terça-feira, 22 de abril de 2014

Tsubasas do Dragão


Uma das séries que marcou a minha ainda não longínqua infância, e decerto marcou muitos dos leitores deste nosso espaço, foi o mago da bola “Captain Tsubasa”.

Quem não se recorda dos temíveis “pontapés voadores” de Oliver Tsubasa, que faziam a bola ganhar efeitos impossíveis e quase sempre indefensáveis, ou os gémeos Tachibana, que misturavam de futebol, artes marciais e ginástica acrobática.


E o campo? Ah, aquele campo de superfície extremamente curva (não dava para ver de baliza a baliza), que parecia ter quilómetros de comprimento, tantas vezes palco de impossibilidades físicas, que só as nossas cabecinhas ingénuas de criança permitiam transformar em episódios épicos e em algo que se assemelhasse a futebol…

Confesso que o que mais me marcava era o momento de um lance decisivo. Tsubasa tem a bola à sua mercê para marcar um golo que dá a vitória no Mundial e… a imagem para (Tsubasa tem neste momento o calcanhar colado à nuca para desferir o golpe certeiro. Tsubasa pensa em tudo o que fez até chegar aquele momento). Pensa nos amigos, nos adversários, na infância. Pensa nos pais, nos amores e desamores, pensa nos falhanços e nos sucessos (isto durante 20 minutos, portanto mais de meio episódio). E só depois chuta (mais meio episódio…) e o resultado final desse remate só se saberá no episódio seguinte.

Ora, vendo os Tsubasas de azul e branco a jogar na passada 2ª feira, ao vivo e a cores no Estádio do Dragão (que bem podia ser o nome de um estádio da série), e após mais um dos 1650 passes falhados só durante a 1ª parte do jogo, pus-me a pensar: o que passará pela cabeça dos nossos jogadores nesses momentos “decisivos”?
           
O resultado desse momento de introspecção está aqui em baixo sob a forma de hipotéticas situações de jogo e reacções dos intervenientes (qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência):

Bola nos pés de Fabiano
Fabiano“Conseguirei meter a bola para lá da linha final do outro lado, mesmo tendo aqui dois gajos sozinhos por perto?”
Quaresma, parado junto a 3 adversários:“Tou sozinho!”
Carlos Eduardo“Vou esconder atrás do banco… Aproveito e fico lá até ao fim do jogo, que ninguém dá por mim… Ah Ah, ganho sempre no jogo das escondidinhas!”

Mangala e Maicon tentam sair a jogar
Mangala“Como nos treinos, recebo de esquerda, passo de esquerda. Não, não… Recebo com o pé diiiireito, passo… Oh PEGA LÁ JACKSON!”
Maicon“Recebo de direita, tento fint… merda!” – golo dos adversários e inúmeros ataques cardíacos nos adeptos.
Quaresma entre 4 defesas"Joga! Tou sozinho"

Steven Defour recebe a bola
Defour“Como nos treinos, olhar para o chão, passar para o mesmo que me passou”

A bola é-lhe de novo endossada
Defour“Agora vou jogaaaar… para trás”

Bola de novo para Defour
Defour“Desta vez vario, ah não, que maluco… Para trás!”

Adversária avança pela direita, avançado desmarca-se na área
Abdoulaye“Bola?”
Quaresma na grande-área adversária“Tou sozinho!”
Fernando“Polvo o c*r*lho, lá vai o bombeiro apagar a cagada do Alex Sandro. Ninguém lhe explica que ele é sempre, SEMPRE, comido nas costas…”


Danilo, após receber passe de um colega, ao ver que tem uma auto-estrada pela frente
        Danilo"Estão todos à espera que eu vá por aqui, ganhe vantagens sucessivas e crie portunidades de golo? HAHA! Não! Vou procurar apoios no meio, pela 10000003ª vez... Assobios? Vou amuar..."

Bola em Varela, claramente sozinho e em boa posição para cruzar
Varela“Tenho de esperar pelo momento certo. Espera, Espera, Espera…. Espeeeeeera…”  - bola contra a perna do defesa – “F*da-se!” – Varela escorrega de seguida.

Abdoulaye“Bola?”

Quaresma frente a um adversário
Quaresma“Só um? Pfff… assim passo a bola”

Mangala em disputa de bola aérea
Mangala“Curioso, sempre que me elevo desta forma, parece que me batem mosquitos nas caneleiras… E ainda levo cartão amarelo?”
Avançado que acaba de ser atropelado por Mangala: “Aaaaaaaiiii mãe”
Helton“Eia, esta aqui não tem defesa, vou virar-me para a bancada e fazer o símbolo cool com as duas mãos, para ver se o ambiente fica mais legau...”

Licá com um adversário pela frente
         Licá“Luis Carlos, tu consegues! Tu consegues! Tu consegues! Tu consegues! M*rda…” – o adversário em questão joga nos infantis do Pedras Rubras.

Jackson, depois de 30 cruzamentos que não passam a 5 metros dele
Jackson“O Falcao lesionou-se. Vou ao Mundial. O Falcao lesionou-se. Vou ao Mundial. O Falcao lesionou-se. Vou ao Mundial. O Falcao lesionou-se.”

Quaresma com 5 adversários pela frente
Quaresma: “Assim sim, vamos lá tentar fintar o prim… Já perdi a bola… Vou atirar-me para trás, com a língua a pressionar a parte de dentro dos lábios. Levar a mão à boca e ver se tenho sangue… Falta? Não… Deve ser por ser cigano…”

Licá tenta de novo fintar o Zé Nando, lateral promissor dos infantis do Pedras Rubras
Licá: “Ora, primeiro passo a perna direita por cima da bola, depois passo a esque… A bola? A bola?Onde está a bola?” - golo do adversário depois da perda de bola. “F*da-se… Raio do puto que é bom…”
Abdoulaye “Bola?”

Herrera vê um colega a desmarcar-se
Herrera“Vou tentar um passe em profundidade… Fácil!”
Colegas de equipa, gritam: “Ele vai tentar um passe em profundidade! FUJAAAM”
Adeptos na bancada em frente a Herrera esvaziam bancada
Herrera abre buraco na Superior Norte.

Bola é passada a Abdoulaye
Colegas de equipa“NÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!"
Adeptos: “PORQUÊÊÊÊ?”
Fabiano“Pai Nosso que Estais no Céu…”
Abdoulaye”Uh… Uh… BOLA?"

Golo do adversário…

Ser adepto do Porto nesta época de 2013/2014 tem sido um bocadinho complicado…

Mas no Domingo, LÁ ESTAREI!

2 comentários: