segunda-feira, 12 de maio de 2014

Finalmente, f*da-se!!

O sentimento reinante nas hostes portistas, no final do jogo, foi de um profundo e sincero alivio. Na saída do estádio, posso jurar que ouvi a frase do título deste post algumas dezenas de vezes. Foi o fim de uma época má demais para ser verdade, principalmente para os adeptos, que foram incansáveis no apoio e fidelidade ao F.C.Porto, independentemente da péssima qualidade de jogo evidenciada, e dos péssimos resultados obtidos durante toda a temporada. 
Quanto ao jogo, do qual já foi feita a crónica, registou-se nova vitória em casa com o nosso maior rival (em jogos para o campeonato), que como é óbvio seria o mínimo que se exigia neste tristonho final de época. Claro que o jogo fica marcado pelas poupanças feitas por Jesus (logicamente), mas uma vitória sobre o Benfica é sempre saborosa, seja em que modalidade for, sejam quais forem as posições ocupadas pelas equipas no campeonato.

Não tenho nada a acrescentar à excelente análise que já aqui foi feita pelo v.a.s.c.o.. Sublinho as exibições de Ricardo (a extremo) e de Mikel (gostei imenso), e não posso deixar de questionar: foi preciso chegar ao último jogo para percebermos que Ricardo, com a sua velocidade, atitude, posicionamento defensivo (sim, Quaresma, os extremos também defendem) e movimentação sem bola poderia e deveria ter sido utilizado inúmeras outras vezes, sem ser para tapar buracos nas laterais? 
Deixo uma menção honrosa a Luís Castro, que aceitou uma tarefa extremamente complicada, e teve o condão de nos fazer acreditar que, pelo menos, seria possível almejar a conquista de uma das Taças. Foi digno, sempre no seu estilo sereno e coerente, e não esqueço que, após a (injusta) derrota nos penalties frente aos encarnados, fez aquilo que ainda não vi ninguém ligado à estrutura do F.C.Porto fazer - assumiu a culpa pelos sucessivos falhanços da época - e aí conquistou de vez o respeito de todos os adeptos. Sublinho o grande trabalho que desenvolveu na equipa B. Tive poucas oportunidades de ver jogos dos nossos "miúdos" mas, quando pude ver, dei o meu tempo por bem empregue. Há ali qualidade, há potencial, falta haver quem saiba trabalhar os nossos jovens jogadores e fazer uma correcta integração na equipa A. De uma vez por todas temos de perceber que no futuro, teremos forçosamente de aproveitar muito melhor a "matéria-prima" que sai das nossas camadas jovens, visto que as novas regras da FIFA relativamente a fair-play financeiro e fundos de jogadores (ainda não há qualquer medida tomada, mas adivinha-se que surja algo em breve) nos vão obrigar a formar melhores jogadores jovens e retirar os dividendos desportivos e financeiros disso. 

Sobre os jogadores, falar-se-à por aqui, mais à frente, quando fizermos a análise da temporada, seguramente de forma individual, mas acredito que a fotografia tirada no sábado - que coloquei aqui ao lado -, após a vitória sobre o Benfica, diz muito sobre a personalidade colectiva da equipa: um grupo de meninos que ainda não sabem bem o que lhes aconteceu, e que continuam a pensar que "Ser Porto" é tirar estas fotografias todas engraçadas e espalhá-las pelas redes sociais, em vez de comerem a puta da relva em todos os jogos, de dentes cerrados e com navalhas escondidas nos bolsos; é pôr a cabeça onde muito boa gente não coloca qualquer outra parte do corpo; é lutar até não haver pinga de suor para excretar; é perder um jogo e bater com a cabeça numa parede vezes suficientes para deixar de saber o nome próprio e os nomes dos pais, mulher e filhos; é jogar com um corte profundo na cabeça, marcar um golo de cabeça e levar estaladas de todos os colegas de equipa nessa mesma zona e, no final, espalhar o sangue pela cara e olhar com ar de heroinómano na direcção dos adversários. Se calhar exagerei. Mas, vocês percebem. Se fizessem isto tudo e, ainda assim perdessem, nós aplaudíamos de pé. Como não fazem, cobrem-se de ridículo. Como sempre disse o meu avô "os homens passam, o clube fica". Quando perceberem isto, vão ter sucesso.

P.S.: O Quaresma, para quem chegou com uns quilos a mais, não está nada mal!
P.S.2: Não se percebe, mas na altura da foto ali está o Abdoulaye a dizer "Bola!".
P.S.3: Confirma-se, sempre que não vejo jogos de Basket, ganhamos. Ainda bem que não estava a ver em directo... o meu coração agradece! Parabéns aos míudos e ao SENHOR Moncho Lopez!

Sem comentários:

Enviar um comentário