segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Porto vs Sporting (Taça de Portugal)

Demasiado mau. Tudo. Foi daqueles jogos que me deixou com as mãos a tremer num misto de desespero e frustração. Foram demasiados sinais de que as coisas não estão bem. E a minha lua de mel com Lopetegui terminou. E terminou porque começam a existir muitos indicadores de teimosia. E se há coisa que não suporto num treinador é teimosia, porque só me vêm à cabeça Scolari e Paulo Bento. Compreendo todas as ideias de Lopetegui. Todas mesmo. Seja a ideia de jogo que passa por fixar o adversário a um dos lados e rapidamente mudar o flanco para surpreender o adversário, seja a rotação (constante) de jogadores de modo a deixar o balneário mais feliz, onde todos têm minutos de jogo, seja o ter um Plano B e tentar pô-lo em prática em jogos de carácter mais complicado... Percebo tudo. Mas também já percebi que nenhuma dessas ideias está a resultar. E o pior é que segundo a capa d'O Jogo hoje parece que os (maus) hábitos são para manter.


O jogo é facilmente resumido a um baile táctico por parte de Marco Silva. Não há que ter vergonha de o assumir. E novamente a um par de golos sofridos caricatos, e claro, a mais um penalty falhado. Por muita culpa que Lopetegui tenha em muito do que vai mal neste Porto, quando se sofrem golos como os que temos sofrido e se falham tantos penalties, não há treinador que resista. E esta derrota para mim doeu muito. Muito mesmo. Não pelo resultado em si mas pelos maus sinais deixados pela exibição. Disse ao Z ontem durante o jogo entre mensagens que passei o jogo a lembrar-me de Vitor Pereira. Bateu o saudosismo daquela consistência defensiva e daquela (maldita) frase dita por ele numa entrevista à RTPN há alguns meses:"Saí para dar a hipótese aos adeptos do Futebol Clube do Porto de apreciarem outro tipo de futebol". E juro que vejo nisto um "bruxedo" estilo Bella Guttman no Benfica. Se Vitor Pereira tem conhecimentos do oculto não sei, mas lembrei-me (e muito) da ultima equipa dele onde não havia metade das opções que há hoje, onde Defour (sim, esse) era o 12º jogador e chegou a actuar a extremo esquerdo no Estádio da Luz, e que perdeu Hulk já depois do fecho do mercado e recebeu em Janeiro... Liedson e Izmailov! Mas falemos do presente. Não é o fim do mundo, nem atiro a toalha ao chão mas são muitos sinais a rebentarem o balão de confiança que existia até agora. A ideia de regressão desde o inicio de época é outra coisa que parece existir. E isso, é muito mau sinal... 


(+) Positivo 

Nani - É metade da equipa do Sporting e muito possivelmente o melhor jogador da liga.

O passe de Quintero - E só isso.

(-) Negativo 

Lopetegui - Mister, clássicos são clássicos. São para ganhar sempre. E mexer tanto num jogo destes foi um tiro no pé. Com uma shotgun de canos serrados. Já escrevi aqui N vezes que esta é uma equipa que há um ano atrás jogava com Helton, Otamendi, Mangala, Fernando, Lucho e Varela no onze. Tudo homens experientes com muitos anos de casa (tirando talvez Mangala que "só" cá esteve 3 anos). Que ganharam muito e sabem o que é o clube. Portanto não há "por onde pegar". Olhamos para o Benfica e vemos que Artur, Maxi, Luisão, Jardel, Enzo, Gaitan, Salvio e Lima são a base onde novos jogadores entram. Olhamos para o Sporting e vemos que Rui Patricio, Cedric, Mauricio, Jefferson, William, Adrien, André Martins, Carrillo e Slimani são a base do ano anterior. Lopetegui não pode pegar por aí. Não tem por onde pegar e por isso precisa de ir à procura de estabilidade. E o seu maior inimigo neste momento é ele próprio quando usa e abusa da rotação de jogadores no onze inicial. Se fui critico de quem mandou vir com ele no jogo com o Shakhtar que não fez rotação ao mudar 2 jogadores como Marcano a 6 e Aboubakar no lugar do "tocado" Jackson, agora tenho de concordar com algumas das criticas por aí feitas. Como é que podem existir rotinas entre centrais e PRINCIPALMENTE no meio-campo quando os jogadores estão a entrar e a sair da equipa? E defrontar uma equipa como o Sporting que treme bastante na defesa com extremos que não são extremos e que procuram essencialmente o jogo interior? Foi mau demais. Maicon não pode ser titular quando faz cagada atrás de cagada. Já cá está há tantos anos e devia garantia experiência e calma a uma equipa recheada de miudagem. Herrera parece ser um rapaz simpático mas muito trapalhão e não tem qualquer noção de posicionamento. Casemiro consegue ser mais lento que um caracol com obesidade mórbida. E ter elementos com actuações repetidamente negativas, não pode trazer nada de bom para a equipa, Mister. Estas 3 posições mais a de extremo direito parecem ser outro grande problema nesta equipa.

