quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Shakhtar Donetsk vs FC Porto

Segundo jornada da Liga dos Campeões com uma deslocação até Lviv na Ucrânia para defrontar o Shakhtar Donetsk. Incrível como o conflito no Leste Europeu continua a arrastar-se sem solução aparente. Com o escalonamento do 11 viu-se uma onda de indignação na Internet contra Lopetegui.

Contínuo a não compreender a aversão que tantos têm a Lopetegui. Expliquem-me, que criticas se pode fazer à rotatividade do Espanhol neste jogo? Guarda-Redes e Defesa do costume. Marcano, um jogador que o treinador já conhece e em quem confia, foi o escolhido para o lugar de 6. Casemiro está lesionado, Reyes não está inscrito e a forma de Rúben Neves tem estado em queda livre. Qual é a dúvida aqui? Jogou mal? Muito pelo contrário, foi bastante positivo ao nível de posicionamento e procurou sempre jogar simples. Alguns passes de longa distância mal medidos, mas não serão certamente a sua especialidade (e isso até permitiu que a equipa jogasse mais curto quando recuperava a bola). Óliver e Herrera completaram o meio-campo. Na frente Brahimi, Tello e a surpresa... Aboubakar. Estava instalada a confusão! Tanto barulho, tanta veneno lançado em forma de caracteres que, como se veio a perceber no fim, não tinha razão de ser. Se a estupidez dita na Internet por adeptos do Porto pagasse imposto, podíamos perfeitamente comprar o Óliver no final do ano e limpar o passivo. Jackson não estava a 100% e o Camaronês pode ser (finalmente) uma alternativa séria ao cafetero. So... I'll ask again. What's the fucking deal here?!



Foi um dos melhores (e mais difíceis) jogos que vi o Porto fazer esta época, e acabou por ser um pouco bittersweet o resultado. Por um lado os dois golos que oferecemos ao Shakhtar, que nos deixaram a perder por 2-0 até aos 89 minutos. Por outro, a qualidade do nosso jogo. Fomos tão superiores, tão melhores que o Shakhtar em todos os momentos de jogo... Ou pelo menos quase todos, porque aquela mescla de Ucranianos e Brasileiros, provavelmente em honra da Crimeia, usaram mãos, cotovelos e braços inteiros em tudo o que era jogada. Mas um empate fora com o Shakhtar é um resultado que se acaba por aceitar. 4 Pontos em duas jornadas e lideres do grupo. Que continue assim!



(+) Positivo 


Jackson - "Martinez. Jackson Martinez - License to kill" Absolutamente letal. Veio do banco, não fez cara feia e marcou dois golos. Se calhar é por atitudes como esta que o colombiano é capitão e outros que falam muito do amor ao clube, à cidade e à música flamenca em geral não o são. Enorme Cha Cha Cha!

Quintero - Das melhores entradas em campo que o vi fazer em muito tempo. Entrou expedito, com ganas e vontade de ajudar a ganhar. Apareceu inúmeras vezes entre linhas e a procurar colocar bolas nas costas da defesa. Assim dá gosto ver-te Juanito! 

Lopetegui - Demorou demasiado tempo a mexer, mas mexeu bem. Apercebendo-se que o Shakhtar não atacava, tira Marcano deixando os centrais em cima da linha de meio-campo. Herrera aqui brilhou, libertou-se e, se calhar por estar cansado, não correu tanto o que só o ajuda. O Espanhol sabe ler o jogo do banco e sabe quem tem no banco para mudar o jogo. Julen, não ligues aos aziados...

O Herrera bom - Estamos certamente perante um caso de bipolaridade futebolistica. O Mexicano deixa-me a berrar com a TV tantas vezes que se um dia deixar de publicar no blogue é porque fui vitima de homicídio qualificado por parte de um LCD. Ao intervalo em conversa com o Z, dizia-lhe que era mau de mais para ser verdade e que não compreendia a insistência de Lopetegui no Héctor. O Z lá me dizia que hoje nem está a ser muito mau, que tinha estado bem, mas eu, raivoso como um cão sem vacinas não lhe dava ouvidos. Mas como o treinador é o Julen e não eu, Héctor voltou para o segundo tempo. E é capaz de ter feito os melhores 45 minutos que lhe vi fazer de azul e branco. Principalmente quando parou de correr que nem um maluquinho como tanto gosta de fazer. E para mim o problema passa muito por aí. "Correr de mais". Ele mascara as grandes dificuldades que tem de posicionamento com muita correria. E hoje quando correu menos até controlava a bola com muito mais qualidade. Que tal por-lhe chumbo nas chuteiras?


