quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Porto vs BATE Borisov e Tweetolandia

Noite de gala no Dragão hoje. No onze que Lopetegui escolheu o Porto surgia (em teoria) em campo com Brahimi no meio-campo e com Adrian e Quaresma a fazerem companhia ao capitão Jackson Martinez. Mas como depois se viu, há um plano B. Um 4x4x2 clássico (quando não tínhamos bola) que se desmontava em 4x2x3x1 (quando atacávamos) onde o espanhol contratado ao Atlético de Madrid era a peça mais importante, caindo nas costas de Jackson criando assim uma nova linha com Quaresma na direita e Brahimi na esquerda, e trocando por vezes com um destes. O Porto entrava com ganas e muito pressionante e Brahimi (que noite rapaz!) fez aos 5 minutos o 1-0. Daí para a frente foi um festival ofensivo dos homens de Lopetegui. Foi uma vitória fácil conseguida de forma brilhante por este fabuloso conjunto de jogadores que carregam o brasão abençoado ao peito mas como disse o nosso treinador "São três pontos normais". Uma noite histórica de Champions que nos enche de orgulho e confiança para o que aí vem. 


( + ) Positivo

Brahimi - Noite de estreia na Champions com um Hat-Trick. Como diria o senhor que assalta casinos nos filmes e vende cafés na TV: "What else?". Que mais podia o argelino pedir nesta noite? Depois das boas indicações da pré-época, é cada vez mais a figura deste Porto 2014/15. Tem muito talento nos pés, e promete continuar a pôr defesas adversárias em alvoroço. O primeiro golo tem uma finalização como deve ser (para cima malta, sempre chutar para cima!), o segundo com uma arrancada impressionante que deixou Tarik Sektioui orgulhoso e o terceiro num livre superiormente executado. Depois de uma noite destas é difícil não acreditar que Deus existe, que é argelino e usa o 8 nas costas.

Herrera - Um dos mais criticados aqui no blogue por mim e pelo Z, mas hoje o mexicano fez-nos "embalar a trouxa e zarpar". Um jogaço do mexicano. Emparelhado com Casemiro, foi um dos mais activos no meio-campo portista muito pressionante e preocupado em recuperar a bola rapidamente após a perda. Nunca vai ser um médio de toque curto a que estamos habituados (Lucho, Belluschi, Moutinho...) mas é na "reactividade" que o mexicano ganha pontos. Importante também nos equilíbrios num meio campo que por vezes teve apenas dois elementos. Mais exibições destas, sim Hector?

Discurso de Lopetegui - Confesso que tenho um "fraquinho" pelo mister. E é dificil não gostar quando estamos a ganhar 4-0 e o basco festeja o 5º golo da noite que nem um maluquinho com os punhos cerrados e a berrar com tudo e todos no banco. Ai Julen e, terminado o jogo, vais para a conferência de imprensa onde uma sala cheia de hienas te tenta estender a toalha e tu com o ar mais unimpressed do Mundo dizes: "São três pontos normais e seria ingénuo pensar algo mais. Realizámos um bom trabalho, mas é preciso dar continuidade. No futebol começa sempre 0-0 e tudo depende do que fazes. Não há mistério. Tudo o que acontece depende do que fazes. Para o bem ou para o mal” Spot on, coach. Spot on. 

Adrián Lopez - O patinho feio deste plantel fez uma exibição muito positiva hoje. Foi uma espécie de joker no ataque azul e branco. Não será jogador para levantar estádios mas deu hoje indicações de que poderá ser um jogador para ganhar jogos. Inteligente sem bola e a movimentação dele no segundo golo acaba por abrir o espaço para Brahimi finalizar. Marcou o 5º golo com muita classe e promete crescer a partir daqui. 

( - ) Negativo

Pequenas notas - Numa noite que roçou a perfeição, seria aquilo que os americanos apelidam de "dick move" estar a destacar alguém negativamente. Podia falar de Quaresma e dos seus 17 cruzamentos onde apenas 4 chegaram ao receptor, podia falar da incapacidade que Alex Sandro aparenta ter em realizar um bom cruzamento, podia voltar a falar de Alex Sandro e daquele bigode que ontem trouxe para o jogo (Seriously dude, o Carnaval é em Fevereiro), podia falar de Fabiano que por vezes treme mesmo quando não há razão para tal... Mas não. Esqueçamos isso tudo porque hoje portaram-se todos bem. 


Tweetolandia



PS - Há hora que vos escrevo o relógio aponta as 3h51 e as capas dos jornais desportivos já saíram. O Jogo faz capa com a nossa exibição e A Bola divide a capa entre o nosso jogo e o do Sporting. Até aqui tudo bem. Nojenta, abjecta, reprovável é a capa do Record de hoje (imagem aqui). Eu sei que aquilo que os "brilhantes" profissionais que deambulam pelo Grupo Cofina fazem no dia-a-dia se assemelha ao produto final da ingestão de uma caixa de laxantes seguida duma ida a um restaurante Indiano clandestino. Mas não conseguem mesmo ter um pinguinho que seja de vergonha? É que eu não me lembro de uma equipa Portuguesa a ganhar por goleada na Champions League nos últimos anos. Shame on you fools!

4 comentários:

  1. É lindo ver o melão!

    Quaresma de bolinha baixa é muito bom e é excelente ver o meu vaticínio em relação ao Adrián a começar a demonstrar-se!

    Viva o Porto! Viva Julen Lopetegui, esse Ás da táctica.

    ResponderEliminar
  2. Tweetolândia - mais fotos DENTRO do balneário sagrado? Não gosto...

    ResponderEliminar
  3. Quaresma de bolinha baixa?
    O que eu vi foi um Quaresma sempre sorridente, disponível e mais jogador de equipa.
    Aliás após o 3º golo do Brahimi o Quaresma agarrou-se logo a ele, abraçou e riu, com felicidade na cara pelo feito do colega.
    Há é muita azia em relação ao Quaresma. Como este ano não conseguem pegar em nada, pegam pelo Quaresma.
    E mais, quando o Jackson saiu e ia passar a braçadeira ao Quaresma, este disse que era o Maicon. Sem casos, sem stress.

    Mr. Blue

    ResponderEliminar
  4. Penso que a grande diferença no Quaresma é a atitude em campo, muito mais colectiva. Já sabemos que ele tem um feitio vincado. Mas isso nunca pode sobrepor-se ao colectivo. Sendo assim, é bom vê-lo a trabalhar da mesma forma que os outros ou a exultar com os sucessos da equipa. É isso que se pede a um profissional! Espero que isso se mantenha, embora tenha sérias dúvidas pela volatilidade que o rapaz apresenta. E nesses casos o treinador é SEMPRE quem tem o comando e o deve agir concordantemente. Seja com Quaresma ou com outro qualquer!

    Ora parece-me inegável que Quaresma teve de fazer marcha atrás e que isso resultou mesmo.

    ResponderEliminar