O modelo de jogo e tudo o resto - É impossível querer ter a bola e ter um jogo assente na posse quando há uma ausência brutal de jogo interior. É impossível iniciar a construção nos centrais quando os médios não se movimentam e não criam linhas de passe, tornando qualquer pontapé de baliza curto num momento de nervosismo completamente desnecessário. É impossível querer defender bem quando não há controlo nenhum da profundidade a defender. Houve momentos em que a nossa linha defensiva fazia uma espécie de Zig-Zag que punha todos os defesas a olhar uns para os outros a tentar perceber quem descia ou quem subia de modo a fazer efectivamente... uma linha. A ausência de colectivo nesta equipa é confrangedora. Nomeadamente a pressionar. Há um remate de Oriol Romeu na segunda parte que nasce num momento absolutamente ridículo. Nani recebe a bola do lado esquerdo do ataque do Sporting e tem 3 (!) jogadores à sua volta numa espécie de pressão. O Português levanta a cabeça e dá a bola para o lado onde o espanhol livre de qualquer marcação recebe, levanta a cabeça e remata para boa defesa de Fernandez. E foram lances assim que me deixaram bem próximo de um enfarte. É impossível querer ganhar jogos, e já nem falo de competições profissionais quando se sofrem golos como os que nós sofremos nos últimos jogos. Dava para fazer um video com a musica do Benny Hill de fundo e ninguém acreditaria que aquilo é o nosso clube. Ah, e é impossível ganhar jogos quando não conseguimos marcar penaltis. É uma patologia ridícula e que tem remédio fácil. Ponham o Indi com aquele ar de bicho a marcar penaltis de "bico". Duvido que haja um guarda-redes que não trema.

O povo manso - Fala-se muito em "cultura de exigência" em toda Bluegosfera. Mas há uma coisa que me desgasta e me deixa receoso no futuro. É ver que o principal inimigo está sentado nas bancadas do Dragão. Gosto de pensar que não é a maioria. Mas faz-me muita confusão a facilidade com que nos conformamos. Mas é um fenómeno recente. Lembro-me de um jogo no Dragão em 2010 onde o "mais melhor bom mega ultra supersónico" Benfica que foi campeão nessa época entrava com hipótese de ser campeão em nossa casa. Lembro-me que Jesualdo Ferreira, então treinador, tinha sido expulso de forma ridícula no jogo anterior em Setúbal que o Porto tranquilamente ganhou por 5-2 e ficou na bancada. Lembro-me que Falcão também ficou de fora depois de ter visto um amarelo sem lógica que deixou o colombiano tão irritado que nem festejou o ultimo golo do jogo marcado por si. Portanto entrámos em campo no Dragão contra o Benfica, que tinha a oportunidade histórica de ser campeão na nossa casa, sem treinador no banco, sem o nosso avançado titular e sem o nosso guarda-redes e capitão Hélton que estava lesionado. Ah, e ficámos a jogar com 10 no inicio da segunda-parte. Alguém se lembra do resultado? Vencemos por 3-1. Mas o mais importante de tudo. Alguém se lembra do ambiente no Dragão? A força que carregou a equipa naquela vitória veio da revolta de uma época com fenómenos muito estranhos, mas acima de tudo de uma massa adepta que NUNCA abandonou a equipa e esteve lá a criar um ambiente terrível contra um rival. O que vimos este sábado contra o Sporting foi mau demais para ser verdade. Seja o silêncio perante os insultos dos adversários ao nosso Presidente, seja a animosidade criada à própria equipa após cada passe errado. Juro que não consigo entender esta lógica.


E agora? Limpar rapidamente a imagem com o Athletic Bilbau, já amanhã! 

