domingo, 16 de novembro de 2014

Curtas sobre as Selecções e ... Adrián Lopez

Começo com uma crítica: vamos em Novembro e já é a 3ª paragem para jogos de qualificação/jogos para ajudar as Federações de Futebol a encher os bolsos. Não faz sentido nenhum. Nenhum!
Neste sempre aborrecido interregno nas competições internas, valem-nos as sempre espirituosas tiradas do nosso querido Vale e Azevedo verde e branco (vénia ao Miguel Lima) e as histórias fascinantes dos Davids que teimam em "derrubar" os Golias deste Mundo, como aconteceu nas inesperadas vitórias das Ilhas Faroé e do Liechtenstein fora de portas, frente a Grécia e Moldávia respectivamente. 
Aliás, esta jornada da Qualificação para o Europeu 2016 trouxe-nos duas "chicotadas", de Ranieri (Grécia) e Advocaat (Sérvia). O que continuo sem compreender: como é possível Ranieri continuar a ter trabalho?
Quanto ao jogo da Equipa das Quinas, algumas ideias a reter:

Fernando Santos -  se fosse basco e se chamasse Lopetegui estaria tramado por esta altura. Então esse atrevido anda a experimentar diferentes esquemas tácticos dependendo do adversário que temos pela frente? Então esse malandro só ganha por 1-0 a duas selecções que estão 2 e 4 degraus abaixo de nós em termos de qualidade técnica e táctica? Então esse doido varrido mete Bosingwas, Quaresmas, Carvalhos e Tiagos a jogar, depois dos problemas disciplinares "gravíssimos" que estes trouxeram e sai impune?
Nota: Adoro Fernando Santos, atenção! Mas não deixa de ser curioso como as fasquias vão variando consoante as latitudes...

Bosingwa - com 50 anos, dois neurónios e perdido no competitivo campeonato turco, o "Zé" consegue ter mais qualidade que Cédric, A.Almeida e João Pereira todos juntos. 

Ricardo Carvalho -  O Melhor Defesa Central português desta e de muitas outras gerações. Tive a honra de o ver jogar de azul e branco. Serão precisas muitas "Academias" e "projectos 611" para que se possa voltar a produzir um Central assim. Não há discussão! 

Ronaldo - Admiro a capacidade de trabalho deste monstro. Os recordes que vai batendo semanalmente são de extraterrestre. Do jogo de ontem retiro: 3 livres em condições bastante favoráveis, todos contra a barreira. Bra-vo!

João Moutinho - Que saudades... Que saudades...

Quaresma - Já o tinha dito numa crónica anterior dum jogo nosso: Quaresma, neste momento, é extremamente valioso como "arma secreta", saindo do banco quando o jogo pede algo mais. Não se perde em "pegas" desnecessárias, não deixa que o peso do cansaço lhe tolde a capacidade de criar lances que só ele consegue criar e, caramba, que treinador não gosta de ter uma "arma" destas à sua disposição? Como diz o meu amigo Jorge Vassalo na sua casa"Olha e tu queres ver que, se calhar, mas só mesmo se calhar, até pode ter sido Lopetegui a ensinar o Quaresma a valorizar o papel de ser importante naquilo que ele pode realmente ser importante e contribuir decisivamente? Não! Se calhar isso já deve ser abusar um bocado!". Sublinho isto, palavra por palavra.

Postiga e Eder - Oh pá, mas o Bock não pode ser chamado?

Mkhitaryan - Que Jo-ga-dor! Direitinho das mãos de Lucescu e Klöpp. Será cerca de 60% da equipa da Arménia. 

Entretanto, por outras bandas, Brahimi continua a espalhar magia, o que me deixa com um certo aperto no coração. Desejo-lhe o melhor do Mundo, mas seria tãããão bom se a Argélia não se qualificasse para a CAN... 
Brahimi marcava na mesma em todos os jogos, mas perdiam sempre, que era para o nosso mês de Janeiro e parte de Fevereiro serem mais tranquilos. Cada vez mais me convenço que vai ser muito difícil termos o nosso genial jogador de azul e branco na época que aí vem. Já aconteceu antes com outros, bem sei, mas custa sempre tanto!

Entretanto, por cá, aprecio este hábito de realizar jogos treino sempre que temos paragem competitiva. Faz bem a quem fica. Desta feita o teste foi frente ao Arouca e Adrián foi mesmo figura de destaque, por 3 motivos:

- marcou,
- bisou,
- marcou um golo de penalty.

Sublinho também o facto de termos conseguido, mais uma vez, dar a volta a um resultado negativo. Não me alongarei muito sobre estes factos, até porque a informação sobre o jogo treino é escassa. Mas não resisto a partilhar, de novo, o fantástico artigo do amigo Jorge Vassalo, o qual subscrevo a 200%. 

Adrián, "rai'smafodam", ainda vai ter oportunidade de silenciar muito boa gente.

P.S.: As minhas sinceras desculpas pelos "problemas" de formatação. Depois de muito vernáculo e de duas ameaças de o atirar pela janela fora, decidi que a culpa é definitivamente minha e não do meu computador...

4 comentários:

  1. Caro Z,

    Ctrl+A, seleccionas tudo, pões tudo em normal, e está feito.

    Obrigado por mais uma referência aos meus artigos. Ainda bem que gostas. É um grande incentivo. Mas vou adorar ver o Adrián a ser o maior, "rai'smafodam"! (muita bom!)

    E quanto ao Brahimi, era só o que faltava se a nossa equipa fosse só um jogador.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica!
      Obviamente valemos pelo todo, mas é taaaaaao bom ver aquele gajo a jogar... E, convenhamos, faz alguma falta um jogador daquele calibre a qualquer plantel do Mundo (isto, durante a CAN).

      Eliminar
  2. @ Z

    Muito obrigado pela referencia ao meu estamine.
    entretanto o malandro do Jorge ja disse tudo que eu poderia comentar

    ps:
    problemas de formatacao:
    para alem da sugestao do malandro do costume selecciona-la na opcao html, abrir nova mensagem fazer ctrl + v fazer publicar eliminar a primeira e partir para outra.

    abr@cos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igualmente agradecido pela ajuda!
      Havendo "fontes" com a qualidade das vossas, não me cansarei de fazer estas referências (sem abusar, claro).

      Eliminar