(-) Negativo 

Os golos sofridos - Ridículos. A não repetir. Está apertado, mete-se para fora. Simples. 

Maicon - A entrada que lhe deu o amarelo foi idêntica à que lhe valeu a expulsão no jogo com o Boavista. Tem estado em grande forma esta época mas a falta de percepção de que era momento para aliviar a bola "à Maicon" naquele lance foi demasiado má para um jogador com os anos de experiência de competições europeias que ela já leva nas pernas. 

Os devotos fãs do Maldizer e os Pipoqueiros - Calem-se e deixem de implicar. Como diria o Roger Waters no final de uma das minhas músicas favoritas dos Pink Floyd: "Together we stand. Divided we fall"

2 comentários:

  1. Se o meu caro v.a.s.c.o acha que a maior parte do adeptos são pipoqueiros desengane-se.

    A bluegosfera é um mundo pequeno, e sinceramente, pessoas a criticar vejo desde o Robson. Ainda não vi UM treinador consensual. Nem Villas Boas. Fizemos um enorme jogo, um gáudio. E Adrián entrou, uma vez mais, muito bem também. Aboubakar só se pode queixar do Tello não cruzar. Com o Tello dos 93' a jogar o jogo todo (espero que no Domingo) o nosso Bouba tinha marcado aí uns 3.

    Não há nada melhor do que poder fazer descansar o artilheiro. E é isso que se vai fazer. Não há Jackson de bofes de fora em Janeiro. Vamos ter um plantel de 18 jogadores, 20, frescos e prontos graças à tão mal amada rotatividade.

    Os detractores ponham os olhos no benfas de ontem à noite, sem soluções e a depender dos 3 mosqueteiros (o D'Artagnan não jogou um falo minúsculo), e vejam para que serve rodar. O benfas em Janeiro não existe.

    "I'll ask again. What's the fucking deal here?!" Os casos são arquitectados para desestabilizar. Depois do Quaresma acabar de dar razão ao Lopetegui naquele jogo miserável contra o Zbordem, tem de se inventar feudos com o Jackson (LOL!) e o Fabiano (LOLOLOLOL!).

    O desespero é lixado. Nós damos uma excelente imagem na Europa (vide comentários estrangeiros ao jogo), os outros são gozados. Também, quem bate palmas a derrotas....

    Calma, vamos embalados e vamos bem. Temos soluções.

    Abraço azul.

    P.S.: Como disse Lopetegui na conferência de imprensa "os erros dos golos são corrigíveis facilmente". Verdade. Pontapé pró pinhal. Nada que saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros Jorge e v.a.s.c.o.

      Foi a minha opinião (vale o que vale), mas aos 85' de jogo pensava para comigo "fizemos a melhor (das melhores) exibição da época e vamos perder esta merda por dois pormenores ridículos". Graças aos santos (Lope por ter mexido bem, e jackson pelos golos) conseguimos recuperar alguma justiça. A parte final do jogo constitui aquilo que, para mim, define um treinador e uma equipa de classe; enquanto o Lobo da Sport tv pedia "bola lá para cima" continuamos (à semelhança de jogos anteriores em que precisávamos de atacar em força) a procurar jogar de modo mais agressivo mas sempre sendo fiéis ao estilo de jogo. A grande diferença deste jogo foi (para além de termos os 11) jogadores, o facto de ter entrado Quintero. Finalmente tivemos quem nos desse os tais apoios entre linhas e os adversários nunca mais souberam o que fazer... RevejAm os últimos 20 minutos e é impressionante a quantidade de vezes em que conseguimos destruir aquela teia defensiva com o isimples facto de termos quintero a receber no meio, rodar rápido e procurar espaço nas costas (ou o remate) logo que possível. Fiquei bem impressionado com essa parte e com essa leitura de Lope. Mas gostava de nos ver explorar aquele corredor central mais vezes. Se o fizermos, jackson vai ser ainda mais goleador e. Brahimi e Tello ainda mais decisivos!

      Nota negativa: zonas de pressão e coberturas. Já tinha achado isso contra o Sporting na 1a parte e na 3a voltei a ficar preocupado... Valeu-nos o excelente posicionamento de marcano mAs houve muita facilidade de entrar no nosso meio campo e encarar a nossa equipa de frente , com demasiDo espaço para pensar. Temos de pressionar mais a frente e em bloco (jogadores tem de estar mais próximos!). Depois nas coberturas, Indi está num nível muito acima dos restante companheiros... Mas os laterais arrepiam as vezes (principalmente Alex...). Estão muito bem no momento de construção mas as vezes abrem ali uns buracos.

      Já agora, alguém contou a quantidade de acções defensivas do Oliver? Dass, que gajo chato ;)

      Eliminar