3 comentários:

  1. Foda-se puta que pariu. Desculpa lá o vernáculo nortenho v.a.s.c.o. mas:

    Esse pa(i)neleiro desse Vitor Pereira foi o mesmo que nos humilhou vezes e vezes sem conta em competições europeias. Esse "grande senhor da táctica" herdou uma equipa montada pelos seus antecessores com nomes de campo como o meu (snif snif) Comandante Lucho e todos os que bem enumeraste. E que jogavam praticamente sozinhos!

    Gajo maduros, experientes, que sabiam desta merda como ninguém! Acho que o Vitinho deve ter ouvido tantas vezes um "pxiu cala-te que não percebes nada desta merda" que até deve ter voado.
    As mesmas substituições à mesma hora, on the dot. O mesmo sistema táctico. Uma massa adepta herdeira de uma liga Europa, capital europeu esse que sua excelência tratou de deitar fora.

    Sabes porque é que agora ele é visto como "muita bom"? Por causa da madeira vermelha campeã e do momento K. Sabes porque é que que o Fonseca a esta altura estava na frente e já tinha ganho a Supertaça?

    Porque ainda não tinha fodido completamente o sistema táctico anterior!

    Este entrou com gente descontente desde o momento 0. Qual estado de graça qual quê! É o "espanhol", o "Flopetegui", o " Lopatêgo".

    15 jogadores novos pá! 15! Sistema novo, montagem nova, gente nova!

    Fez merda da grossa - FEZ!
    Menosprezou uma Taça importante e um Clássico - SIM!
    Percebeu o significado da importância do jogo? - NOPE!

    E o Vitinho e a Liga Europa? E o Vitinho e a Champions?

    :Lenços brancos ao oitavo jogo?! WTF!!??

    Sistema táctico errado,experimentalismo exagerado, erros de posicionamento, sim. Já vai percebendo que nem tudo é fácil. Tinha de experimentar. Devia ter sido contra o Free A Munde ou assim e não contra o zbordem? Claro!

    Mas daí àqueles assobios, lenços brancos e um público e claques a permitir Olés na NOSSA CASA?! VERGONHA!

    Tenho VERGONHA da massa adepta do Porto. Gente mimada, inconsequente, que está tão habituada a vencer que exige que seja sempre. Ide assobiar o caralho! Assobiar os próprios? Gameboxes e Redpasses esperam-vos, caros amigos!

    Tenho 36 anos, já vi o Porto penar muito, recuperar de muita merda, mas não esteve muitas vezes em primeiro lugar na Champions! Ganhem juízo caralho!

    A Alma e a Mística começa em vocês!

    (desculpa caríssimo mas não aguento mais tanta merdelhice de tanta gente).

    Amanhã, rumo à vitória!

    Abraço,

    Jorge Vassalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por partes:

      Vitor Pereira - Eu estou à vontade no tema porque gostava bastante da forma de jogar do Porto naquela altura. O Z sabe-o e defendi a sua continuidade. E para mim as duas épocas dele à frente do clube são completamente distintas. Na primeira herda um balneário em alvoroço, onde toda a gente quer sair e onde toda a gente o via como o antigo nº2. Na segunda com mais calma e ainda perdendo o Hulk, faz uma campanha europeia notável, perdendo com o PSG fora com um grande frango do Helton e com o Malaga fora com Moutinho e James presos por arames e com Defour a ter uma diarreia mental (e o Toulalan e o Iturra não são expulsos por motivos divinos...). Lembras-te da "enormidade" de alternativas que tinha? Atsu não "podia" jogar, Castro era a alternativa no meio-campo, Kleber e Abdoulaye estavam no banco. Jackson já falhava penaltis na altura e ia-nos custando o campeonato. Enfim, acho que toda a gente esquece a qualidade de jogo na sua segunda época até às lesões de Moutinho e James algures entre Janeiro e Fevereiro.

      Lopetegui - Estou longe de ser quem mais manda vir com o treinador. Foi a primeira e única vez que critiquei o espanhol. E acho que tenho toda a legitimidade para o fazer porque me considero uma pessoa justa e que vê a realidade. Errou, eu critico. Já acertou, eu elogiei. Estou muito à vontade no tema.

      E calma Jorge. Não deixes que essa malta te deixe ansioso!

      Abraço,

      Vasco

      Eliminar
  2. Caro amigo,

    Como é óbvio não estou em discordância com nada que escreves, e o meu comentário é para os vergonhosos assobiadores profissionais.

    Também gostei de VP até agora, onde no Grande Área, é o mais ressabiado deles todos!

    Outra vergonha!

    E meu, quem não se sente não é filho de boa gente!

    Abraço!

    ResponderEliminar