sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Porto vs Boavista

Foi em dia de diluvio que o derby da cidade do Porto se voltou a realizar, sendo que a chuva acabou por ser responsável pelo atraso do inicio do jogo. Mas antes de começar a crónica do jogo é importante referir que passaram vários dias desde a realização do jogo. E nestes dias têm-se ouvido de tudo um pouco na Comunicação Social (que nunca surpreende) e na Bluegosfera. E é precisamente aqui que a estupidez e a falta de cultura de futebol tem mostrado de que massa são feitos alguns adeptos do Porto. Passo a listar algumas das barbaridades ditas nos últimos dias:  O Treinador é Espanhol, O treinador é mau por ser Espanhol, por usar muitos Espanhóis, pelo investimento feito tem que ganhar todos os jogos, a rotatividade, espanhol, Paulo Fonseca II, só põe os espanhóis, não põe o Quaresma, rotatividade, Espanha em geral, rotatividade novamente e para terminar é Espanhol. 

Vamos ver se nos entendemos. Esta equipa é nova. Toda nova. Há um ano atrás Fabiano, Maicon, Indi, Casemiro, Ruben, Herrera, Evandro, Brahimi, Tello, Quaresma ou Adrian nenhum deles era titular do Porto. No ano passado não havia uma ideia de futebol colectivo de Paulo Fonseca. Se querem criticar, critiquem a falta de jogo interior que a nossa equipa revela. Critiquem o facto de Herrera não ser o médio que a equipa precisa, critiquem a falta de minutos de Evandro ou a falta de qualidade dos nossos centrais na construção, onde o passe só "consegue" entrar no lateral e nunca entre linhas no meio-campo adversário. Isto são criticas que, concordando ou não, são legitimas e concretas. Atacar o treinador só porque sim... É um mau caminho. Só porque não põe este ou aquele, ou porque a equipa não goleia. A única critica que faço a Lopetegui directamente é só uma: Mister, deixe de ser tão correcto e cavalheiro com a imprensa e a arbitragem. Arbitragens como a de Guimarães não são coincidência. E com o Boavista a mesma coisa. Faltas defensivas transformadas em faltas do Jackson demonstram intenção clara de alterar a verdade.




Tempo de falar do jogo. Mas ainda antes do jogo houve a chuva. Muita chuva. Estariam realmente reunidas as condições para um jogo de futebol? Sendo as equipas da mesma cidade, não teria sido mais razoável adiar o jogo 24 horas? Há uma jogada de golo na primeira-parte, em que Tello coloca a bola em Brahimi e o argelino só não marca porque o cruzamento é interceptado pela... chuva. E o que há a falar do jogo jogado? Bem, foi um jogo de sentido único, com percentagens ridículas de posse de bola. Foi um "bater em mortos". E mesmo a expulsão de Maicon (exagerada na minha opinião tendo em conta entradas iguais de jogadores do Boavista) não mudou a vontade que o Boavista (não) tinha em jogar qualquer coisa que se aproxime a futebol. 11 gajos mandados para campo para defender. Comandados por um pitbull sem pedigree algum, que destila ódio ao Porto e cada jogador axadrezado que caía no relvado era ver "o senhor sem lábio de cima" a saltar como uma mola insurgindo-se como se de uma agressão se tratasse. Enfim, 4 pontos perdidos em duas jornadas. 2 jogos onde não fomos completamente competentes mas onde existiram factores externos a limitar a nossa capacidade. Tempo de chamar o Professor Karamba?!


(+) Positivo 

Danilo - Tem sido um dos mais motivados neste inicio de época. Correu como um desalmado por aquele flanco direito, tentando dar apoios a Tello e Quaresma, e procurando desequilibrar a defensiva boavisteira sempre que podíamos ganhar o flanco. Menção honrosa para Angel (só com muito má fé se pode dizer que o espanhol não tem qualidade).

Marcano - Foi a melhor noticia do jogo. Concentrado e muito competente do ponto de vista defensivo, o Espanhol parece preparado para ser titular em Alvalade. Imaginem agora que o rapaz não tinha jogado e que teria de ser lançado às feras em Alvalade?

(-) Negativo 

Este "Porto Manso" - Jogo de Guimarães e o nosso mister como pessoa educada que é, fala que errar é humano. Ele é treinador e se abre a boca é logo castigado. Mas não há ninguém na estrutura a "fazer barulho"? A expulsão de Maicon é um palhaçada. É um exagero de Maicon? Sim. Não devia entrar assim por causa da chuva e porque o lance não seria de grande perigo? Sim. Mas não nos iludamos. Houve pelo menos 3 faltas iguais ou piores por parte do Boavista e em algumas delas nem falta foi assinalada. Uns fazem "movimentos Basta" ou Comunicados, outros ameaçam com exposições à UEFA e ao TAS. Não digo que sejamos tão ridículos e repetamos comportamentos destes. MAS FAÇAM BARULHO PÁ! Mostrem no Porto Canal (se é que serve para alguma coisa...) os erros de arbitragem e algum elemento oficial do clube que exponha as situações e que não tenha medo de ser a imagem do clube. A única pessoa que vejo a defender o clube é o Bernardino Barros no Porto Canal. A chamar os bóis (literalmente) pelos nomes, desde jornalistas, árbitros a elementos federativos. Ponham os olhos nele e mexam-se...

Não aproveitar corredor central - Percebia-se claramente que a ideia do Boavista era ocupar espaço e defender a todo o custo. Mal. Muito mal. Quilómetros de espaço entre linhas que, uma e outra vez, não foi aproveitado por não haver uma linha de passe naquela zona. Troca de bola dum lado, desequilíbrio criado e passe longo (quase sempre bem feito, por sinal) para o flanco contrário, dando tempo à defensiva contrária de reorganizar, de forma mais ou menos atabalhoada. Neste tipo de jogos faz falta ter ali elemento que obrigue a confundir marcações (Jackson tenta, e tenta, e tenta...). Parece-me que Oliver é quem melhor lê estas situações, assim como Brahimi! Mas fica a ideia de estarmos formatados para jogar sempre em largura e isso pode nem sempre resultar.

Assassinato do Futebol - Perdemos pontos, é certo, contra uma equipa que não tem argumentos para muito mais. Ou será que tem? Rui Vitória também tem jogadores de III Divisão e consegue pô-los a jogar um mínimo de futebol. Para quem gosta de futebol, o Boavista de Petit é um assassinato ao jogo. Ter mais 1 jogador e não conseguir fazer 3 passes seguidos? Entrar em campo para assassinar o futebol? Deus queira (e nem sou religioso...) que esta anedota de futebol seja recambiada para onde merece (Obviamente, Petit foi catalogado pela "neutra" Imprensa como um génio da táctica. Imaginem que tinha feito igual noutro Estádio, para outras latitudes... Até acho que iam acusá-lo de anti-jogo, vejam bem...).



E amanhã há ida a Alvalade. Com o nosso anãozinho Óliver de volta, peço-vos encarecidamente: Tragam os 3 pontos e arrasem o Sporting do Bruno de Carvalho. Provem a toda a gente que estão lá para ganhar e ser uma ameaça séria. Que ponham o Rui Patricio a ir mais vezes ao fundo das redes que o Bruno de Carvalho a fazer comunicados. Vamos malta! Matai este "borrego"!


Sem comentários:

Enviar um comentário