o Jackson é fundamental nesse aspecto. Oferece ali uma linha sempre segura, de qualidade, dentro do bloco adversário. Obriga os adversários a cair em cima dele e quase sempre há alguém a beneficiar disso. Quanto a isso há duas coisas que devem acontecer:
    - os colegas têm de temporizar um pouquinho mais, para lhe dar tempo de chegar à área.
    - tem de aparecer mais alguém juntamente com ele na área para criar hesitações e desequilíbrio na defesa contrária.

    Percebo perfeitamente o que dizes, mas também acho que tal acontece devido ao nosso modelo de jogo (e às características fabulosas de Jackson) e não por "vontade" do colombiano.

    Por isso é que aquelas diagonais de Tello são tão importantes, porque assim Jackson fixa os centrais e Tello aproveita o espaço entre os laterais.

    Posto isto, tendo em conta que a questão é mais do modelo de jogo e menos do jogador em si, concordo com o + para o homem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "espaço entre laterais" - não era bem isto. Queria dizer "espaço entre lateral e central"

      Eliminar
  3. Relativamente ao Jackson, acho que a culpa não é dele. Quando ele desce para pegar a bola na zona intermédia, alguém do meio campo ou o Brahimi, deveria aparecer na zona mais avançada.

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto com o que dizem, mas para isso Jackson tem de se queixar a Lopetegui. E digo tambem, sem rodeios, que isto é deste sentido: se o Jackson lá vai, isso isenta o 8 ou o 10 de fazer o trabalho não é? Mas mais presença na área é fundamental. Mas insisto na minha "premonição": acho que o Aboubakar vai aparecer mais vezes na área que o Jackson.

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  5. Uma pessoa ausenta-se umas horas e dá numa tertúlia maravilhosa.

    O Z disse quase tudo. A questão do nosso jogo interior ainda não estar bem afinadinho e isso obrigar Jackson a sair da "sua zona". E eu sinceramente prefiro um avançado que baixe para tabelar com médios ou alas porque confunde marcações, abre espaços e não gosto de "torres para jogo directo".

    A outra questão é a incapacidade (para já) dos extremos fazerem as diagonais. Esta equipa inicial jogava quase sempre pelos corredores. A bola só vinha ao meio para rodar para o outro lado. MAS...já vimos Tello em Basileia com uma ou duas jogadas em que Jackson baixou, levando os centrais com ele e a bola depois entrou na ala apanhando a defesa contrária toda descompensada. Para mim todos devem marcar golos. Jackson apesar do tempo todo passado fora da área (lembram-se nos Barreiros?) tem os números que tem. É UMA MÁQUINA PA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há cá argumentações contra isso. O Jackson é dos mais batalhadores e profissionais do plantel. O que eu estou a dizer é que das duas, uma, ou ele se mantem na zona (atenção que já vi que o Aboubakar não é uma estaca tipo Jardel e Cardozo, marca muito de fora e também vem fazer apoios, mas não conduz jogo!), ou então tem de haver tudo o que é avançado e médio ofensivo sempre a marcar presença na área.

      Abraçom

      Eliminar